“Foi-se o tempo da linearidade nas empresas”: bate papo com Bruna De Caro, da B3

SCROLL DOWN

A Aceleração em Espiral é o novo conceito que apresenta uma visão inovadora sobre o crescimento das empresas conforme os desafios e contextos a depender do nível de maturidade do negócio. É uma atualização da perspectiva trazida pelo funil de marketing e vendas ao incorporar ações contínuas, modulares e personalizadas.

Em entrevista à Fernanda Baggio, VP de marketing na Neoway, a superintendente de marketing da B3, Bruna De Caro, comenta a importância da Aceleração em Espiral no contexto ágil e dinâmico dos mercados. “Foi-se o tempo da linearidade nas empresas, em que tomávamos decisões em etapas”, resume Bruna.

Segundo ela, o processo decisório dos clientes também mudou e é menos racional do que no passado. Hoje a jornada é “confusa” e não linear, o que impacta diretamente a escolha por determinado produto ou serviço, daí a importância de ter uma estratégia precisa de marketing, muito bem fundamentada com dados.

Confira abaixo a transcrição na íntegra da entrevista que foi realizada em vídeo:

Fernanda Baggio: Como o conceito de Aceleração em Espiral pode contribuir para o crescimento dos negócios?

Bruna de Caro: Esse conceito é muito novo e atual porque o nosso contexto é espiral. Foi-se o tempo da linearidade nas empresas, em que tomávamos decisões em etapas. Hoje as decisões são tomadas de maneira muito rápida e não linear, assim como no mundo do marketing.

FB: O funil de marketing e vendas vem sendo trabalhado há muito tempo, mas não é de hoje que percebemos que a jornada do cliente não é linear, então já era de enxergar com uma nova perspectiva para montar as nossas estratégias…

BC: No marketing, a gente ainda separa as campanhas por etapas, por exemplo, topo do funil, mas, como falamos, a jornada do consumidor não é mais linear; ela é confusa porque várias coisas acontecem no meio do caminho, o que tem muito a ver com o conceito da espiral. No mundo do marketing, pouco tempo atrás, a gente falava muito sobre racionalidade, por exemplo, vou comprar este carro porque ele é mais barato ou porque o motor é bom. Hoje, a nossa tomada de decisão não é mais tão racional porque têm vários outros gatilhos e vieses que acontecem nessa jornada mais confusa que nos fazem tomar uma decisão mais rapidamente ou mudá-la.

FB: E isso muda a maneira como desenhamos as nossas campanhas e toda a estratégia…

BC: O mundo digital trouxe isso, o que facilitou por um lado mas dificultou por outro. Hoje o consumidor tem acesso a um anúncio, depois a uma landing page, e muitas outras coisas. São vários os gatilhos que podem fazê-lo comprar o produto ou simplesmente mudar de ideia e desistir da compra, e isso muda todo conceito e a maneira como olhamos para o consumidor, consequentemente, para a nossa estratégia de marketing.

FB: Nós vivemos um momento no qual não há mais espaço para achismos, né? Com o conceito de Aceleração em Espiral, trazemos dados que levam a uma estratégia mais personalizada e modularidade para o dia a dia…

BC: Não existe mais espaço para achismos de jeito nenhum. Você não consegue investimentos em marketing sem voltar com números sobre a conversão. No mundo digital, sabemos exatamente onde o consumidor está e o que ele está fazendo. Cada vez mais o profissional de marketing precisa de ferramentas que nos ajudem no dia a dia com o uso de dados.

FB: A Neoway ajuda os clientes a mudar o nível de maturidade e alcançar novos patamares com o uso de dados a depender dos desafios que elas enfrentam. Como você enxerga a importância disso sendo uma profissional de marketing?

BC: Eu trabalho numa grande corporação (B3), de capital aberto, que tem muita maturidade no uso de dados. Isso é muito importante no marketing porque nós temos cada vez mais entendido com profundidade os nossos clientes, personalizado e modularizado as nossas ações. Então, eu acho que nós estamos em um constante processo de evolução.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura