Como se diferenciar da concorrência para atrair mais clientes e aumentar as vendas? A resposta pode estar nas estratégias para gerar maior valor agregado aos produtos e serviços da empresa.
Mais do que um preço competitivo, muitos consumidores procuram vantagens naquilo que adquirem. De pequenos mimos ao longo da sua jornada de compra à inovação constante, as marcas devem buscar esse “algo a mais” para atrair e encantar seus clientes.
A seguir, vamos entender como o valor agregado pode impactar positivamente nas vendas e como otimizá-lo. Boa leitura!
O que é valor agregado?
Valor agregado refere-se à percepção do cliente em relação a um produto ou serviço, tendo em vista seu custo-benefício. Ou seja, é algo subjetivo, que extrapola a noção de preço e vai além da real necessidade do consumidor.
Isso porque o valor agregado está relacionado aos benefícios que um cliente recebe (ou julga receber) juntamente com o que comprou. Pode ser desde algo simples, como uma embalagem personalizada até um atendimento diferenciado e humanizado, por exemplo.
Ou seja, envolve elementos e aspectos que impactam positivamente na experiência de compra do consumidor. E, como consequência, faz com que ele valorize mais a marca, aumentando as chances de voltar e tornar-se um cliente recorrente (e possivelmente fidelizado).
O Valor agregado pode ser um diferencial competitivo importante, dando uma noção de exclusividade e destacando a empresa da concorrência. E isso pode se refletir no aumento das vendas.
Como aumentar o valor agregado de produtos e serviços?
O valor agregado passa pela incorporação de algumas estratégias que não são complexas. Pelo contrário: com medidas simples, é possível encantar o cliente e mudar sua percepção em relação à marca.
As principais estratégias são:
Treine sua equipe
Uma equipe bem treinada é importante para garantir que o trabalho seja feito da melhor forma possível. Principalmente quando falamos de atendimento.
As pessoas não devem ser bem atendidas apenas no pós-venda. O caminho delas para se tornarem clientes da empresa pode envolver dúvidas e a busca por informações. E durante essa jornada elas devem ser atendidas de maneira atenciosa e empática.
Ofereça atendimento omnicanal
A omnicanalidade tem se tornado um processo indispensável quando pensamos na experiência do usuário. Não basta oferecer diferentes canais de compra e de atendimento; é preciso que eles sejam integrados, permitindo ao consumidor percorrer sua jornada da forma que lhe for mais conveniente.
Assim, se uma pessoa quer começar uma compra on-line e finalizá-la na loja física, isso deve ser possível. Da mesma forma, se um consumidor buscar atendimento via chat e quiser retomá-lo por telefone, seu histórico deve estar disponível e integrado nos diferentes canais.
Destaque os benefícios
Como vimos, valor agregado tem relação com o chamado valor percebido. Isso porque, em grande parte, ele depende da forma como o consumidor enxerga valor no que adquiriu.
Assim, é necessário que a empresa saiba “se vender” bem. Destacar os benefícios que o produto ou serviço oferece (preço, tempo de entrega, qualidade etc.) é importante para gerar expectativa e impactar o cliente positivamente.
Invista em inovação
Inovações também são muito bem-vindas na hora de aumentar o valor agregado de produtos e serviços. É por meio delas que será possível superar as expectativas dos consumidores e entregar algo verdadeiramente único, que diferencia a marca das demais.
Para inovar, é importante ficar de olho nas tendências, acompanhando os movimentos do mercado e possíveis mudanças no comportamento e preferências dos consumidores.
Colete feedbacks dos clientes
E para saber o que o cliente quer e deseja, nada melhor do que ouvir o que ele tem a dizer. As pessoas gostam de ser ouvidas e se sentem valorizadas quando isso acontece.
Além disso, a opinião dos consumidores é muito importante para identificar pontos de melhoria, seja no produto, na experiência de compra ou no atendimento. Por isso, é importante criar um sistema que facilite feedbacks, como pesquisas de satisfação.
Elas podem ser enviadas ao longo da jornada do cliente, perguntando sobre a experiência de compra, navegabilidade do site etc. Para incentivar os clientes a deixarem uma resposta, muitas empresas oferecem brindes, como cupons de desconto — o que já encoraja também uma nova compra.
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