Inteligência Comercial: Entenda os principais procedimentos para vender mais

SCROLL DOWN

O comportamento do consumidor mudou, fazendo com que o processo de vendas tenha que ser muito mais dinâmico e proativo. Para atrair e conquistar o cliente, a velha equação “bom discurso e preço competitivo” não é mais suficiente. Primeiramente, é preciso conhecer a fundo o público-alvo. Isso só é possível com a coleta, integração e análise de dados. É o que chamamos de inteligência comercial.

Essa é uma etapa imprescindível do planejamento de uma empresa para que ela consiga vender mais e melhor. A inteligência comercial ajuda a mapear o mercado e o perfil de cliente fazendo uso de tecnologias baseadas em sistemas de gestão como CRM (Customer Relationship Management), ERP (Enterprise Resource Planning) e BI (Business Intelligence).

 

Existem algumas formas de tornar todo esse processo muito mais organizado e vantajoso. A seguir, destaco alguns dos procedimentos dessa importante ferramenta de vendas.

5 passos fundamentais para chegar à inteligência comercial

Mapeamento do market-share

O primeiro passo para uma estratégia de inteligência comercial bem sucedida é o mapeamento do market-share. De maneira geral, o uso de dados públicos ajuda a medir o tamanho do mercado e o volume de vendas de determinado serviço ou produto em cada região. Ao mapear o market-share, segmentando essa análise por tipo de produto e geograficamente, é possível saber quanto a empresa vende em cada local, identificando onde a estratégia está indo bem e onde há “gaps”, ou seja, lacunas onde a empresa ainda não atua. Esse diagnóstico é extremamente importante porque ajuda a ajustar a capacidade de produção nas regiões em que a empresa deseja crescer.

O mapeamento pode ser feito manualmente ou com a ajuda de soluções especializadas. A segunda opção é a mais indicada, uma vez que a coleta e análise manual é demorada e muitas vezes imprecisa. Hoje em dia já existem ferramentas que conseguem consolidar em poucos minutos uma infinidade de informações. É o caso da Plataforma Neoway, que oferece ao cliente muito mais agilidade e segurança para a tomada de decisão.

Veja neste conteúdo como a Unicred ampliou o market share e rede de cooperados com a Neoway.

Identificação de oportunidades

Com o mapeamento feito, é muito mais fácil identificar e trabalhar as oportunidades. É possível, por exemplo, utilizar o cross-sell para produtos que vendem bem em determinada região ou município. Se você tem uma grande saída de um produto A e de um produto B, por que não montar um kit e aumentar o seu tíquete de venda? Outro ponto importante é a redistribuição da equipe comercial, ou seja, reforçar a quantidade de vendedores nos locais onde o market-share não é tão alto e é interessante aumentá-lo.

Segmentação dos clientes e mercado

Conhecer o cliente é essencial para saber o que vender para ele. Se pegarmos, por exemplo, o mercado de bebidas, não adianta chegar em locais que vendem cervejas mais industriais e oferecer algo artesanal e mais caro. É preciso tratar cada cliente de maneira diferenciada e isso só é possível a partir de segmentação. Com a Plataforma Neoway para auxiliar o processo de segmentação, as empresas podem criar clusters e agrupar os leads por mercado e região. A tecnologia permite buscar rapidamente perfis semelhantes aos já atendidos, disponibilizando-os dentro de um mapa nacional ou regional.

Retenção de clientes

Se nos itens anteriores o foco foi a prospecção de clientes, não podemos esquecer também da retenção, que é uma das etapas mais importantes do processo comercial. Uma estratégia de retenção de clientes bem executada evita churn e é muito vantajosa do ponto de vista financeiro, uma vez que todo novo cliente exige um investimento maior.

A tecnologia desenvolvida pela Neoway permite saber, entre outras coisas, quais são os clientes com maior chance de cancelamento. Esse diagnóstico ajuda a equipe comercial a saber o que deve ser priorizado em cada momento.

Um exemplo de sucesso é o do Grupo Ultra, que otimizou retenção de clientes por meio da Plataforma Neoway. Veja o case!

Colocar processos em prática

Tão importante quanto o planejamento é a execução dos processos que foram pensados. O alinhamento com a área comercial é fundamental para o sucesso da estratégia de vendas. Afinal, são os vendedores que estarão na linha de frente, coletando as informações e trazendo os feedbacks dos clientes.

É fundamental que ele sinta que a tecnologia é uma aliada, um auxílio para a tomada de decisão. Muitos profissionais, mesmo os mais experientes, acabam vez ou outra se perguntando para quem devem ligar primeiro, qual cliente deve ser priorizado nas visitas, qual produto e/ou serviço oferecer. Uma solução especializada vai ajudá-lo a entender exatamente isso, além de auxiliar em todas as outras questões pontuadas anteriormente.

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Accxrtificial para negócios. Quer saber como nossas soluções podem ajudar a sua empresa a vender mais e melhor? Entre em contato com a nossa equipe.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura