Uma das estratégias mais utilizadasa captação de leads são as iscas digitais. Afinal, existem muitos desafios enfrentados pelas empresas que aplicam o funil de vendas. Esse tipo de recurso auxilia na aceleração da jornada de compra, pois possibilita o início de uma conversação entre marca e consumidor por meio do fornecimento espontâneo de um canal de contato.
Se você quer saber mais sobre o funcionamento de uma isca digital, conhecer exemplos e descobrir como criá-la para coletar leads qualificados, continue a leitura.
O que é isca digital?
Isca digital é uma estratégia de marketing online na qual ocorre um processo de troca entre usuário e empresa. Nessa espécie de permuta, o usuário tem acesso a algum material de valor e a empresa, por sua vez, obtém um lead, cadastrado via formulário.
Ou, como ocorre em casos de cadastro prévio, outras informações relevantes sobre o lead, como número de funcionários da empresa, área de atuação ou orçamento para determinada atividade.
Em estratégias como blogs e redes sociais, o recolhimento de leads é realizado após o consumo do conteúdo. Ou seja, o usuário é induzido ao fornecimento de dados depois de visualizar as informações por meio de uma chamada para a ação.
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Na estratégia conhecida como isca digital, a lógica é invertida. O fornecimento de dados é exigido antes de acessar o material. Por essa razão, é importante que o conteúdo seja de alta qualidade. Em outras palavras, que ofereça real valor ao usuário.
É por esse motivo que, muitas vezes, as iscas digitais são também chamadas de “material rico”, “conteúdo avançado” ou “ímãs de leads”. Por seu caráter comutativo, as iscas digitais exigem um maior dispêndio de recursos para produção.
Exemplos e tipos de iscas digitais
As ferramentas de marketing permitem a criação de diferentes tipos de iscas digitais. Algumas são mais comuns, mas sua efetividade pode variar de negócio para negócio. Afinal, cada público apresenta características próprias. Abaixo, conheça alguns dos tipos de iscas digitais utilizados na internet.
Pesquisa
As pesquisas são compilações de dados, frequentemente acompanhadas de análises. Podem agregar informações estatísticas, quantitativas, qualitativas ou coletadas por meio de grupos focais, entrevistas individuais e etnografia.
São especialmente populares no mercado B2B e no setor de serviços. Por outro lado, apresentam maiores custos para composição.
- Exemplo: “Pesquisa – Tendências de Marketing Digital para 2023”
Videoaula
As videoaulas são conteúdos em vídeo que tratam, de maneira aprofundada, sobre um tema específico. Normalmente, são lecionadas por especialistas, o que as torna particularmente proveitosas para o usuário.
- Exemplo: “Videoaula – Como funciona a inteligência artificial”
E-book
Os e-books são conteúdos que tratam sobre assuntos diversos e funcionam como iscas digitais em diferentes etapas do funil de vendas – geralmente em PDFs. Há uma série de variações para esse formato, como guias, estudos de caso e checklists.
- Exemplo: “Guia para o ENEM 2023 – Saiba como se preparar para a prova”
Webinário
Webinários são eventos online utilizados para ensinar, debater e interagir com o público. Para a confirmação da presença, é exigido o cadastro do email, o que o torna uma ótima maneira de gerar leads.
- Exemplo: “Webinário – Como começar um negócio do zero”
Quiz
O quiz é um modelo de conteúdo no qual um usuário responde a uma série de questões e, como recompensa, recebe um feedback com base em suas escolhas.
- Exemplo: “Quiz – Saiba qual é o seu perfil de investidor”
Utilitários (planilhas, templates)
Utilitários são materiais que podem ser utilizados pelos usuários em suas rotinas, como planilhas, templates e calculadoras.
- Exemplo: “Calculadora de ROI – Meça o retorno sobre o investimento das campanhas em instantes”
Dicas sobre como criar uma isca digital eficiente
Existem muitas maneiras de se criar uma isca digital. Mas, para que haja eficiência, há algumas recomendações. Conheça-as a seguir.
Idealização data-driven
Para potencializar a criação de iscas digitais, é sempre interessante utilizar os dados em sua idealização. Informações sobre comportamento do consumidor, interesses e desejos são bem-vindas. Isso também auxilia na personalização do material. Assim, é possível criar peças com abordagem e tom ideais para o público ao qual se destinam.
Customização da isca
Outro fator importante é pensar nos métodos e meios de distribuição da isca. Uma universidade, em seu setor de graduação, possui um público bem definido. Por exemplo, pessoas de 17 a 24 anos.
Contudo, essa é uma definição abrangente. Os potenciais alunos têm diferentes necessidades. Nesse caso, poderiam ser criados materiais distintos para cada um dos cursos. Assim:
- Guia de Carreira para Engenheiros;
- Guia de Carreira para Advogados;
- Guia de Carreira para Médicos.
É válido lembrar que a customização pode ser ainda mais específica. Nos casos supracitados, seria possível segmentar ainda mais, dividindo-os em engenharias (de produção, elétrica, ambiental, etc.), advogados (civil, trabalhista, criminalista etc.) e médicos (clínico geral, dermatologista, psiquiatra etc.)
Criação de landing page
Criar uma isca digital é uma tarefa trabalhosa, mas pode ser muito eficiente. Assim, é importante que o usuário chegue a uma página exclusiva, sem distrações que possam levá-lo a desistir da inscrição.
Essas são as chamadas de landing pages, que recebem atenção de equipes de design, redação e otimização para mecanismos de busca (SEO) para extrair o máximo potencial do material.
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