SISbaJud: o que é e como funciona

SCROLL DOWN

SISbaJud é o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Banco Central e a Procuradoria da Fazenda Nacional. 

A plataforma surge para substituir o antigo BacenJud, trazendo novas funcionalidades. Seu objetivo é interligar a Justiça às instituições financeiras, aprimorando a forma como o Judiciário transmite ordens de bloqueio judicial e requisições de informações a essas entidades.

As principais funcionalidades do SISbaJud são:

  • Solicitar informações sobre os devedores, incluindo extratos em conta corrente, cópias dos contratos, fatura do cartão de crédito, extratos do PIS e do FGTS, entre outros dados
  • Penhorar ativos de devedores pela internet
  • Requerer ao afastamento do sigilo bancário para dar mais agilidade ao processo judicial
  • Reiteração automática de ordens de bloqueios (“teimosinha”), que permite que a mesma ordem se repita até que o valor necessário para seu cumprimento seja alcançado

O CNJ permite, ainda, que os tribunais de todo o País integrem o SISbaJud ao Processo Judicial Eletrônico (PJE) por meio de API. Isso permite automatizar o envio de ordens judiciais e centralizar as respostas das instituições financeiras para que sejam analisadas.

Onde podemos aplicar SISbaJud?

O SISbaJud é utilizado pelo poder judiciário para executar ordens judiciais, que tenham como destino entidades que fazem parte do sistema financeiro nacional. O sistema só pode ser acessado por usuários cadastrados e o cadastramento é feito por meio do Sistema de Controle de Acesso e só podem ser incluídos magistrados e servidores designados.

O funcionamento é relativamente simples: o juiz precisa apenas informar o CPF ou CNPJ para ter acesso às informações e protocolar as ordens judiciais que serão enviadas às entidades financeiras.

Uma vez averiguada a existência dos valores em conta, o montante é bloqueado e o titular não pode mais acessá-lo. Então, o magistrado é informado do sucesso ou insucesso da ordem de bloqueio e as partes são intimadas a se manifestar.

Importante notar que o sistema abrange todas as instituições autorizadas pelo Banco Central a operar no Brasil. Entre elas: bancos comerciais, caixas econômicas, cooperativas de crédito, instituições de pagamentos, corretoras, etc.

Quais bens podem ser penhorados?

Por meio do SISbaJud, os magistrados cadastrados no CNJ podem realizar o bloqueio de valores em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central. Com o sistema, o juiz pode solicitar on-line o bloqueio, desbloqueio ou transferência dos seguintes bens:

  • Valores mantidos em contas bancárias (corrente, poupança, depósitos e de investimento)
  • Ativos mobiliários, como ações e título de renda fixa (LCI, LCA, debêntures, fundos etc.). Criptomoedas também podem ser bloqueadas

Não podem ser bloqueados valores referentes a limites de crédito, como cheque especial e rotativo do cartão. Todas as ordens enviadas por meio do SISbaJud devem ser respondidas em até dois dias úteis. A exceção fica por conta das ordens de quebra de sigilo, cujo prazo é estipulado pelo próprio juiz.

Ao contrário do que acontecia com o BacenJud, o magistrado tem acesso em tempo real às informações do devedor. Juntamente com a reiteração automática, isso evita a movimentação da conta entre a expedição da ordem e o efetivo bloqueio, situação que com a plataforma antiga era relativamente comum e que dificultava o sucesso da penhora.

Algumas ferramentas podem ser utilizadas pelas empresas para auxiliar no uso do bloqueio judicial na recuperação de crédito. Uma delas é o Neoway Legal, uma solução de Inteligência Artificial voltada para departamentos jurídicos de médias e grandes empresas.

O Legal possui um módulo específico de bloqueios, que permite mapear as ordens judiciais, identificar suas fontes e acompanhar todo o processo. Também é possível identificar a fonte de penhora: Infojud, RenaJud ou o próprio SISbaJud.

Diferenças do SISbaJud e BacenJud

Diferenças do SISbaJud e BacenJud

O BacenJud é o sistema anterior ao SISbaJud. Criado pelo Poder Judiciário, o BacenJud foi uma ferramenta importante, ajudando a localizar e penhorar ativos financeiros envolvidos em processos judiciais pela internet.

A plataforma esteve em funcionamento por quase 20 anos e trouxe avanços notáveis à atuação dos magistrados e ao funcionamento do Judiciário como um todo. Isso porque o BacenJud proporcionou mais agilidade às solicitações de informações e para a penhora de ativos financeiros.

O SISbaJud surgiu diante da necessidade de renovação tecnológica da ferramenta, que havia se tornado obsoleta. Assim, em 2020, o BacenJud foi aposentado, sendo substituído pelo SISbaJud, que trouxe novas funcionalidades e mais celeridade à tramitação desses processos.

Em relação à antiga plataforma, o SISbaJud traz benefícios como:

  • Mais agilidade e padronização dos processos
  • Redução de riscos
  • Diminuição de custos operacionais e com pessoal

A Neoway possui soluções voltadas para a gestão de crédito. Nossa plataforma de Credit Management traz ferramentas que auxiliam em todo o processo: da concessão à cobrança de crédito, incluindo a busca de precatórios para a recuperação de dívidas. Conheça!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura