Spin Selling: como essa técnica ajuda a aumentar as vendas?

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Existem muitas técnicas de vendas que são utilizadas diariamente por empresas de todos os segmentos. No entanto, há uma que se destaca por sua abordagem: o Spin Selling.

Criada por Neil Rackham há mais de 30 anos, essa metodologia ainda é considerada uma das maiores aliadas dos vendedores. Neste post, veja o que é Spin Selling, entenda a estrutura dessa metodologia, saiba como ela pode ser aplicada à sua empresa e quais são seus benefícios. Acompanhe!

O que é Spin Selling?

Infográfico: O que é Spin Selling

Spin Selling é uma metodologia de vendas que se baseia no desenvolvimento de quatro tipos de perguntas que ajudam a guiar o processo comercial, com o objetivo de aumentar as vendas.

Essa estratégia considera que o cliente, muitas vezes, sequer sabe que tem um problema e que precisa de uma solução. É a mesma ideia por trás das ações de Inbound Marketing.

Com isso, o Spin Selling envolve a necessidade de fazer as perguntas certas para ajudar o lead a perceber, por conta própria, que ele tem um problema e que a empresa pode ajudar a resolvê-lo. O nome Spin, aliás, é uma sigla que define cada tipo de pergunta:

  • Situação;
  • Problema;
  • Implicação;
  • Necessidade.

Vamos nos aprofundar em cada um deles:

Perguntas de situação (S)

São questionamentos que buscam compreender a situação atual do lead, levantando dados e informações básicas sobre esse potencial cliente e possíveis problemas que ele enfrenta. As perguntas de situação são feitas no começo da abordagem, como:

  • Qual é a situação atual do seu negócio?
  • Quem é seu cliente ideal?
  • Como a sua empresa executa seu processo de vendas?
  • Quais canais utiliza para divulgar seus produtos e/ou serviços?

Perguntas de problema (P)

São questionamentos voltados à dor do cliente. Com as informações coletadas na etapa anterior, o vendedor tenta fazer o leitor entender quais são e onde estão seus problemas, insatisfações e desafios – que, em muitos casos, ele nem sequer sabia que existiam.

São perguntas como:

  • Quais são os maiores problemas que a empresa enfrenta atualmente?
  • Por que este processo está causando problemas?
  • Que medidas são tomadas para contornar esse problema?
  • Você consegue acompanhar e identificar se as metas estão sendo alcançadas?

Perguntas de implicação (I)

Neste momento, o vendedor vai trazer questionamentos que ajudam o lead a entender as possíveis consequências negativas de não resolver o problema identificado na etapa anterior. O objetivo é fazê-lo compreender a seriedade da situação.

Exemplos de perguntas:

  • Qual foi o impacto/prejuízo desse problema na empresa?
  • Já pensou o que pode ocorrer se isso voltar a acontecer?
  • Quanto tempo seria gasto para contorná-lo?

Perguntas de necessidade (N)

Nesta etapa, o vendedor deve questionar se o lead acredita que uma solução pode ajudá-lo a resolver suas dores. A ideia é fazer com que as perguntas agreguem valor à solução da empresa frente ao problema que o futuro cliente enfrenta e fazê-lo pensar como seria se esse problema desaparecesse.

Algumas perguntas que podem ser feitas:

  • Há espaço para melhorar [processo X] na sua empresa?
  • Como seria se houvesse um aumento em [indicador X]?
  • O que aconteceria se a empresa conseguisse [vantagem da solução]?

Leia mais: Vendas e Marketing: integrar para impulsionar os resultados

Como pode ser aplicado?

Infográfico: Como aplicar corretamente a técnica de spin selling para vender mais

Existem algumas dicas que o vendedor deve seguir para a aplicação do Spin Selling. Destacam-se:

Estudar cada lead

Antes mesmo de fazer o primeiro contato com o potencial cliente, o profissional de vendas deve buscar o máximo de informações possível sobre essa pessoa para entender quem ela é, onde atua, a realidade do mercado e seus possíveis problemas.

Praticar antes de executar

O Spin Selling é uma metodologia de venda consultiva. Isso significa que o vendedor deve atuar como um parceiro, que vai ajudar o lead a entender seu problema e considerar a melhor solução.

Só que aprender essa dinâmica leva tempo e, por isso, é importante conhecer o lead, entender as perguntas e, sempre que possível, utilizar um roteiro com os questionamentos que podem ser feitos.

Outra medida que pode ajudar a pegar prática é o role-play, em que o vendedor simula conversas e situações de venda com um colega.

Treinar uma categoria por vez

Ainda dentro da prática, o ideal é que o profissional de vendas vá passo a passo, para não se perder. Isso significa treinar uma categoria de pergunta por vez.  Quando ele tiver o domínio de um grupo, poderá avançar para o próximo. Novamente, o role-play pode ser utilizado.

Ser objetivo

A venda consultiva foca mais em ouvir do que falar. Nesse sentido, é importante que o vendedor evite criar perguntas demais. Além disso, é preciso sentir para onde cada conversa está indo, e não se prender rigidamente à ordem das perguntas no roteiro.

 Leia mais: O que é Go-to-Market e para o que serve?

Quais são suas vantagens?

O Spin Selling é uma metodologia que surgiu há mais de 30 anos e até hoje é utilizada. E não é à toa. Trata-se de uma abordagem altamente eficaz, que ajuda os vendedores a melhorar sua argumentação e alcançar melhores resultados com base na retórica.

Ao fazer perguntas, o profissional de vendas faz com que o lead fale mais, o que abre uma série de possibilidades para identificar oportunidades de vendas e informações que podem levar o processo adiante.

Do ponto de vista do vendedor, o Spin Selling tem impacto na motivação, uma vez que foge-se de um modelo rígido e monótono, permitindo uma venda consultiva em que ele pode direcionar os rumos da negociação.

Leia mais: Hunter e Farmer: qual a diferença entre os perfis de vendedores?

Como vimos, para uma abordagem eficiente, é preciso conhecer o lead e o contexto em que ele está. Para isso, é preciso de dados confiáveis. O Neoway B2B Intelligence permite o acesso a uma base de dados com todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.

Com essa ferramenta, é possível consultar informações como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários, entre outros dados importantes para a estratégia comercial da empresa.

Com o B2B Intelligence, sua empresa consegue descobrir o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhar os resultados com outras ferramentas da Neoway para gerar leads semelhantes aos seus melhores clientes e conhecer em detalhes o perfil dos seus leads.Você também pode acompanhar cada etapa da evolução do funil de vendas, transferindo, descartando e aprimorando o potencial da força de vendas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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