Aplicação do aprendizado de máquina traz novas perspectivas para avaliar investimentos de risco

SCROLL DOWN

Índice

  • O que é um investimento de risco?
  • E quanto ao risco de mercado? E o risco de liquidez?
  • Como usar dados para avaliar investimentos de risco?
  • Como DataWise + auxilia na potencialização de investimentos?

Em um mercado de capitais cada vez mais dinâmico, a avaliação de investimentos de risco tornou-se essencial para a obtenção de lucros. Afinal, é preciso se ater às principais métricas financeiras para realizar aplicações com bom potencial de retorno. 

Mas apenas os dados não significam muito sozinhos. Antes de realizar investimentos favoráveis, é necessário interpretá-los. O problema é que, com a quantidade de informações excessiva, torna-se impossível para a mente humana processar e avaliar tudo em tempo hábil. 

É aí que entram as soluções tecnológicas como a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina (machine learning). Então, se você deseja saber como esse tipo de inovação auxilia na análise de investimentos de risco, continue a leitura. 

Saiba como a Segmentação de Investidores pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

O que é um investimento de risco?

Investimento de risco é o nome dado a uma aplicação financeira em que há a real possibilidade de perda integral ou parcial do capital investido. Em contrapartida, apresenta também um alto potencial de retorno quando comparado a outros tipos de investimento. Esse conceito é normalmente atribuído a ativos expostos à volatilidade do mercado. 

O termo pode ser atribuído aos mais diversos tipos de investimentos, como ações, fundos de investimento, derivativos, criptomoedas, small caps, entre outros. 

É importante frisar, contudo, que a definição varia de acordo com a percepção do investidor. Ou seja, flutua segundo a tolerância ao risco. 

Investimentos considerados de maior risco estão associados à volatilidade do mercado e podem ser impactados por uma variedade de fatores, como condições econômicas, mudanças políticas, eventos globais e mesmo fatores específicos de um setor ou empresa.

A compreensão do investimento de risco é fundamental para os investidores, pois envolve uma análise cuidadosa dos elementos que podem afetar a segurança e a rentabilidade de uma aplicação financeira. 

E quanto ao risco de mercado? E o risco de liquidez?

O risco de mercado é um dos principais tipos de risco em investimentos. Isso porque sua lucratividade está sujeita às flutuações dos indicadores financeiros macroeconômicos, como a taxa de câmbio, o risco cambial e a inflação. 

Já o risco de liquidez diz respeito à dificuldade de converter um investimento imediatamente para conter perdas significativas. Ou seja, quando sua comercialização não é tão simples e há possibilidade de déficit. 

Esses dois tipos de riscos afetam diretamente a probabilidade de ganhos do investidor. A boa notícia é que ambos são avaliados na análise de dados financeiros

Como usar dados para avaliar investimentos de risco?

Todo investimento possui um grau de risco. Isso é inegável. Ações, títulos, imóveis ou qualquer outro tipo de ativo apresenta um determinado perigo para o investidor. Contudo, há uma maneira de mitigar esses riscos: por meio da análise de dados. Essa prática é fundamental para potencializar os recursos investidos. 

Os dados no mercado financeiro oferecem a possibilidade de investigação e consideração de investimentos de risco. Isso quer dizer que trazem insights que facilitam a tomada de decisão e a tornam mais segura. 

Apesar disso, é importante frisar: a análise preditiva não é infalível. Afinal, o mercado financeiro está sujeito a muitas variáveis, como mudanças regulatórias, eventos políticos e flutuações em um nível global. 

Tudo começa pela análise do histórico de desempenho. Por meio de uma avaliação de performance, é possível identificar padrões comportamentais de ativos e antever tendências para potencializar o uso dos recursos. Os indicadores econômicos também entram na equação, levando em conta o risco de mercado, assim como informações complementares sobre concorrentes. 

Conheça e inspire-se pelo case de sucesso de Big Data Analytics da Neoway e obtenha melhores resultados comerciais.

Contudo, os dados precisam ser processados e analisados. Isso proporciona uma visão mais ampla do contexto econômico e das tendências de mercado. Ao considerar indicadores macroeconômicos, os investidores podem antecipar cenários e ajustar suas estratégias. 

Esse tipo de processo é potencializado por meio da Inteligência Artificial. Através de algoritmos de aprendizado de máquina,  grandes volumes de dados históricos são interpretados automaticamente. Isso leva à identificação de padrões, correlações e tendências. 

Mas isso não é tudo. Essa abordagem incorpora informações em tempo real para se adaptar às mudanças do mercado – e, claro,  ao perfil do investidor, tal qual sua tolerância ao risco, objetivos pessoais ou corporativos e prazo de retorno do investimento estimado. 

A seguir, são criados modelos preditivos que estipulam quais são os ativos com melhor potencial de retorno. Ou seja, trata-se de uma “bússola” que aponta caminhos para a aplicação recorrente e gerenciamento de riscos. 

Os modelos preditivos interpretam os dados em tempo real. Isso permite, inclusive, a diversificação da carteira de investimentos. Ou seja, apontam caminhos através da correlação entre diferentes classes de ativos e quais delas trarão o melhor resultado financeiro. 

Como DataWise + auxilia na potencialização de investimentos?

O DataWise +, solução B3 construída com a tecnologia Neoway, fornece dados consolidados do mercado em um só lugar, tornando a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas mais ágil e eficiente.

A solução também permite, de forma customizável, o acompanhamento do market share e a elaboração de comparativos com os concorrentes, além de facilitar o entendimento do comportamento de instrumentos financeiros e de cada categoria de investidor. 

Fale com um de nossos especialistas e comece agora a fazer análises do Mercado de Capitais e a tomar decisões com muito mais agilidade e eficiência.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura