Corporate Banking: o que é? Veja as diferenças e como funciona

SCROLL DOWN

Nos últimos anos, o corporate banking tem se tornado cada vez mais importante para as empresas de todos os tamanhos. Isso se deve ao fato de que, em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam de soluções financeiras sob medida para suas necessidades específicas. 

E é neste cenário que o corporate banking tem se destacado, oferecendo serviços e produtos financeiros que vão desde empréstimos e financiamentos até soluções de gerenciamento de riscos e investimentos.

A digitalização tem sido uma grande aliada do corporate banking nesse processo, permitindo que os processos sejam mais ágeis, eficientes e seguros. Com a tecnologia, é possível automatizar processos, reduzir erros, oferecer serviços 24 horas e em qualquer lugar do mundo, além de garantir maior segurança nas transações financeiras. 

Tudo isso tem contribuído para que o corporate banking se torne ainda mais relevante no contexto empresarial, oferecendo soluções que atendem às necessidades das empresas de forma rápida, segura e personalizada.

O que é corporate banking?

Corporate banking é o ramo de serviços bancários que lida com clientes corporativos (público e privado), incluindo grandes empresas e instituições financeiras. Os serviços oferecidos pelo corporate banking podem incluir:

  • empréstimos, 
  • financiamento de projetos, 
  • gerenciamento de caixa, 
  • serviços de tesouraria, 
  • serviços de câmbio, 
  • gerenciamento de riscos 
  • e consultoria financeira, dentre outros. 

Os bancos de corporate banking trabalham com empresas para fornecer soluções financeiras personalizadas que atendam às necessidades específicas de seus clientes. Isso pode incluir o fornecimento de financiamento para grandes projetos de investimento, estruturação de empréstimos para fusões e aquisições, gerenciamento de riscos cambiais e de taxas de juros e serviços de tesouraria para ajudar a gerenciar o fluxo de caixa diário da empresa.

O corporate banking é um setor importante do setor bancário, e os bancos que se especializam em serviços corporativos geralmente têm equipes de especialistas em finanças, que trabalham em estreita colaboração com os clientes para entender suas necessidades financeiras e oferecer soluções sob medida para ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios.

A história do corporate banking

O corporate banking surgiu como uma resposta às necessidades financeiras das grandes empresas e corporações que começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos durante o século XIX. Naquela época, as empresas estavam se expandindo rapidamente e precisavam de serviços bancários especializados para gerenciar suas finanças e expandir seus negócios.

Os bancos tradicionais, que até então atendiam principalmente às necessidades de indivíduos e pequenas empresas, começaram a oferecer serviços bancários mais sofisticados para atender às demandas das grandes empresas. Esses serviços incluíam empréstimos de grande porte, financiamento de projetos, serviços de câmbio, gestão de tesouraria e muito mais.

Com o tempo, os bancos especializados em corporate banking começaram a surgir, oferecendo serviços ainda mais especializados para atender às necessidades específicas das grandes empresas. É o que conta Manoel Campos, sócio e CEO da assessoria de investimentos SWM, entrevistado para este artigo. Segundo ele, no Brasil, este serviço começou a aparecer em 1970. 

Esses bancos, muitas vezes, têm equipes dedicadas de especialistas em corporate banking que trabalham em estreita colaboração com os clientes para entender suas necessidades financeiras e fornecer soluções personalizadas, explica Manoel Campos.

Ele conta que hoje o corporate banking é uma das principais áreas de atuação dos bancos de investimento, que fornecem serviços bancários sofisticados para grandes empresas.

Os tipos de negócios bancários

O espectro de negócios bancários, de acordo com o Corporate Finance Institute, abrange várias áreas de atuação dos bancos. Essas áreas incluem:

Varejo

Área que se concentra em atender às necessidades bancárias de indivíduos e pequenas empresas. Os serviços bancários de varejo incluem contas correntes, poupança, empréstimos pessoais, cartões de crédito, hipotecas e outros serviços bancários cotidianos.

Banco comercial

Procura suprir as necessidades bancárias de empresas de médio porte. Os serviços bancários comerciais incluem empréstimos para capital de giro, financiamento de projetos, gestão de tesouraria, câmbio e outros serviços bancários personalizados.

Corporate banking

Se concentra em atender às necessidades bancárias de grandes empresas e corporações. Os serviços bancários corporativos incluem empréstimos de grande porte, financiamento de projetos, serviços de câmbio, gestão de tesouraria e outros serviços bancários sofisticados.

Bancos de investimento

Fornecem serviços financeiros especializados para empresas, governos e outras entidades que precisam levantar capital. Os serviços de bancos de investimento incluem assessoria financeira, fusões e aquisições, emissão de títulos e ações, gerenciamento de patrimônio e outros serviços financeiros complexos.

Bancos de varejo privado

Concentram-se em atender às necessidades bancárias de indivíduos de alta renda e suas famílias. Os serviços de bancos de varejo privado incluem gestão de patrimônio, planejamento financeiro, investimentos e outros serviços financeiros personalizados.

Qual é a diferença entre um corporate banking, bancos digitais e bancos tradicionais?

O Corporate Banking é um setor do banco que se concentra em fornecer serviços financeiros a grandes corporações e empresas. Já os demais bancos podem ser assim explicados:

  • Bancos tradicionais são instituições financeiras que oferecem uma ampla gama de serviços bancários, incluindo empréstimos, cartões de crédito, contas correntes e poupança, hipotecas, serviços de tesouraria e outros serviços financeiros. Esses bancos possuem uma ampla rede de agências físicas e podem ter requisitos mais rigorosos para abertura de contas e concessão de empréstimos.
  • Bancos digitais, por outro lado, são instituições financeiras que operam exclusivamente online e não possuem agências físicas. Eles oferecem uma ampla gama de serviços bancários, incluindo contas correntes e poupança, empréstimos pessoais, cartões de crédito, transferências eletrônicas, investimentos e outros serviços financeiros. Bancos digitais normalmente têm requisitos menos rigorosos para abertura de contas e podem oferecer taxas mais competitivas em comparação com bancos tradicionais.

Para aprender mais sobre o universo dos bancos, saiba o que é Core Banking e quais são suas principais vantagens.

Cadastre-se na newsletter da Neoway
Cadastre-se na newsletter da Neoway

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura