4 passos práticos para alavancar suas vendas

SCROLL DOWN

Seja no mercado B2B ou B2C, para vender serviços ou produtos, independente do setor ou tamanho da empresa, uma coisa é certa: vender mais é sempre um dos objetivos. E não poderia ser diferente, afinal, é através dos resultados positivos nas vendas que as empresas crescem e conquistam novos mercados.

Mas, como alavancar as vendas e garantir a sustentabilidade do negócio? Existem algumas boas práticas que podem ajudar nesse sentido, reforçando a estratégia da empresa.
Ao longo deste conteúdo, você vai entender como as empresas podem driblar a competitividade e alcançar o sucesso. Podemos adiantar que neste processo de busca por melhores resultados, a tecnologia é uma grande aliada e oferece muitas possibilidades para quem deseja potencializar as vendas. Continue a leitura para saber mais!

Como alavancar as vendas no seu negócio?

1.Defina estratégias de atração de clientes

A definição de estratégias para atrair clientes é fundamental para alavancar vendas. Naturalmente, se você precisa vender mais, vai precisar de um maior número de potenciais clientes.  Para isso, estratégias de marketing como o inbound marketing são muito utilizadas para educar os clientes sobre o seu produto ou serviço. 

2.Promova o treinamento e a capacitação das equipes de vendas

Depois de definidas as estratégias é importante se certificar que as equipes responsáveis estejam devidamente preparadas e atualizadas. Afinal, sempre surgem novas possibilidades de melhoria e desenvolvimento e o comprometimento com a capacitação é fundamental para os bons resultados.

3.Segmente seu público e faça uma boa definição do PCI (Perfil de Cliente Ideal)

Com as equipes preparadas é preciso dar o próximo passo, algo muito importante para as próximas etapas do processo de venda, que é o momento de definição do seu perfil de cliente ideal. Essa definição junto a um segmentação eficiente é fundamental para atrair oportunidades mais qualificadas e direcionar esforços para este público, afinal é ele que trará o retorno esperado.

4.Garanta a gestão de relacionamento com os clientes 

Por fim, para que as vendas sejam impulsionadas é preciso ter uma boa gestão de relacionamento com os clientes, por razões óbvias.  Todo cliente espera boas experiências quando consome um produto ou serviço e se deseja vender mais precisa construir relacionamentos duradouros e intencionais com seus clientes ideais.

Tendências para alavancar suas vendas

Agora que você já entendeu como se dá o planejamento para alavancar suas vendas, é necessário pensar nas ferramentas que vão te apoiar e se atentar às tendências do mercado. Você já conhece as principais ferramentas para geração de vendas? Abaixo, indicamos as principais. Veja só: 

Big Data 

Chamamos de Big Data a análise e a interpretação de uma grande quantidade de dados. Mas, para que isso seja possível, são necessárias soluções que permitam o trabalho de compreensão desses dados em grande velocidade.

Por isso, as soluções de Big Data possuem grande importância na definição de estratégias para alavancar vendas. Afinal, com elas é possível aumentar a produtividade, tomar decisões mais assertivas e estratégicas, além de reduzir custos.

CRM de Vendas 

O CRM de Vendas também aparece como um grande aliado para quem deseja alavancar vendas e conquistar bons resultados.Para isso, novamente destacamos a importância dos dados.  Nesse sentido, a melhor plataforma para a área comercial é o CRM. A plataforma proporciona a oportunidade de contar com informações concretas e centralizadas em um só lugar.

E, se você trabalha com vendas, sabe que a falta de visibilidade de processos traz grandes prejuízos para a operação comercial de uma empresa. Sem conhecimento sobre o que acontece, fica impossível atrair novos clientes e garantir a produtividade das equipes.

Por isso, apesar de não existirem fórmulas mágicas, o CRM de Vendas garante a automação de processos e contribui para que as empresas possam alavancar suas vendas.

Social Selling 

Quando se deseja alavancar vendas é muito comum pensar nas estratégias de marketing digital para vender mais. Além disso, nos tempos atuais vender através das redes sociais se tornou algo corriqueiro e estratégico.

Essa estratégia é conhecida como Social Selling e diz respeito à prática de criar relacionamento e novas vendas por meio das redes. Afinal, se você deseja que a sua marca seja conhecida, garantir a presença de marca na internet deixou de ser um diferencial para se tornar algo vital para qualquer negócio.

Por isso, é muito importante não desperdiçar essa estratégia e alavancar suas vendas através destes recursos também.

Bônus: Tenha um diferencial e divulgue-o 

Se você deseja alavancar suas vendas além de definir um plano de ação e investir em tecnologia, saiba que a concorrência provavelmente será uma realidade. Isso significa que os clientes terão a possibilidade de fechar negócio com outras empresas.

E como a sua empresa não quer ser a última opção, é fundamental saber dizer qual é o seu diferencial. Por qual motivo o cliente deve escolher o seu negócio e não um concorrente? O que faz do seu produto ou serviço algo único?

Então, conhecer o seu mercado, avaliar concorrentes é algo muito importante para oferecer ao público aquilo que precisam e desejam e, principalmente, algo que a concorrência não poderá entregar de valor.

Feito isso, invista em divulgação! Afinal, os seus diferenciais precisam ser conhecidos pelo público, então não deixe de comunicá-los. Para colocar isso em prática muitas empresas contam com os anúncios do Google Ads, além dos tradicionais posts em redes sociais e o disparo de newsletters.

Por fim, não deixe apostar nas tendências que apresentamos ao longo deste conteúdo e comece alavancar suas vendas com o auxílio das soluções tecnológicas disponíveis no mercado. 

E então, o que achou do conteúdo? Para saber mais sobre tecnologia e vendas continue de olho nos conteúdos do nosso blog e obtenha ótimos resultados. 

Sobre o autor: A Ploomes é a maior empresa de CRM da América Latina, agora também em Portugal! Com a nossa tecnologia, os clientes conseguem tomar decisões de forma mais estratégica, baseada em dados e em tempo real. Ajudamos empresas a aumentar a produtividade e ter mais controle e visibilidade em suas ações. Entre em contato conosco e conheça nossas vantagens!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura