Por que fazer contingenciamento jurídico?

SCROLL DOWN

O departamento jurídico tornou-se um dos setores mais importantes para uma empresa, inclusive do ponto de vista estratégico. Se antes ele era visto por muitos como uma fonte de despesas, hoje as organizações entendem a necessidade de uma gestão eficiente e que tenha comprometimento com os resultados.

Nesse sentido, o contingenciamento jurídico é uma medida que permite às empresas antecipar problemas e assegurar a disponibilidade dos recursos para superá-los, sejam eles de ordem material, financeira ou humana.

Um bom plano de contingenciamento jurídico envolve diversos departamentos e precisa estar alinhado às estratégias da empresa como um todo, já que pode impactar na saúde financeira do negócio. Continue a leitura e entenda o que é e como funciona o contingenciamento jurídico.

O que é contingenciamento jurídico?

Por que fazer contingenciamento jurídico?

O contingenciamento jurídico é uma provisão de recursos realizada para garantir a cobertura de despesas advindas de processos legais e deve estar prevista no planejamento orçamentário da companhia. 

Por ser uma prática prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, o contingenciamento jurídico envolve uma relação direta entre o departamento jurídico e outros setores da organização, como a contabilidade.

A mesma aproximação pode se fazer necessária com o setor de Recursos Humanos, por exemplo, mantendo uma previsão em relação a possíveis gastos em função de ações trabalhistas.

Vale notar que essa é uma prática que depende de situações futuras. Ou seja, com base em previsões, bloqueia-se ou adia-se temporariamente um valor para precaver-se de possíveis gastos.

Fica claro que um plano de contingenciamento jurídico precisa permear praticamente toda a organização. Afinal, as questões com que o departamento deve lidar impactam a saúde financeira da empresa, exigindo um planejamento bem-estruturado para cobrir esse tipo de despesa.

Isso porque, caso seja executado da maneira errada, pode comprometer o fluxo de caixa da companhia, prejudicar sua capacidade de investimento e afetar suas chances de crescimento.

E qual a importância do contingenciamento jurídico para as empresas?

Por que fazer contingenciamento jurídico?

Tanto um processo judicial, quanto ações trabalhistas, podem colocar em risco a saúde financeira de uma empresa. Não à toa, o departamento jurídico, junto com os escritórios de advocacia, vem ganhando protagonismo nas organizações modernas.

Como vimos, um contingenciamento jurídico eficaz – também chamado de contencioso estratégico – deve trabalhar em sintonia com outras áreas da empresa. Esse alinhamento é importante para a superação de crises. Na verdade, trata-se de algo fundamental para evitá-las.

Para isso, o departamento jurídico deve monitorar todas as despesas proveniente de processos em andamento, assim como ter uma boa previsibilidade daqueles que podem surgir. E isso está diretamente relacionado ao conceito de Inteligência Jurídica.

Vale ressaltar que as empresas que não possuem um departamento jurídico interno podem contratar escritórios de advocacia para ajudar com o contingenciamento jurídico.

Essas atividades devem constar no plano de contingenciamento da organização, documento que prevê as respostas que devem ser adotadas em situações de crise e na ocorrência de contratempos.

Esse plano é uma ferramenta muito importante para antecipar riscos considerados inevitáveis e mitigar ao máximo os efeitos de outras ameaças. Mais uma vez, não se trata de uma ação isolada de um setor; deve-se buscar a colaboração de todas as áreas para um mapeamento completo de vulnerabilidades.

Benefícios dessa prática

UIm contingenciamento jurídico bem executado traz benefícios como:

  • Identificação de processos e/ou soluções que vem causando demandas judiciais;
  • Implementação de políticas para evitar/reduzir essas situações e realizar acordos judiciais;
  • Maior previsibilidade de despesas;
  • Melhor planejamento financeiro.

É vital que o plano de contingenciamento jurídico seja promovido internamente entre todos os colaboradores. Ele precisa ser compreensível, com linguagem clara e acessível.

O uso de ferramentas tecnológicas permite trazer muito mais precisão e eficácia ao contingenciamento jurídico. Recursos como Big Data e Inteligência Artificial permitem uma previsão de custos muito mais acurada, além de auxiliar no monitoramento de processos e ações que podem ocasionar novos custos.

Sendo assim, essas ferramentas reduzem a ocorrência de erros e, como consequência, promovem um aumento da produtividade do time e uma redução dos custos operacionais.

Como a Neoway ajuda as empresas?

A Neoway oferece soluções, como o Neoway Legal, que pode atuar como aliada do plano de contingenciamento jurídico.

O Neoway Legal confere às empresas uma maior previsibilidade sobre a provisão de demandas judiciais, auxiliando na definição de estratégias de contingenciamento e na prevenção de riscos e gastos excessivos.

O Neoway Legal também permite acessar uma visão de valor por ano, uma previsão de perda (provável, possível, remoto) e o encerramento previsto dos processos ativos em cada ano. Além disso, é possível recalcular e ajustar os valores reservados para contingenciamento a partir de variáveis como:

  • Tempo médio de durabilidade do processo;
  • Possibilidade de perda ou ganho e, em caso de perda, o valor médio provável a ser despendido.

Conheça o Neoway Legal e veja como as informações geradas por Inteligência Artificial podem ajudar na definição de estratégias jurídicas mais precisas e eficazes!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura