Compliance deixou de ser apenas um departamento focado em obrigações regulatórias. Hoje em dia, a análise de compliance é um diferencial competitivo e estratégico, especialmente em um ambiente corporativo cada vez mais pressionado por eficiência – além das normas e regulamentações.
Nesse cenário, os profissionais de compliance precisam se apoiar em ferramentas que acompanhem as tecnologias disponíveis, abrindo caminho para abordagens mais proativas, inteligentes e baseadas em dados.
A boa notícia é que há soluções de inteligência de dados disponíveis para facilitar a tomada de decisões desde o onboarding de novos clientes, parceiros, colaboradores ou terceiros até o monitoramento contínuo de riscos em potencial.
No artigo de hoje, vamos apresentar algumas dessas tecnologias no contexto da análise de compliance.
Quer potencializar sua estratégia de Compliance?
Tenha uma visão 360 das suas análises, com mais previsibilidade, segurança e agilidade.
O papel da análise de compliance na era digital
Uma análise de compliance é o processo de monitorar, revisar e garantir que todos os processos, transações e comportamentos da empresa estejam em conformidade com legislações, normas internas e boas práticas éticas. Com o volume de dados crescendo exponencialmente, realizar esse tipo de tarefa manualmente é praticamente inviável.
É nesse contexto que a tecnologia se torna indispensável. Por meio de inteligência de dados, inteligência artificial e automação, os times de compliance ganham mais agilidade e precisão em suas decisões.
Tecnologias essenciais para a análise de compliance
Algumas das tecnologias envolvidas nesse processo de análise de compliance são:
1. Plataformas de Data Analytics e Business Intelligence (BI)
Soluções de BI permitem cruzar diferentes bases de dados e gerar insights em tempo real. No compliance, isso significa detectar comportamentos fora do padrão, rastrear transações suspeitas e identificar pontos de vulnerabilidade antes que virem crises.
Com a integração de dados de diferentes fontes, é possível acompanhar indicadores-chave, tomar decisões baseadas em evidências e até mesmo automatizar as boas práticas do compliance.
2. Inteligência Artificial (IA)
Com tantas informações disponíveis, não é raro ver profissionais de compliance inundados por ondas de dados, o que pode tornar suas análises menos eficientes e ágeis.
Com ajuda de Inteligência Artificial generativa, é possível entregar resumos completos das análises de compliance. Esse material aponta, inclusive, quais são as evidências e regulamentações que dão base para cada parecer.
3. Automação de decisão
A automação de decisão é utilizada para execução de tarefas repetitivas, como validação de documentos, checagem de situação cadastral na Receita Federal, dentre outros. Esse tipo de ferramenta libera o time de compliance para se concentrar em análises estratégicas e investigações mais complexas.
4. Ferramentas de monitoramento contínuo
Há algum tempo, era uma prática comum fazer o onboarding de um parceiro, por exemplo, e só revisar essa análise meses ou até depois de anos. No entanto, com as fraudes cada dia mais sofisticadas, não é possível arriscar seus negócios e sua reputação dessa forma.
Por isso, há soluções que monitoram riscos em potencial de forma contínua, apontando alterações cadastrais, trocas de endereço, mídias adversas, dentre outras informações. Essas ferramentas disparam alertas sempre que há uma conduta ou situação suspeita.
5. Validação de identidade digital
Soluções de biometria facial, prova de vida (liveness detection), facematch e OCR de documentos são usadas no onboarding de parceiros, colaboradores, clientes, fornecedores e terceiros, reduzindo o risco de fraudes e garantindo que a empresa esteja lidando com pessoas e empresas reais.
Como aplicar a análise de compliance baseada em tecnologias e dados em sua empresa
O primeiro passo é avaliar o nível de maturidade da área de compliance e identificar os principais gargalos. A partir daí, é possível definir prioridades e buscar soluções que se encaixem na realidade da organização.
A implementação pode começar por ferramentas mais simples, como um dashboard de BI integrado aos sistemas financeiros e de compras, e evoluir para soluções mais avançadas, como IA para classificação de riscos e motores de decisão para aprovações automáticas.
Esse e outros temas foram debatidos no episódio mais recente da minissérie Fatos & Fraudes, com participação de Eric Greghy, Diretor da Unidade de Negócios de Prevenção a Perdas da Neoway, Alexandre Moysés, Diretor de Compliance da B3 e Ana Paula Santos, Gerente de Produtos de Dados da Neoway. Assista!
A análise de compliance baseada em tecnologia não é apenas uma tendência, mas sim uma resposta à complexidade crescente do ambiente regulatório.
Empresas que adotam Data Analytics e ferramentas inteligentes ganham mais controle, agilidade e capacidade de antecipação. Mais do que evitar multas e penalidades, esse novo compliance ajuda a construir uma cultura de integridade, transparência e tomada de decisão informada.
No fim das contas, tecnologia e dados não substituem o olhar crítico do profissional de compliance, mas potencializam seu alcance e tornam sua atuação mais estratégica e eficaz.
No vídeo abaixo, Adriano Martins, Gerente de Governança e Compliance da Claro Brasil, contou pra gente como as ferramentas da Neoway ajudam a companhia na área de compliance e fraudes para mitigar riscos. Com uma empresa do porte da Claro, Adriano comenta o quão importante é ter uma ferramenta que permita gerar um onboarding mais ágil e seguro.
Fale com um de nossos especialistas e conheça as soluções de Prevenção de Perdas da Neoway que potencializam a análise de compliance.