Dados são o principal insumo das empresas atualmente. A maioria das organizações conta com sistemas e tecnologias para coletar, armazenar e processar informações, como um CRM ou um ERP.
No entanto, cada uma dessas soluções criam ambientes de dados isolados, o que pode levar a dados duplicados, incompletos ou incompatíveis. Essa falta de centralização e organização desarticula as estratégias do negócio.
O contexto atual do mercado exige das empresas uma estrutura cada vez mais robusta, para trabalhar com dados de forma ágil e organizada. É nesse cenário que surge o Master Data Management (MDM), como forma de suporte para organizações, times e profissionais orientados por dados.
O que é MDM?
O termo Master Data Management — ou Gestão de Dados Mestres, em português — refere-se a uma série de processos que ajudam a identificar quais informações são mais relevantes para a estratégia de dados de uma empresa.
Os chamados dados mestre são ativos essenciais para uma organização. Trata-se justamente das informações de referência, isto é, dados que são utilizados para embasar a tomada de decisões e conduzir os processos do negócio.
O Master Data Management busca, então, centralizar e organizar essas informações, indicando possíveis melhorias com o objetivo de assegurar que sejam consistentes e precisas.
Vale destacar que, para isso, os processos de MDM devem envolver não apenas ferramentas, mas também pessoas e procedimentos, que, juntos, vão ajudar a estabelecer boas práticas voltadas para a qualidade de dados (data quality).
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Quais são as vantagens do MDM?
Junto à governança de dados, o Master Data Management é uma estratégia fundamental para entregar informações relevantes, legíveis e organizadas para as equipes.
Além de dar suporte à tomada de decisões, o MDM possibilita uma redução no tempo das análises e traz mais segurança aos processos. Afinal, tem-se a certeza de que os dados não são inconsistentes ou não seguem um mesmo padrão.
Como a maioria das atividades é realizada de forma automatizada, com um bom MDM, a empresa consegue focar seus esforços em questões mais estratégicas. Áreas como vendas e logística, por exemplo, se beneficiam muito de uma gestão de dados mais eficiente, tornando-se mais eficazes e potencializando seus resultados.
Além disso, podemos destacar outros benefícios da implementação do Master Data Management, entre eles:
Crescimento da receita
O MDM permite identificar os principais dados sobre os clientes e seu relacionamento com a empresa. Assim, torna-se mais fácil estruturar ofertas de cross-selling e upselling e enviá-las no momento mais adequado da jornada de compra. As ações de personalização também saem fortalecidas.
Aumento da produtividade
Com o Master Data Management é possível aumentar a eficiência de diferentes processos e operações, incluindo as relações entre clientes, produtos/serviços, fornecedores etc.
Otimização da cadeia de suprimentos
Por meio da Gestão de Dados Mestres, tem-se mais clareza sobre os produtos, o que permite uma gestão mais precisa do estoque. Isso traz dados confiáveis para toda a cadeia, desde a reposição de mercadorias até o atendimento ao cliente.
Maior satisfação do cliente
O MDM também colabora para uma experiência otimizada do usuário, por meio de uma personalização das interações e de ofertas mais alinhadas com as necessidades e com o estágio do cliente na jornada de compra. O resultado é um aumento da satisfação dos compradores, o que pode levar à sua fidelização.
Melhoria no compliance
Embora muitos dos benefícios citados são voltados para vendas, se derem nas vendas, o Master Data Management também é um recurso importante para garantir a conformidade da empresa. Essa estratégia ajuda no cumprimento das diversas obrigações legais, incluindo aquelas ligadas às políticas de proteção de dados.
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Como se relaciona com a gestão de riscos
Quando se utiliza dados mestres para a realização de análises e para embasar a tomada de decisões, é necessário, como vimos, garantir que essas informações sejam confiáveis e consistentes.
O MDM possibilita uma melhoria importante nesse sentido, uma vez que fornece aos times dados sempre precisos, sem o receio de que estejam incorretos ou desatualizados. E isso é ainda mais relevante quando falamos dos processos de gestão de riscos, pois essa estratégia ajuda o time a ter mais clareza sobre o que deve ser feito, e minimiza os impactos negativos de potenciais ameaças.
Além disso, o Master Data Management também melhora a transparência dos dados. Isso fornece à empresa uma maior capacidade para gerenciar os riscos — sobretudo aqueles envolvendo a segurança dos consumidores — e agir, de forma proativa, para reduzi-los.
Por fim, devemos ressaltar também a importância da Gestão de Dados Mestres no processo de Know Your Customer (KYC). Com informações confiáveis e completas sobre seus clientes em mãos, a organização consegue otimizar seus procedimentos de combate à fraude e mitigar os riscos de se relacionar com pessoas politicamente expostas (PEP).
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