Carregando...

Como a Unicred ampliou o market share e rede de cooperados com a Neoway

Scroll Down

Descubra como a Plataforma Neoway ajudou a Unicred a aumentar o market share.

Existem várias maneiras de ampliar essa participação, mas, a verdade é que nem sempre é fácil decidir por qual caminho seguir. Algumas opções podem ser investir em campanhas de marketing, reforçar a comunicação com o público-alvo ou apostar em inovação. Nessas horas, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Soluções como a Plataforma Neoway permitem identificar o market share e os clientes com maior potencial dentro do mercado em que a empresa atua, com informações precisas e detalhadas, além do consumo por região com atualização mensal. Isso tudo de forma automática, com a ajuda da tecnologia de Big Data Analytics.

Um exemplo de como a Plataforma de Sales & Marketing da Neoway pode ajudar empresas de todos os setores e tamanhos a ampliarem o market share é o caso da Unicred Florianópolis, cooperativa de crédito que administra mais de R$ 2 bilhões em recursos.

Neste blogpost, vamos apresentar os desafios e os resultados da Unicred com o uso da automação no processo de aumento de participação de mercado e número de credenciados.

Operação Saúde: o projeto da Unicred para aumentar o market share

Intitulado Operação Saúde, o projeto da Unicred para ampliar a participação de mercado e qualificar o público-alvo tinha dois objetivos principais: chegar a 75% do market share de médicos da Grande Florianópolis e ter pelo menos 51% de todo o crédito tomado por pessoa física ou jurídica.

Um dos primeiros desafios encontrados foi segmentar os cooperados. Isso porque, até então, a cooperativa estava trabalhando não apenas com profissionais da saúde, mas com outros setores sem ligação direta com a área (daí o nome Operação Saúde). Além disso, era preciso saber qual a participação atual de mercado, uma vez que o indicador nunca tinha sido medido.

O primeiro passo foi, então, identificar esse número. Em dezembro de 2017, chegou-se a um market share de 56,1%, com 2.355 médicos cooperados e um volume de crédito de R$ 213.299.399 (37,1%). Era preciso agregar 800 novos profissionais em três anos e gerar mais R$ 80 mil em créditos, sejam eles provenientes de outras instituições financeiras ou novos financiamentos.

Outra meta da Unicred para se destacar frente à concorrência era buscar leads qualificados que fossem pessoas físicas. Antes do projeto Operação Saúde, essa busca era feita diretamente no CRM apenas pelo nome do médico ou dentista, sem informações de perfil e localização, o que não permitia ter uma visão do mercado potencial.

Como a Plataforma Neoway ajudou a Unicred a atingir seus objetivos

Uma das principais contribuições da ferramenta da Neoway para a Unicred foi a geração e segmentação de leads “pessoa física” qualificados. Esse trabalho foi feito a partir das bases de profissionais pertencentes ao CFM (Conselho Federal de Medicina) e CFO (Conselho Federal de Odontologia). Com a ajuda da Plataforma, foi possível identificar não apenas o nome do médico ou dentista, mas também seu perfil, localização e formas de contato.

Os dados organizados permitiram enxergar o tamanho do mercado potencial. Assim, um ano após o início do projeto, a cooperativa superou a meta inicial, chegando a 60,3% de market share, com 2.795 médicos. Isso significou 440 novos médicos em 12 meses.

Já em volume de crédito, a participação foi para 37,8%, com R$ 15 milhões a mais que o resultado inicial. A explicação para um crescimento menor em termos de empréstimos deve-se à mudança do comportamento do cliente, que passou a preferir o pagamento à vista. Em relação ao percentual de conversão de leads, a Unicred chegou a 23%, acima do esperado.

Todos os dados relacionados acima fazem parte dos resultados quantitativos do projeto. Mas os qualitativos também superaram as expectativas. Primeiro porque a Unicred descobriu um novo perfil de cooperado, mais jovem, de alta renda e conectado. Isso foi essencial para que a cooperativa definisse seu posicionamento premium, mudando a própria cultura (a forma de atendimento, por exemplo) e até mesmo a estrutura das agências, que, hoje, seguem a tendência dos espaços coworking.

Em resumo, a Plataforma Neoway:

  • Ajudou a Unicred a identificar o potencial de clientes;
  • Melhorou a assertividade;
  • Apoiou na decisão de abertura de novas agências – entendimento de mercado.

Quer entender na prática como a Plataforma Neoway pode ajudar sua empresa a vender mais e melhor? Solicite uma demonstração ou fale com nossos especialistas.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista