Composable Business: o futuro é modular e adaptativo

SCROLL DOWN

Composable Business é um conceito que defende a necessidade das empresas modularem suas soluções e se adaptarem às demandas do mercado, fazendo com que o negócio seja mais resiliente e dinâmico. Na prática, funciona como um conjunto de aplicativos combináveis que mudam de forma veloz e constante.

Uma das maneiras mais fáceis para entender o conceito é imaginar a estrutura Composable como um Lego, onde cada um dos blocos representa um sistema de solução, que pode ser substituído e criado de diversas formas, direcionamentos e tamanhos — mas com uma visão escalável. 

O Composable Business defende a ideia de uma organização feita de blocos de construção intercambiáveis. A configuração modular permite que o negócio se reorganize e reoriente suas ações conforme as demandas internas e externas da empresa.

O Composable Business funciona conforme 4 princípios:

  • Mais agilidade por meio da modularidade
  • Resiliência por meio da autonomia
  • Mais velocidade por meio das descobertas
  • Melhor liderança por meio da orquestração

De acordo com a Gartner, o foco em crescimento empresarial trouxe uma atenção à hiperautomação e aos negócios composable. Até 2024, gastos difusos com automação devem aumentar o Custo Total de Propriedade (TCO) em 40%. Assim, as empresas que possuem gestão adaptável, vão se sobressair no mercado.

Ao se preparar para as mudanças e demandas repentinas, o negócio ganha força competitiva e flexibilidade. Além disso, passa a ter mais liberdade para modular soluções e, consequentemente, melhora a experiência do cliente e reforça a multidisciplinaridade das soluções. 

Agilidade e Flexibilidade: como impactam os negócios?

Muitas empresas ainda se esforçam para serem mais ágeis e flexíveis e existem vários fatores que influenciam neste cenário. Com tantas transformações acontecendo, é fundamental que os negócios consigam se adaptar às demandas do mercado e dos clientes, de uma forma rápida e eficiente.

O conceito Composable Business, amplamente divulgado pela Gartner, surge exatamente para reforçar essa afirmação. A explosão da pandemia provocada pelo covid-19 e as crises de mercado, por exemplo, demonstravam um caminho necessário: a revisão da arquitetura operacional e uma atenção indispensável à multicanalidade. 

Inovar pode ser um desafio quando não se tem os parceiros certos. Sem dúvidas, a inovação é fio condutor para evitar a estagnação dos negócios e a tecnologia é uma das principais aliadas neste cenário. Os dados, além de trazerem novas oportunidades de monetização, são fontes preciosas de informações para as empresas que precisam tomar melhores decisões e acelerar os resultados. 

Maturidade digital: por que ela é necessária?

Muito se fala sobre a cultura data driven e seus benefícios para as organizações. No Composable, ela se torna mais do que uma “boa prática” e  passa a ser necessária. As empresas que desejam trabalhar com soluções modulares precisam ter uma boa base tecnológica e uma equipe multidisciplinar, que consiga atuar com agilidade e precisão, conforme as mudanças do mercado.

Há muito tempo a necessidade de investir em tecnologia deixou de ser uma novidade no mercado e empresas de todo o porte, sabem que para aumentar a eficiência operacional e ter mais receita é fundamental contar com a tecnologia como apoio. Mas, só investir em tecnologia não é suficiente. É importante fomentar ações, valores e objetivos, que ensinam todo o potencial da tecnologia e como ela deve ser usada. 

Além disso, os processos também precisam ser revisitados e pensados na estrutura adaptável. São eles o meio, o caminho, que vai permitir e facilitar que as mudanças se desenvolvam da melhor forma e no ambiente correto. Além disso, as equipes passam a atuar de uma maneira mais colaborativa  para potencializar os resultados e entregar os serviços e produtos de uma forma mais personalizada para o cliente.

DDB: o poder dos dados para a tomada de decisão

Os dados podem impactar os negócios de uma forma muito abrangente.Neste cenário, a tecnologia é protagonista e não pode ficar de fora da discussão. Seja para uma empresa que já aplica os princípios Composable ou ainda está estudando seus efeitos: a discussão é relevante e necessária. Afinal, você já utiliza os dados para tomar melhores decisões?

A Neoway ao lado da B3, a bolsa do Brasil, realizará o Data Driven Business. O maior evento de dados do país! Quer saber mais sobre o assunto? Então, inscreva-se para o DDB 2022, que acontece no dia 30 de agosto
Serão 10 horas de conteúdo, conduzidos por speakers nacionais e internacionais, como o Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e autor do best-seller “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”. Faça sua inscrição!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura