Big Data Analytics para equipe comercial: conquiste a alta performance

SCROLL DOWN

Conquistar e manter a alta performance em vendas é sempre o grande desafio de uma equipe comercial, independente de porte e segmento de atuação da sua empresa. Mas, ter resultados positivos e alcançar as metas propostas é uma combinação que depende de inúmeros fatores, como estratégia precisa, vendedores motivados, boa coordenação e ferramentas eficientes.

Uma diretriz bastante utilizada para atingir a alta performance em vendas é buscar o aprimoramento dos 3 P’s. O primeiro P está relacionado ao propósito, que é a definição de onde a empresa quer chegar. Podemos fazer um paralelo os objetivos de vendas, que devem estar bem claros e definidos para todo o time. O segundo P fala sobre a psicologia vencedora, que trata da capacitação e dedicação do time, ou seja, a forma como cada vendedor trabalha e organiza suas atividades individualmente.

Já o último P é o da produtividade, que dá um olhar objetivo para às vendas, abordando metas, indicadores, eficiência, eficácia. E é sobre a produtividade, como fator relevante para a alta performance, que vamos nos aprofundar neste artigo. E, claro, como é possível melhorá-la consideravelmente utilizando a tecnologia do Big Data Analytics para dar suporte à equipe comercial.

Como o Big Data Analytics faz a equipe comercial vender mais e melhor?

Antes de falarmos especificamente sobre o funcionamento das ferramentas de Big Data Analytics, é preciso destacar algumas ações relacionadas à produtividade, que devem ser trabalhadas e aperfeiçoadas para melhorar a performance da equipe de vendas. São elas:

Todos estes quesitos são importantes para o desenvolvimento da estratégia comercial ganham muito mais eficiência e precisão quando há uso do Big Data Analytics. Veja como, a seguir.

Dados estratégicos oferecem Inteligência de Vendas

Os dados estratégicos levantados e analisados com agilidade, exatidão e escala pelas ferramentas de Big Data Analytics são a chave para a alta performance em vendas. Neste ponto, a Plataforma Neoway possibilita que as empresas tenham domínio das informações relevantes, que podem gerar insights e melhorar o desempenho da equipe comercial.

Com elas, é possível reunir e mesclar dados internos — armazenados por sistemas de gestão, como o CRM e ERP, por exemplo —, e informações de mercado geradas a partir de buscas de fontes externas, confiáveis e atualizadas. Analisando e fazendo correlações, pode-se traçar a melhor estratégia e direcionar as ações dos vendedores, alavancando as vendas com muito menos tempo e energia.

Sobre os pontos relacionados à produtividade, que listamos acima, o Big Data Analytics cria filtros para segmentar a base e buscar mercados e clientes, já traçando um perfil ideal (semelhantes ao de quem faz negócios com a organização e está satisfeito) a ser atingido, que pode ser de pessoas ou empresas.

Para negócios B2C, a Plataforma Neoway – por meio da ferramenta Search – possibilita, por exemplo, que os clientes da base sejam agrupados por hábitos de consumo, desejos, necessidades, comportamentos e características, como poder de consumo. Já em B2B, pode-se acrescentar ainda mais variáveis às segmentação, observando fontes externas para conhecer faturamento histórico, data de abertura e o nível de atividade da empresa. Depois, com a ferramenta de inteligência geográfica Maps, é possível identificar em quais regiões há mais probabilidade de encontrar estes leads semelhantes.

Assim, com listas já pré-qualificadas pela análise de dados, pode-se saber onde, quando e para quem oferecer seu produto/serviço, investindo em uma abordagem personalizada para concretizar a venda. Tudo isso dá mais precisão e produtividade ao trabalho dos vendedores, pois apenas os leads com fit para o produto/serviço serão priorizados para o contato do time de vendas (ou pré-vendas), ganhando possibilidades reais de se diminuir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e melhorar as receitas.

Além disso, com mais informações sobre os hábitos de compra dos clientes já convertidos e pelo mapeamento da sua jornada, ganha-se mais condições de fazer vendas cruzadas, ampliar o ticket médio e até reduzir o churn.

Para fechar o ciclo de vendas, ferramenta Leads ainda ajuda a distribuir as oportunidades e criar alertas (inclusive mobile) aos vendedores, e proporciona um acompanhamento do pipeline de vendas, com um mapa diário das atividades que compõem o processo para que se possa analisar, corrigir (se necessário) e retroalimentar a estratégia.

Como vimos, a Plataforma Neoway dá inteligência de vendas para os negócios de todos os portes e segmentos. Ela oferece uma combinação de ferramentas de software, bases de dados e modelos estatísticos que têm como objetivo ajudar a vender mais e melhor, dando alta performance à equipe comercial.

Conheça a Plataforma Neoway e ganhe força de vendas com a ajuda do Big Data Analytics
Para saber mais, solicite uma demonstração ou fale com nossos especialistas.

Antes de os vendedores partirem para campo, é importante que a equipe de marketing prepare e ofereça as informações e subsídios necessários para que eles possam conquistar clientes. Isso levando em consideração que cada possível consumidor está em um estágio de venda diferente e, por isso, demandam ações específicas — e, nesse ponto, o marketing deve orientar as vendas.

A performance da equipe de vendas normalmente está relacionada à quantidade de novos contatos adquiridos e à taxa de conversão. Ambos os resultados precisam de um fator em comum: o conhecimento do público-alvo. Por isso, vale a pena investir em conhecer melhor o público-alvo, como ao realizar pesquisas com clientes e potenciais clientes, de modo a entender quais são seus objetivos e expectativas. Partindo disso, é possível alinhar a atuação da equipe de vendas, fazendo com que seja mais efetiva.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura