Mercado de tecnologia: quais as principais tendências e avanços em 2022?

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Um dos legados da pandemia de Covid-19 foi, sem dúvida, a transformação digital. O mercado de tecnologia da informação cresce de forma consistente desde maio de 2020. 

Dos serviços de comércio eletrônico — e atividades associadas como transporte, logística e armazenamento de mercadorias — às operações dos mais diversos segmentos, o setor acelerou fortemente.

O aumento expressivo do uso de soluções tecnológicas em 2020 fez o setor de software crescer mais de 29% naquele ano. Além disso, impulsionou outros segmentos, como a nuvem pública e a inteligência artificial. A segurança da informação, com a necessidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), é outra área em expansão.

Tudo isso trouxe reflexos ao mercado de trabalho e até ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o segmento representa 2,9% do PIB brasileiro.

Dados da entidade também apontam que, apenas no mercado interno, que representa 80% do faturamento total do setor, houve alta de 49,5% em 2021, com movimentação de R$ 258,4 bilhões.

A importância do crescimento consistente do mercado de tecnologia

Não à toa, a ampliação do mercado de tecnologia no Brasil (incluindo as áreas de software, hardware e serviços) foi de 17,4% em 2021.

Na média mundial, o avanço foi de 11%. Para 2022, a expectativa da consultoria IDC é de que o segmento de tecnologia cresça 14,3% no Brasil, em oposição aos 6,4% previstos para o resto do mundo.

O motivo é um só: hoje, praticamente todos os negócios precisam de tecnologia. O melhor desempenho foi do segmento de hardware, que apresentou aumento de 48,6% na receita e atingiu R$ 125,5 bilhões. Já a área de software disparou  42,5%, para R$ 40,6 bilhões. Os serviços de nuvem, por sua vez, tiveram alta de 36,7% e chegaram a R$ 22,6 bilhões.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o grau de maturidade de investimentos no mercado de tecnologia é medido por quanto mais se investe em software e serviços.

Apesar de no Brasil o maior investimento ainda ser em hardware (58%), essa participação tem caído ao longo dos anos enquanto os investimentos em software e serviços crescem e se aproximam cada vez mais de países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos.

O impacto da tecnologia nas empresas

O uso de soluções tecnológicas tem gerado avanços significativos a empresas que buscam atuar de maneira mais precisa no mercado e melhorar a sua rentabilidade. Nesse aspecto, o uso inteligente dos dados tem se mostrado especialmente relevante em múltiplas frentes no mercado de tecnologia. 

No marketing digital e na prospecção de clientes, por exemplo, o uso estratégico dos dados pode aprimorar a análise de vendas e do mercado, gerar leads de maneira mais inteligente e encontrar novas formas de expandir os negócios.

A tecnologia também apoia empresas a se resguardarem por meio de sistemas para compliance, que facilitam a checagem de associados, a análise de reputação de parceiros em potencial e o monitoramento dos riscos a que a companhia está exposta.

Da mesma forma, empresas têm mais chances de se proteger contra fraudes com ferramentas mais avançadas de verificação digitalizada de identidade e de antecedentes. O cruzamento com banco de dados de fraudadores conhecidos é instantâneo e facilita muito o trabalho de onboarding de clientes e parceiros.

Até mesmo na análise jurídica a tecnologia tem se provado útil. Os dados permitem fazer uma gestão eficiente de processos e prever perdas e ganhos. Também é possível identificar mais facilmente fraudes processuais e resguardar-se de riscos com uma visão holística do cenário.

5G e outros setores

A chegada do 5G — cujo leilão de frequências ocorreu em 2021, com previsão de implantação da tecnologia ainda em 2022 — é outro campo que deve fortalecer ainda mais o mercado de tecnologia. 

A consultoria IDC estima que a nova geração de internet móvel vai movimentar cerca de US$ 25,5 bilhões no Brasil até 2025. E isso vai envolver, ainda, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, big data, internet das coisas, nuvem, segurança e robótica.

A nuvem é outro setor importante, já que ajuda a ampliar a resiliência operacional das empresas. Os gastos com infraestrutura como serviço (IaaS) na nuvem pública devem alcançar US$ 1,9 bilhão no Brasil em 2022, um crescimento acima de 36%. Já a nuvem privada deve avançar 7,9% e atingir gastos de US$ 540 milhões. 

Um dos principais motivos para isso é o ambiente de trabalho híbrido que ganha corpo e deve estar presente em mais de 70% das empresas de médio e grande portes. 

As possibilidades da nuvem e da colaboração abrem espaço para as soluções de segurança, que também crescem significativamente. Os serviços do segmento totalizarão quase US$ 1 bilhão no Brasil em 2022, aumento médio de quase 10%.

Atualmente, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de tecnologia da informação. Na América Latina, o país lidera, com 40% (US$ 45,7 bilhões investidos em 2021), enquanto o segundo e o terceiro colocados, México e Colômbia, têm participação de 20% e 9%, respectivamente.

Tecnologia: mais vagas para poucos profissionais

Infográfico: profissionais de tecnologia - muitas vagas, poucos capacitados

Se por um lado o mercado de tecnologia cresce e vai requerer mais trabalhadores especializados, por outro houve redução no número de matriculados nos ensinos superior e técnico no Brasil durante a pandemia. 

De acordo com a Brasscom, devem ser necessários cerca de 800 mil novos profissionais das áreas de desenvolvimento, programação e afins no país até 2025. Isso significa cerca de 160 mil empregos por ano apenas no Brasil. E a conta não fecha: atualmente, o país forma aproximadamente 50 mil especialistas por ano.

A demanda pode ser ainda maior. Em 2019, a Brasscom estimava que haveria 56 mil novos empregos no mercado de tecnologia em 2021 e errou: até setembro do ano passado 123 mil novos especialistas do setor já haviam sido contratados.

Por isso, tem sido cada vez mais comum que grandes empresas criem programas de capacitação de mão de obra para desenvolver colaboradores. Muitos desses projetos oferecem bolsas de estudos e remuneração durante a formação. 

Tem sido difícil preencher parte das vagas por falta de candidatos qualificados para criar times eficientes. Para as empresas que investem na qualificação de profissionais, a expectativa é de que isso se reverta em lucro no futuro.

Educação e crescimento econômico

Vale lembrar que, enquanto há milhares de posições disponíveis no mercado de tecnologia, o índice de desemprego no país continua alto. 

A desigualdade social é um dos principais fatores, uma vez que muitos cidadãos não têm acesso a educação, equipamentos e infraestrutura de internet —  o que reduz suas chances de ingressar no mercado de tecnologia. 

Em um cenário macro, o mesmo pode ocorrer com o país: o investimento em formação de especialistas para o setor deve se transformar em estímulo à inovação e em crescimento para o Brasil.

Entenda como a Neoway organiza os seus times para gerar inovação.

Trabalhadores bem preparados têm mais chance de melhorar de vida, aumentar a produtividade do país e, consequentemente, o crescimento econômico.

Com as possibilidades e as facilidades do trabalho remoto, a crise de mão de obra no mercado de tecnologia pode ser ainda pior. Hoje, muitos profissionais da área atuam em empresas de outros países, aumentando o abismo entre a demanda nacional por especialistas e a oferta de profissionais. 

Os profissionais mais procurados dominam as principais linguagens de programação e é comum ver brasileiros em posições de destaque nas principais companhias de tecnologia do mundo. Com isso, os salários e o pacote de benefícios são cada vez mais atraentes.

Conclusão

O mercado de tecnologia é um dos mais vibrantes e movimentados da economia brasileira. Os bons profissionais da área, valorizados pelo profundo conhecimento técnico e pela criatividade na solução de problemas, podem atuar tanto em empresas nacionais quanto estrangeiras. 

É preciso, no entanto, manter-se sempre atualizado sobre as novidades do segmento que evoluem constantemente.  Já as empresas que não querem ficar para trás devem garantir o uso de ferramentas adequadas para aproveitar as vantagens desse contexto de negócios.
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A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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