Data Storytelling: como os dados ajudam a contar uma história?

SCROLL DOWN

Em um mercado cada vez mais orientado por dados, todos os setores e estratégias de uma empresa veem-se afetados por essa realidade. Afinal, é preciso criar formas para utilizá-los a favor dos objetivos organizacionais. E, nesse sentido, um dos recursos mais interessantes para os times de marketing e vendas é o data storytelling.

Neste post, veja o que é storytelling, como ele pode ser aplicado ao marketing, o que é o data storytelling, qual sua importância e dicas de como fazê-lo. Acompanhe!

O que é storytelling e como pode ser aplicado ao marketing

O storytelling pode ser definido como o ato de contar histórias. No marketing, se tornou uma estratégia utilizada para despertar emoções e gerar identificação com a audiência, criando um relacionamento e uma sensação de proximidade com o público.

Quando aplicado a marketing e vendas, o storytelling consegue fazer com que a marca seja mais lembrada — e até mesmo mais querida — pelas pessoas. Como resultado, as campanhas da empresa se tornam mais atraentes para o público, conectando-se com os consumidores em um nível emocional.

A partir do sentimento de identificação, torna-se mais fácil despertar emoções e seduzir o futuro cliente. Além do aspecto voltado às vendas(storyselling), isso é fundamental para fortalecer valores e objetivos da organização.

É importante lembrar que, em muitos casos, a decisão de compra é algo emocional. E é assim que o storytelling pode ajudar os times de marketing e vendas, fazendo com que as pessoas se identifiquem com as mensagens passadas pela marca e influenciando suas escolhas.

Data storytelling: como os dados podem ajudar a contar histórias

Como o próprio nome sugere, o data storytelling utiliza dados para contar uma história. Essa é uma estratégia muito importante para trazer mais autoridade e poder de persuasão a uma apresentação.

Por meio do data storytelling, é possível apresentar dados de forma mais atraente, mostrando como eles mudaram ao longo do tempo em um estrutura mais interessante e que engaje mais os interlocutores.

Importante diferenciar o data storytelling do data visualization. O segundo se trata de uma abordagem mais direta e objetiva, apresentando dados por meio de gráficos e tabelas. Por esse motivo, é muito utilizado para a apresentação de relatórios, por exemplo, pois ajuda a ir direto ao ponto e prender a atenção de quem está ouvindo.

O data storytelling, por outro lado, busca criar um enredo em torno das informações, adotando uma abordagem mais alinhada à comunicação social. Isso é fundamental em momentos em que as equipes de marketing e vendas precisam encaixar dados nas suas estratégias de comunicação.

Por exemplo: um post de blog que traga apenas dados brutos e explicações técnicas certamente não vai engajar os leitores da mesma forma que um texto que crie uma narrativa bem-construída em torno dessas informações.

O objetivo do data storytelling é, portanto, passar uma mensagem que poderia ser muito complexa ou maçante de maneira mais compreensível, envolvente e convincente.

Por que usar o Data Storytelling?

Infográfico:  Principais benefícios do data storytelling

Nunca foram gerados tantos dados como atualmente. A cada ação que tomam, pessoas e empresas produzem e deixam um rastro de dados. Não à toa, o Big Data é uma realidade, e cada vez mais organizações investem em uma cultura data driven e em ferramentas capazes de coletar, analisar e gerar conhecimento a partir de todas essas informações.

O problema é que, como vimos, apresentar esses dados pode ser um desafio para as empresas. E é nesse cenário que o data storytelling vem ganhando espaço nas organizações, permitindo organizar uma narrativa baseada em dados que torne a informação mais organizada e acessível, aumentando seu engajamento.

Um exemplo da importância de uma boa narrativa: um estudo realizado nos Estados Unidos pediu que estudantes preparassem apresentações de 1 minuto sobre um determinado tema. Em média, esses alunos utilizaram 2,5 estatísticas nas suas apresentações.

Dez minutos depois, apenas 5% das pessoas que ouviram as apresentações dos estudantes lembravam-se de alguma das estatísticas apresentadas. Por outro lado, 63% lembrava das histórias que foram contadas. Ou seja, um número mais de 12 vezes maior.

Esse pequeno estudo mostra a importância de transformar dados em informações, criando narrativas contextualizadas. Toda empresa que se comunica com seu público quer marcá-lo, quer ser lembrada por essas pessoas por mais de 10 minutos. E é para isso que serve o data storytelling.

Em resumo, os principais benefícios desta estratégias são:

  • Dar significado aos dados;
  • Envolver o público e atrair a atenção para as informações apresentadas;
  • Trazer mais credibilidade às ideias;
  • Garantir a memorização e o aprendizado do que foi apresentado.

Como criar um Data Storytelling

Infográfico: Como criar um data storytelling

Existem diversas formas de criar narrativas envolventes com o auxílio de dados. Alguns passos que podem ajudar na construção do data storytelling são:

Seja objetivo

Como comentamos, essa estratégia deve facilitar a leitura e compreensão de informações complexas. Por isso, é preciso que a apresentação seja clara, objetiva e concisa.

Dê valor aos dados

O data storytelling serve para apresentar dados e é isso que deve ser feito. Para criar a narrativa é importante identificar quais são as informações que se quer transmitir.

Utilize elementos visuais

Data storytelling não é data visualization, mas isso não quer dizer que imagens, gráficos e tabelas devem ficar de fora. Pelo contrário: eles auxiliam na compreensão das informações e deixam a apresentação mais atraente.

Evite o excesso de informações

Dados e estatísticas geralmente são informações frias e maçantes. Por isso, novamente batemos na tecla da escolha dos dados mais relevantes para se transmitir a mensagem. Também é preciso evitar o excesso de informações e manter a apresentação concisa.

Crie conteúdos compartilháveis

Vimos que um dos propósitos do storytelling é garantir um engajamento maior da audiência. E, pensando nisso, o conteúdo deve ser criado de forma a instigar os usuários a compartilharem. Isso passa pela definição de dados relevantes e pela criação de uma narrativa que tenha apelo junto a essas pessoas.

Num mundo cada vez mais digital, a ciência e a engenharia de dados ajudam a coordenar o fluxo de informações dentro das organizações e, com isso, gerar mais valor para essas empresas. Confira o podcast Como extrair valor dos dados para melhorar negócios e veja como essa estratégia pode impulsionar seus resultados!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura