Quando falamos de alta performance em vendas nos referimos à combinação de fatores que impactam nos resultados do time comercial. Isso envolve aspectos como a capacidade dos profissionais, os recursos disponibilizados pela empresa, a própria cultura organizacional, entre outros.
É importante ressaltar que a alta performance em vendas não é algo facilmente quantificável. Afinal, essa definição vai depender das características da organização, do segmento em que ela atua e dos seus objetivos e metas.
Trata-se de algo que muda de empresa para empresa, considerando as variáveis que influenciam seus negócios e os indicadores que mais importam naquele momento. Por isso, podemos dizer que a alta performance em vendas consiste em entregar resultados satisfatórios e de forma constante, sem grandes variações.
Como alcançar a alta performance em vendas?
Alcançar a alta performance em vendas depende da sinergia e do alinhamento entre metas, indicadores, pessoas e ferramentas. Podemos destacar algumas medidas:
Tenha processos bem definidos
Processos servem para organizar e sistematizar o trabalho do time de vendas. Quando são claros, possuem etapas bem definidas e são compreendidos por todos os profissionais, o rendimento da equipe tende a ser melhor, com menos falhas e retrabalhos.
Para que isso seja possível, é importante documentar as regras e ações esperadas, compartilhá-las com os vendedores e certificar-se de que todos as receberam e entenderam como o fluxo de vendas deve funcionar. O gestor também deve monitorar a adoção desses processos e se estão ajudando a construir uma equipe mais eficiente e produtiva.
Capacite a equipe comercial
Nem todas as empresas conseguem contratar os melhores profissionais do mercado. Mas isso não é um impedimento para a formação de uma equipe de alta performance em vendas.
Investir em treinamentos e na capacitação dos profissionais pode ser altamente vantajoso. Atualizar e aperfeiçoar as habilidades de quem já faz parte do time e já está familiarizado com os processos de vendas e com a cultura da empresa pode trazer ganhos expressivos à produtividade e rendimento da equipe comercial.
Cursos, palestras, workshops e treinamentos que tratem dos principais assuntos relacionados à rotina dos colaboradores são algumas opções para construir um time de alto desempenho.
Invista em Big Data
O uso estratégico de dados é um passo chave para alcançar a alta performance em vendas. A partir da análise de informações, é possível obter insights valiosos para melhorar o desempenho do time comercial.
As ferramentas de Big Data são aliadas importantes neste processo. Elas são capazes de coletar dados internos (de um CRM, de um ERP e de outros bancos de dados) e externos (relativos ao mercado, concorrência, público etc.), identificando padrões e fazendo correlações para extrair conhecimento.
Essas descobertas colaboram para traçar uma estratégia de vendas otimizada, direcionar as ações dos vendedores e potencializar os resultados.
Indicadores de sucesso: como medir a performance em vendas?
A performance do time comercial pode ser mensurada com auxílio dos KPIs de vendas, que ajudam a medir tanto aspectos individuais de cada vendedor como da equipe como um todo. Alguns dos principais indicadores para medir o desempenho em vendas são:
- Churn Rate;
- Ciclo de Venda;
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Lifetime Value (LTV);
- Taxa de conversão de visitante em lead;
- Taxa de conversão de lead em cliente;
- Taxa de Follow Up;
- Ticket Médio.
Monitorar esses KPIs é a melhor forma para medir o desempenho da equipe e o sucesso das ações colocadas em prática. Trata-se de adotar uma abordagem data driven, em que os dados vão guiar as análises, decisão e conclusões.
Quais fatores influenciam a performance de vendas?
Como vimos, a performance do time de vendas depende de um conjunto de fatores, desde processos e ferramentas às pessoas que compõem a equipe. Nesse sentido, é preciso criar um ambiente organizacional que propicie um bom desempenho. E isso envolve alguns princípios básicos, entre eles:
- Cultura organizacional: a empresa deve promover uma cultura de resultados. Isso passa por alinhar valores e pessoas para implementar um ambiente em que todos busquem, de forma colaborativa, os melhores resultados possíveis.
- Metas realistas: um time só é capaz de entregar resultados com constância se as metas estabelecidas forem realistas. Caso contrário, o que se gera é insatisfação e desmotivação. Nesse caso, é essencial que os objetivos organizacionais sejam baseados em estudos de mercado e análises sobre o próprio negócio.
- Comunicação interna: para que as metas sejam alcançadas e para que haja colaboração, é preciso que a comunicação seja clara e evite ruídos. Quando a comunicação interna ocorre de maneira fluida, o mesmo ocorre com o fluxo de trabalho. Com uma engrenagem que funciona melhor, o time se motiva mais e o ambiente de trabalho torna-se mais salutar.
- Competição: a competição saudável entre os profissionais do time é o complemento perfeito à colaboração que deve haver entre todos. Para que isso funcione, é importante valorizar o trabalho daqueles que apresentarem melhores resultados, tomando cuidado para assegurar um tratamento equânime entre todos. Novamente, isso se reflete em motivação e engajamento.
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