O que é Master Data Management (MDM)?

SCROLL DOWN

Dados são o principal insumo das empresas atualmente. A maioria das organizações conta com sistemas e tecnologias para coletar, armazenar e processar informações, como um CRM ou um ERP.

No entanto, cada uma dessas soluções criam ambientes de dados isolados, o que pode levar a dados duplicados, incompletos ou incompatíveis. Essa falta de centralização e organização desarticula as estratégias do negócio.

O contexto atual do mercado exige das empresas uma estrutura cada vez mais robusta, para trabalhar com dados de forma ágil e organizada. É nesse cenário que surge o Master Data Management (MDM), como forma de suporte para organizações, times e profissionais orientados por dados.

O que é MDM?

O termo Master Data Management — ou Gestão de Dados Mestres, em português — refere-se a uma série de processos que ajudam a identificar quais informações são mais relevantes para a estratégia de dados de uma empresa.

Os chamados dados mestre são ativos essenciais para uma organização. Trata-se justamente das informações de referência, isto é, dados que são utilizados para embasar a tomada de decisões e conduzir os processos do negócio.

O Master Data Management busca, então, centralizar e organizar essas informações, indicando possíveis melhorias com o objetivo de assegurar que sejam consistentes e precisas.

Vale destacar que, para isso, os processos de MDM devem envolver não apenas ferramentas, mas também pessoas e procedimentos, que, juntos, vão ajudar a estabelecer boas práticas voltadas para a qualidade de dados (data quality).

Leia mais: Data Storytelling: O que é, como implementá-lo e mais 

Quais são as vantagens do MDM?

Infográfico: vantagens do MDM - Master Data Management

Junto à governança de dados, o Master Data Management é uma estratégia fundamental para entregar informações relevantes, legíveis e organizadas para as equipes.

Além de dar suporte à tomada de decisões, o MDM possibilita uma redução no tempo das análises e traz mais segurança aos processos. Afinal, tem-se a certeza de que os dados não são inconsistentes ou não seguem um mesmo padrão.

Como a maioria das atividades é realizada de forma automatizada, com um bom MDM, a empresa consegue focar seus esforços em questões mais estratégicas. Áreas como vendas e logística, por exemplo, se beneficiam muito de uma gestão de dados mais eficiente, tornando-se mais eficazes e potencializando seus resultados.

Além disso, podemos destacar outros benefícios da implementação do Master Data Management, entre eles:

Crescimento da receita

O MDM permite identificar os principais dados sobre os clientes e seu relacionamento com a empresa. Assim, torna-se mais fácil estruturar ofertas de cross-selling e upselling e enviá-las no momento mais adequado da jornada de compra. As ações de personalização também saem fortalecidas.

Aumento da produtividade

Com o Master Data Management é possível aumentar a eficiência de diferentes processos e operações, incluindo as relações entre clientes, produtos/serviços, fornecedores etc.

Otimização da cadeia de suprimentos

Por meio da Gestão de Dados Mestres, tem-se mais clareza sobre os produtos, o que permite uma gestão mais precisa do estoque. Isso traz dados confiáveis para toda a cadeia, desde a reposição de mercadorias até o atendimento ao cliente.

Maior satisfação do cliente

O MDM também colabora para uma experiência otimizada do usuário, por meio de uma personalização das interações e de ofertas mais alinhadas com as necessidades e com o estágio do cliente na jornada de compra. O resultado é um aumento da satisfação dos compradores, o que pode levar à sua fidelização. 

Melhoria no compliance

Embora muitos dos benefícios citados são voltados para vendas, se derem nas vendas, o Master Data Management também é um recurso importante para garantir a conformidade da empresa. Essa estratégia ajuda no cumprimento das diversas obrigações legais, incluindo aquelas ligadas às políticas de proteção de dados.

Leia mais: Data Lake: O que é, sua importância e mais

Como se relaciona com a gestão de riscos

Quando se utiliza dados mestres para a realização de análises e para embasar a tomada de decisões, é necessário, como vimos, garantir que essas informações sejam confiáveis e consistentes.

O MDM possibilita uma melhoria importante nesse sentido, uma vez que fornece aos times dados sempre precisos, sem o receio de que estejam incorretos ou desatualizados. E isso é ainda mais relevante quando falamos dos processos de gestão de riscos, pois essa estratégia ajuda o time a ter mais clareza sobre o que deve ser feito, e minimiza os impactos negativos de potenciais ameaças.

Além disso, o Master Data Management também melhora a transparência dos dados. Isso fornece à empresa uma maior capacidade para gerenciar os riscos — sobretudo aqueles envolvendo a segurança dos consumidores — e agir, de forma proativa, para reduzi-los.

Por fim, devemos ressaltar também a importância da Gestão de Dados Mestres no processo de Know Your Customer (KYC). Com informações confiáveis e completas sobre seus clientes em mãos, a organização consegue otimizar seus procedimentos de combate à fraude e mitigar os riscos de se relacionar com pessoas politicamente expostas (PEP).

Quer saber mais sobre o tema? Inscreva-se no DDB 2022 e participe do maior evento de Data Analytics do Brasil.

Voltado para líderes e gestores, o DDB reunirá os maiores nomes do mercado, que vão auxiliar as empresas em uma tomada de decisão cada vez mais eficiente e a acelerar seus negócios por meio do Data Analytics. Participe!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura