RN 518 da ANS enfatiza o compliance nas operadoras de saúde

SCROLL DOWN

Desde abril de 2022, entrou em vigor a nova Resolução Normativa 518 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em substituição da RN nº 443 de 2019. Destaca-se no novo documento a ênfase em controles internos e gestão de riscos, para evitar que as operadoras de saúde sofram com insolvências.

O documento destaca e esclarece três principais pontos que devem ser priorizados pelas operadoras. São eles:

Governança

Será necessário desenvolver estruturas de governança que considerem: a transparência, ou seja, a divulgação clara das informações de interesse público; a equidade no tratamento de todas as partes interessadas (proprietários, beneficiários e outros), considerando seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas; a prestação de contas dos administradores e outras pessoas relacionadas nos diversos níveis da operadora sobre suas decisões, atos e omissões, com clareza e rapidez; e a responsabilidade corporativa, ou seja, a garantia de que atuem cumprindo seu papel na sociedade, sem deixar de assegurar sua viabilidade financeira no curto, médio e longo prazo.

Controles internos

É dever das operadoras implementar sistemas de controles internos com o objetivo de garantir a idoneidade das informações, dados e relatórios produzidos, fazer a utilização eficaz de recursos, além de atender às legislações e normas internas aplicáveis. A descrição dos controles internos deve ficar acessível a todos os colaboradores para que eles possam garantir seu cumprimento.

Essas ações precisam passar por avaliação anual para verificar sua efetividade. Os resultados da análise devem ser acompanhados de sugestões dos responsáveis pelas áreas avaliadas sobre medidas corretivas para sanar e mitigar eventuais riscos.

Gestão de riscos

A Resolução Normativa 518 da ANS também orienta sobre a gestão de riscos que, por sua vez, tem como objetivo mapear e alinhar entre os administradores quais são os riscos inerentes aos negócios, principalmente aqueles relacionados à subscrição de crédito, de mercado, jurídicos e operacionais.

Os processos de governança, gestão de riscos e controles internos das operadoras precisam ser analisados anualmente por um auditor independente e o resultado da avaliação (Relatório de Procedimentos Previamente Acordados – PPA) também deve ser encaminhado à ANS uma vez ao ano. As operadoras de saúde têm até dezembro de 2022 para aderir à RN 518. 
Conheça as soluções de Risk & Compliance da Neoway e saiba como podemos ajudar sua operadora de saúde a desenvolver processos robustos e eficazes.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura