Como segmentar o mercado ajuda a fechar melhores negócios

SCROLL DOWN

O que fazer quando se está em um segmento de mercado com muitos concorrentes e clientes cada vez mais seletivos? Aprender como segmentar o mercado pode ser uma das respostas. E não é de hoje que a segmentação tem feito a diferença na gestão de muitas empresas que encontram seus nichos, focam sua atuação, tornam-se referência e conquistam clientes leais.

Para alcançar este patamar, o primeiro passo é entender mais sobre segmentação, não só seus benefícios, mas também o que é necessário para colocá-la em prática.

Segmenta-se um público, seja ele de Pessoa Física ou Jurídica, levando-se em conta aspectos geográficos, demográficos e comportamentais, além de hábitos de consumo. Por isso, descobrir como segmentar o mercado funciona como um dos pilares de uma estratégia de marketing e vendas, não importando qual seja o ramo de atividade ou o porte da empresa. Mas como isso é possível?

Quando se opta por uma atuação segmentada, pode-se atender um ou mais grupos de clientes a partir de fatores e características específicas e isso se traduz em uma abordagem muito mais direta, com maiores chances de conversão e de fechamento de negócio. Não é preciso mudar de segmento nem aumentar de tamanho para isso.

Entenda como segmentar sua base de leads de forma inteligente e eficaz com nosso guia gratuito!

Segmentar o mercado para atender demandas específicas

Segmentar o mercado pode levar a empresa a encontrar com mais facilidade o que chamamos de os seus Próximos Melhores Clientes. Próximos Melhores Clientes?

Sim, Best Next Customers (Próximos Melhores Clientes) já é um conceito bem difundido nos Estados Unidos e tem ganhado força no Brasil depois que a tecnologia trouxe a possibilidade de gerar segmentações mais específicas e precisas.

Leia mais: Ideal Customer Profile (ICP): como definir o perfil de cliente ideal

Segmentar o mercado é um dos principais caminhos para que a empresa identifique clientes de determinados nichos e com alto potencial para a fidelização. Isso graças à precisão que se consegue alcançar ao segmentar e direcionar a comunicação da empresa.

Vantagem na tomada de decisão e na relação com fornecedores

Outra grande vantagem de atuar de forma segmentada é a maior facilidade para avaliar e rever estratégias. Com a fácil identificação dos públicos, suas características demográficas e psicográficas e como consomem conteúdo, as mudanças estratégicas e táticas se tornam mais simples e precisas.

Neste sentido, até mesmo a relação da empresa com seus fornecedores se modifica quando a atuação passa a ser segmentada. É possível reduzir estoque, eleger prioridades, rever a contratação de determinados serviços e até otimizar a força de vendas. Tudo isso favorece uma gestão mais eficiente de recursos a partir da decisão de saber como segmentar o mercado para melhorar os resultados da empresa, principalmente o financeiro.

Como segmentar o mercado sem uma cultura de orientada a dados na empresa?

Mas para que seja possível segmentar o mercado em que atua ou em que pretende atuar, a empresa precisa antes de mais nada fazer uma auto-avaliação: existe uma cultura orientada a dados dentro da sua empresa? Se ainda não, é o momento de mudar este cenário porque os insights que levam até a segmentação surgem justamente da aplicação do Big Data Analytics.

Ou seja, são as informações dos clientes e potenciais clientes coletadas interna e externamente, cruzadas com informações relevantes do mercado, que apontam a direção de qual ou quais segmentos a empresa deve atingir para ter maiores chances de crescer.

Quer saber mais sobre segmentação de mercado e uso estratégico de dados aplicados ao seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e entenda como as soluções de Marketing e Vendas podem ajudá-lo a maximizar resultados.

Aprimore seus esforços de marketing e vendas com as soluções Neoway.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura