A Aceleração em Espiral é o novo conceito que apresenta uma visão inovadora sobre o crescimento das empresas conforme os desafios e contextos a depender do nível de maturidade do negócio. É uma atualização da perspectiva trazida pelo funil de marketing e vendas ao incorporar ações contínuas, modulares e personalizadas.
Em entrevista à Fernanda Baggio, VP de marketing na Neoway, a superintendente de marketing da B3, Bruna De Caro, comenta a importância da Aceleração em Espiral no contexto ágil e dinâmico dos mercados. “Foi-se o tempo da linearidade nas empresas, em que tomávamos decisões em etapas”, resume Bruna.
Segundo ela, o processo decisório dos clientes também mudou e é menos racional do que no passado. Hoje a jornada é “confusa” e não linear, o que impacta diretamente a escolha por determinado produto ou serviço, daí a importância de ter uma estratégia precisa de marketing, muito bem fundamentada com dados.
Confira abaixo a transcrição na íntegra da entrevista que foi realizada em vídeo:
Fernanda Baggio: Como o conceito de Aceleração em Espiral pode contribuir para o crescimento dos negócios?
Bruna de Caro: Esse conceito é muito novo e atual porque o nosso contexto é espiral. Foi-se o tempo da linearidade nas empresas, em que tomávamos decisões em etapas. Hoje as decisões são tomadas de maneira muito rápida e não linear, assim como no mundo do marketing.
FB: O funil de marketing e vendas vem sendo trabalhado há muito tempo, mas não é de hoje que percebemos que a jornada do cliente não é linear, então já era de enxergar com uma nova perspectiva para montar as nossas estratégias…
BC: No marketing, a gente ainda separa as campanhas por etapas, por exemplo, topo do funil, mas, como falamos, a jornada do consumidor não é mais linear; ela é confusa porque várias coisas acontecem no meio do caminho, o que tem muito a ver com o conceito da espiral. No mundo do marketing, pouco tempo atrás, a gente falava muito sobre racionalidade, por exemplo, vou comprar este carro porque ele é mais barato ou porque o motor é bom. Hoje, a nossa tomada de decisão não é mais tão racional porque têm vários outros gatilhos e vieses que acontecem nessa jornada mais confusa que nos fazem tomar uma decisão mais rapidamente ou mudá-la.
FB: E isso muda a maneira como desenhamos as nossas campanhas e toda a estratégia…
BC: O mundo digital trouxe isso, o que facilitou por um lado mas dificultou por outro. Hoje o consumidor tem acesso a um anúncio, depois a uma landing page, e muitas outras coisas. São vários os gatilhos que podem fazê-lo comprar o produto ou simplesmente mudar de ideia e desistir da compra, e isso muda todo conceito e a maneira como olhamos para o consumidor, consequentemente, para a nossa estratégia de marketing.
FB: Nós vivemos um momento no qual não há mais espaço para achismos, né? Com o conceito de Aceleração em Espiral, trazemos dados que levam a uma estratégia mais personalizada e modularidade para o dia a dia…
BC: Não existe mais espaço para achismos de jeito nenhum. Você não consegue investimentos em marketing sem voltar com números sobre a conversão. No mundo digital, sabemos exatamente onde o consumidor está e o que ele está fazendo. Cada vez mais o profissional de marketing precisa de ferramentas que nos ajudem no dia a dia com o uso de dados.
FB: A Neoway ajuda os clientes a mudar o nível de maturidade e alcançar novos patamares com o uso de dados a depender dos desafios que elas enfrentam. Como você enxerga a importância disso sendo uma profissional de marketing?
BC: Eu trabalho numa grande corporação (B3), de capital aberto, que tem muita maturidade no uso de dados. Isso é muito importante no marketing porque nós temos cada vez mais entendido com profundidade os nossos clientes, personalizado e modularizado as nossas ações. Então, eu acho que nós estamos em um constante processo de evolução.