Tomada de decisão: como identificar as melhores oportunidades?

SCROLL DOWN

Índice

  • Como funciona a tomada de decisão?
  • O que é tomar decisões orientadas por dados?
  • Orientações para fazer boas escolhas baseadas em dados
    – Entenda profundamente os objetivos da empresa
    – Limpe e organize os dados
    – Realize análises estatísticas
    – Tire conclusões eficientes

Já parou para pensar em quantas decisões você toma desde o momento em que acorda? Esse processo costuma acontecer de forma inconsciente, mas pode gerar grandes consequências. Por isso, ao decidir somente na intuição, há muitas chances de ter um sério problema como resultado. 

Quando falamos em tomada de decisão nos negócios, as consequências são ainda mais graves. Além de envolver o sucesso da empresa, muitas pessoas podem ser afetadas. Assim, um líder não deve tomar decisões sem se basear em dados e em conhecimentos concretos. 

Segundo uma pesquisa da PwC, organizações altamente orientadas por dados têm três vezes mais chances de obter melhorias significativas na tomada de decisões. Mas, como usar os dados para identificar as melhores oportunidades ao tomar decisões? 

Antes de entrar no universo dos dados, vamos entender mais sobre o processo de tomada de decisão. Acompanhe!

Como funciona a tomada de decisão?

Em uma organização, o processo decisório consiste em fazer uma escolha a partir de duas ou mais possibilidades. Os objetivos costumam ser a resolução de problemas, a melhoria da performance e a potencialização de resultados.  

Dado o impacto que as decisões podem gerar para um negócio, é crucial não tomá-las em base da intuição, algo que é inerente ao comportamento humano. 

O professor de psicologia, Daniel Kahneman, premiado com o Nobel de Economia, e autor do best-seller “Rápido e devagar: Duas formas de pensar”, diz que “confiamos em nossas intuições mesmo quando elas estão erradas”

Segundo Daniel Kahneman, a intuição é uma forma de pensamento rápido, também chamado de Sistema 1, enquanto o Sistema 2 é mais lento, e é acionado quando uma situação exige concentração.

Seu conselho é: “Aprenda a reconhecer as situações mais suscetíveis a enganos e evite a intuição se fizer uma aposta alta”. Assim, nada de tomar decisões importantes baseadas no “feeling”, fundamente-se em dados!

O que é tomar decisões orientadas por dados?

Um assunto muito comum dentro das organizações é o big data. Termo usado para descrever um grande volume de dados, gerados em alta velocidade. Esses dados possuem extremo valor, e são capazes de tornar processos e serviços mais valiosos. Quando orientado a dados, o gestor pode decidir com mais confiança e direcionamento.

A tomada de decisão baseada em dados, também conhecida como DDDM (Data-driven decision-making) significa tomar decisões organizacionais baseadas em dados, em vez de somente na intuição.

Uma vez que você começa a usar dados para fazer escolhas inteligentes, é um caminho sem volta, pois verá que fica muito mais simples tomar uma decisão confiável sobre praticamente qualquer desafio. 

Os dados permitem compreender o impacto que cada decisão vai gerar no seu negócio. Eles são lógicos e concretos, ao contrário da intuição. Possibilitam eliminar questões subjetivas que influenciam suas decisões de negócios. Desse modo, você se torna mais confiante, e pode inspirar toda a organização.

Com a prática, é possível aproveitar uma base de dados de modo mais proativo, sendo capaz de identificar oportunidades de negócios antes da concorrência, e identificar riscos bem antes de eles se tornarem problemas. 

Saiba mais sobre como as decisões orientadas por dados podem gerar novos negócios e obter mais sucesso nas empresas, em nosso podcast.

Orientações para fazer boas escolhas baseadas em dados

Infográfico com orientações para fazer boas escolhas baseadas em dados.

Apenas o fato de uma decisão ser tomada em base dados, não significa que está correta. Embora os dados possam prever resultados, o processo de coleta e interpretação tem que ser preciso e monitorado regularmente. Para isso, listamos algumas orientações para que você tome as melhores decisões usando dados.

Entenda profundamente os objetivos da empresa

Para analisar dados e ser capaz de identificar oportunidades, é necessário conhecer bem o negócio e seus objetivos. Compreenda os problemas em sua indústria e mercado competitivo. Esse conhecimento é fundamental para chegar às melhores conclusões, agilizar o processo e evitar o desperdício de recursos.

Limpe e organize os dados

O termo “limpeza de dados” refere-se ao processo de preparar os dados brutos antes de fazer uma análise, a partir da remoção ou correção de dados incorretos, incompletos ou irrelevantes. Trabalhar com dados limpos é essencial para que as interpretações sejam precisas e não induzam ao erro.

Realize análises estatísticas

Com uma base de dados limpa, é possível começar a analisar as informações usando modelos estatísticos, e assim responder às perguntas de negócios identificadas anteriormente. 

Leia mais: Modelagem de dados indica os melhores movimentos no mercado financeiro e nos negócios

A modelagem estatística é um processo da ciência de dados desenvolvido com técnicas, apoiadas em probabilidades, que permitem uma interpretação das informações de forma mais estratégica, fornecendo visões intuitivas que ajudam a identificar relações entre variáveis e a fazer previsões.

Tire conclusões eficientes

Após as análises, identifique as novas informações descobertas com a coleta de estatísticas. Extraia conclusões até mesmo para as perguntas que já sabe as respostas, pois a partir daí uma nova visualização pode surgir, sem vieses ou influências. Teste suposições já existentes, prove se estão corretas e tente refutá-las, assim conseguirá eliminar alegações falsas que podem impactar negativamente sua empresa. 

Tenha em mente que a tomada de decisão baseada em dados, costuma gerar mais perguntas do que respostas, no entanto, trata-se de processo essencial para profissionais que desejam obter sucesso. 

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura