Entenda a importância do Data Lake para as empresas

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é Data Lake?
  • Qual a importância do Data Lake para empresas?
  • Quais são os principais benefícios do Data Lake?
  • Como e onde o Data Lake pode ser empregado?

No mercado atual, as empresas têm que lidar com um volume enorme de dados que são gerados a cada instante. Para que seja possível coletá-los, armazená-los e utilizá-los de forma estratégica, é preciso contar com ferramentas e sistemas capazes de lidar com essa grande quantidade de informações, como o Data Lake.

Neste post, veja o que é Data Lake, qual é sua importância, seus benefícios e como e onde ele pode ser empregado. Acompanhe!

O que é Data Lake?

Data Lake é um repositório em nuvem utilizado pelas empresas para centralizar e armazenar grandes volumes de dados, oriundos de diversas fontes internas e externas, não-estruturados, ou seja, que não passaram por processamentos ou análises.

Com isso, o objetivo é manter o máximo de informações dentro da estrutura da própria organização para que elas possam, no futuro, ser úteis do ponto de vista estratégico – mesmo que a maior parte desses dados não venham a ser utilizados.

Além de poderem ser armazenadas em seu formato de origem, sendo processadas apenas de acordo com a demanda, as informações presentes em um Data Lake podem vir de diversas fontes, como de Internet das Coisas (IoT), por dispositivos móveis, da internet e das redes sociais, por exemplo, e em diversos formatos, como imagens, planilhas, textos, entre outros.

Qual a importância do Data Lake para empresas?

Infográfico: Qual a importância e como funciona o Data Lake

Dados sempre foram parte central da tomada de decisões dentro das empresas. Com a internet e a digitalização dos processos, a quantidade de dados está cada dia maior e mais complexa, o que dificulta sua coleta ao mesmo tempo que potencializa as oportunidades de seu uso estratégico pelas organizações.

Diante do desafio técnico que isso representa, o Data Lake é uma solução que possibilita que o trabalho de armazenagem dessas informações seja feito de maneira organizada e eficaz. Desta forma, o Big Data pode ser alimentado pelos dados do repositório para gerar insights e contribuir no processo decisório das empresas.

Leia mais: Data Literacy: o que é, importância e como implementar

Quais são os principais benefícios do Data Lake?

Infográfico: Quais são os benefícios do Data Lake para as empresas

Dados sempre disponíveis

Como comentamos, o Data Lake mantém os dados dentro da empresa, deixando-os disponíveis para quando precisarem ser utilizados. Isso permite que a organização encontre respostas mais rapidamente, possibilitando a correção de rumos e a tomada de decisões.

Facilidade de acesso

Ao centralizar os dados brutos em um único espaço, o Data Lake permite que profissionais de diferentes áreas da empresa possam acessá-los simultaneamente, trazendo mais facilidade e agilidade para análises, categorizações e outros processos. Além disso, o compartilhamento também torna-se facilitado.

Volume ideal de informações

Com o Data Lake, a empresa não precisa se preocupar em escolher quais dados devem ser armazenados. Em um mercado que já trabalha na casa dos terabytes de informações, ter grandes quantidades de dados sempre à disposição é fundamental para, com as ferramentas certas, conseguir gerar insights de valor.

Mais flexibilidade

O fato de os dados virem de diferentes fontes e serem armazenados sem processamento prévio torna muito mais fácil a “garimpagem” de informações, uma vez que é possível criar parâmetros específicos para cada situação, coletando apenas as informações relevantes para cada necessidade específica.

Custos menores

Quando comparado ao armazenamento de dados estruturados em data warehouses, o Data Lake apresenta um custo-benefício mais interessante, sobretudo no que se refere à sua implementação.

Isso acontece porque os data warehouses exigem um certo nível de sofisticação e maturidade digital da empresa. Para negócios que ainda não são propriamente data driven, isso pode resultar em custos desnecessários.

Leia mais: Ciência de dados: o momento ideal de aplicar no seu negócio

Como e onde o Data Lake pode ser empregado?

Data Lakes são indicados para empresas que precisam lidar com grandes volumes de dados. Por isso, geralmente são empregados apenas em organizações que trabalham com terabytes, petabytes ou até mesmo exabytes de informações.

Além do volume, esse recurso costuma ser utilizado em organizações que possuem dados originados de muitas fontes diferentes e com formatos muito variados.

Portanto, o Data Lake pode ser empregado para armazenar dados que vão servir para embasar o aprimoramento de processos e/ou o desenvolvimento de novas soluções. Tudo isso com base nos insights gerados por meio da análise das informações.

A Neoway conta com soluções que ajudam a analisar dados e gerar insights. Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresar a ganhar mais e perder menos.

Conheça e inspire-se pelo case de sucesso de Big Data Analytics da Neoway e obtenha melhores resultados comerciais.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura