Shadow Investigation: como as investigações internas protegem a empresa?

SCROLL DOWN

Importante passo para as empresas que desejam atuar em compliance, a shadow investigation tem ganhado espaço e ajudado muitas organizações em seus controles internos e na sua imagem perante o mercado.

Neste post, veja o que é shadow investigation, para que serve, por que ela é importante para as empresas, como funciona e como é realizada.

O que é Shadow Investigation?

Shadow investigation é o acompanhamento de uma investigação em andamento por um auditor externo. Quando uma empresa se vê envolvida em problemas, como em casos de corrupção, uma investigação interna passa a ser conduzida. 

No entanto, dependendo da estrutura da organização, essa investigação pode não ocorrer com a imparcialidade e isenção necessárias. E, por isso, é importante haver uma auditoria externa, que vai investigar o caso de forma independente.

É justamente por meio da shadow investigation que o auditor consegue acompanhar o andamento do processo, seu escopo, os prazos, a revisão de documentos e outros fatores que julgar relevantes.

Isso vai permitir que a investigação seja feita com independência. Assim, é possível realizar uma avaliação dos processos que poderiam ser aprimorados, analisar os efeitos contábeis de determinado problema, entre outras questões.

Qual a importância da Shadow Investigation para a empresa?

Infográfico: Qual a importância da Shadow Investigation para a empresa?

A investigação conduzida por uma auditoria externa visa atestar a integridade da empresa e confirmar que ela segue as leis, normas e melhores práticas do mercado. Com isso, a organização passa mais confiança do público externo e de seus stakeholders, pois demonstra preocupação com a identificação e prevenção de fraudes e atos de corrupção.

Além disso, essa medida colabora para consolidar uma cultura de compliance e governança corporativa, contribuindo com os controles internos e auxiliando no planejamento estratégico do negócio.

Como funciona e como fazer essa investigação?

Infográfico: Perguntas para avaliar a necessidade de uma shadow investigation

A decisão da necessidade ou não de uma shadow investigation vai partir de uma avaliação prévia do auditor, que observa pontos como:

  • A empresa foi diligente na resposta ao fato ocorrido?
  • Ela foi transparente na comunicação dos fatos ao time de auditoria?
  • A organização possui um programa de prevenção a fraudes?
  • Ela tem um processo estruturado de respostas a incidentes do tipo?
  • Já há um mapeamento dos riscos de fraude a que ela está exposta?

Uma vez identificada a necessidade de uma investigação independente, a shadow investigation se inicia pela avaliação dos números contábeis da empresa. Aqui, o auditor irá se manifestar sobre a existência de risco de fraudes, corrupção ou más condutas que possam afetar as demonstrações financeiras da organização.

Essa avaliação deve, obrigatoriamente, ser averiguada por profissionais competentes, uma vez que não cabe ao auditor a investigação de possíveis fraudes, mas, sim, a especialistas forenses que vão acompanhar o processo.

Aliás, a shadow investigation precisa da colaboração de profissionais de diferentes áreas (contadores, advogados, especialistas em riscos e processos, etc.) para que a investigação atenda os aspectos técnicos necessários e ofereça conclusões confiáveis.

Também é preciso que o auditor defina a extensão da shadow investigation. Isso vai depender da sua avaliação do risco associado à má conduta identificada. Quanto maior for esse risco, mais complexa será a investigação.

Ao final do processo, os investigadores devem emitir um relatório final com detalhes sobre:

  • O fato ocorrido;
  • As pessoas envolvidas;
  • Como o problema pode ser resolvido tanto e quais ações de governança corporativa devem ser assumidas para evitar que tais situações voltem a acontecer.

Um dos grandes desafios dos profissionais que atuam na área de prevenção contra fraudes é tornar o processo de onboarding digital mais ágil, eficiente e seguro.

Acesse gratuitamente a checklist Onboarding Digital sem Fraudes, conheça as vantagens do processo de onboarding digital e saiba mais detalhes sobre o Neoway Check, a solução antifraude da Neoway que oferece ferramentas para automatizar a validação das informações dos novos clientes.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura