No-show em vendas: o que é e como lidar com a situação?

SCROLL DOWN

No-show em vendas é a situação em que o potencial cliente (lead) não comparece à reunião agendada. Esse é um dos maiores reveses pelo qual um vendedor pode passar. Afinal, o profissional dedicou tempo e esforços para preparar o encontro (presencial ou remoto) e reservou um espaço na sua agenda para atender aquele lead específico.

E tempo é dinheiro. Literalmente, já que, se tivesse sido avisado, o vendedor poderia dedicá-lo a outro potencial cliente. Assim, mais do que uma questão incômoda, o no-show em vendas é algo que afeta diretamente a produtividade do time comercial. 

E pior: ele pode impactar até mesmo indicadores importantes para a empresa, como prolongar o ciclo de vendas e aumentar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)..

Por que o no-show em vendas acontece?

No-show em vendas: o que é e como lidar com a situação?

Atrasos e imprevistos de última hora são comuns na vida de qualquer pessoa. Por isso, é importante que os vendedores estejam preparados para um possível no-show de um lead. No entanto, é preciso entender que, muitas vezes, uma pessoas aceita um convite para uma reunião apenas para não dizer não ao profissional de vendas.

É normal que alguns leads acatem a sugestão do vendedor para marcar uma conversa apenas para se livrar dele. Ou seja, eles não estão realmente interessados no que a empresa tem a oferecer.

Por isso, o time comercial  precisa ter atenção e experiência para identificar a disposição de cada lead e flexibilidade para não impor suas condições sobre o possível cliente. O objetivo é, como vimos, evitar o desperdício de tempo e perdas financeiras.

Vale notar que o no-show em vendas pode acontecer em qualquer etapa do pipeline e por diferentes razões:

  • No início do funil: o no-show pode acontecer pela simples falta de tempo para construir uma relação de confiança e ter clareza nos objetivos. Como o lead acabou de entrar no funil de vendas, talvez ele sequer tenha certeza sobre quais são seus problemas e como a solução da empresa pode ajudá-lo.
  • No final do funil: quanto mais perto do fundo do funil, mais preocupante torna-se o no-show em vendas. Isso porque, nessa etapa, o impacto no CAC tende a ser muito maior. Além disso, como o potencial cliente já passou por algumas (ou todas) etapas de qualificação, sua ausência pode significar que ele fechou com a concorrência. Ou então, no melhor dos cenários, houve um erro de diagnóstico durante a qualificação e o lead não estava pronto para seguir na jornada de vendas.

Como o no-show interfere nas vendas?

O no-show em vendas pode impactar o ciclo de vendas, deixando-o mais longo do que o aceitável, podendo até provocar um aumento no custo de aquisição de novos clientes.

Quanto mais leads frios avançarem no pipeline de vendas, maiores serão as chances de cancelamentos. E quando isso acontece, é sinal de que há uma falha na estrutura de pré-vendas e no processo de qualificação de leads.

Essa falha pode levar a um desperdício de tempo e esforços muito grande. Afinal, o time comercial dedicou-se para conduzir o lead pelo funil de vendas e descobriu, aos 45 do segundo tempo, que ele não foi bem qualificado.

Portanto, o no-show em vendas é mais do que uma situação chata para os vendedores. Ele pode gerar aumento de gastos, perda de recursos para a conversão dos leads.

Além disso, um lead frio ocupa o tempo que poderia ser dedicado a pessoas mais propensas ao fechamento e, no fim, gera frustração em toda a equipe.

O que a empresa pode fazer para evitá-lo?

Existem algumas medidas e dicas que podem ajudar a evitar o no-show em vendas. Além de investir em um bom relacionamento com o cliente, vale destacar os seguintes pontos:

Fazer um diagnóstico dos não comparecimentos

Se a empresa sofre com no-show frequente, o primeiro passo é fazer um diagnóstico do que está acontecendo. Será que os leads que são repassados ao time comercial têm fit? Eles foram qualificados corretamente?

A análise de fatores externos ao negócio também é fundamental: como está o mercado? De acordo com as informações levantadas, o lead tem condições de fechar uma compra agora? E em relação a questões sazonais?

Não impor uma data ao lead

Como vimos, é importante mostrar-se flexível para o futuro cliente, evitando impor uma data e horário específicos. Em vez disso, deve-se apresentar diferentes opções. Isso, aliás, ajuda a entender se o lead realmente está interessado ou se só quer se livrar do vendedor.

Aqui, é importante que as reuniões não sejam marcadas com muita antecedência. O ideal é que o encontro aconteça em até 48 horas. Assim, reduzem-se as chances de a pessoa esquecer ou dar prioridade a outro compromisso, além de manter o lead quente e interessado.

Definir um objetivo para a reunião

O profissional de vendas não deve fazer mistério. É necessário deixar claro o que será conversado na reunião. O objetivo é entender melhor as dores do cliente? Ou apresentar os recursos da solução?

O alinhamento de expectativas é fundamental para evitar o no-show em vendas e um possível abandono após a reunião. Nesse sentido, o vendedor deve se certificar que o lead entendeu o objetivo da reunião e a importância do encontro para o que ele busca resolver.

Não deixar o lead esquecer

Uma vez que o lead deu o “sim”, é essencial reforçar a mensagem, confirmando dia e horário. Também é possível enviar um e-mail de confirmação, garantindo o compromisso e um espaço na agenda da pessoa.

No dia da reunião, pouco antes do horário marcado, o vendedor também pode enviar uma mensagem para a pessoa, conferindo se está tudo certo para a reunião. No pior dos casos, ao menos ele terá a informação do no-show com antecedência e não perderá seu tempo.

Além disso, é importante também fazer um follow-up pós no-show, para entender o motivo do cancelamento e tentar agendar um novo horário, se fizer sentido para o lead. Ou seja, cabe ao vendedor analisar a resposta do no-show e entender se vale a pena seguir com aquele cliente.Para garantir a redução de no-show em vendas, além de seguir as nossas dicas, a sua empresa pode contar com as soluções de Sales & Marketing da Neoway. Nossas ferramentas ajudam a organizar e criar estratégias mais eficientes de marketing e vendas, focadas em processos fundamentais da estratégia.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura