BacenJud: um passo importante na evolução tecnológica no Direito

SCROLL DOWN

A tecnologia é uma enorme aliada do setor jurídico, prova disso é a agilidade que o Sisbajud traz aos processos. Em constante aperfeiçoamento, o sistema garante o rastreamento de ativos para o pagamento de dívidas judiciais e o resgate de recursos a credores. 

Muitas pessoas não sabem, mas o Sisbajud foi ativado em setembro de 2020, em substituição ao BacenJud. Essa atualização trouxe informações mais precisas e detalhadas aos magistrados e reforçaram a automatização de processos. 

Por isso mesmo, entender o que foi o antigo sistema (Bacenjud) e suas  funcionalidades, ajuda a ter visibilidade sobre as evoluções dos benefícios que a automatização pode trazer ao segmento jurídico. Preparamos um conteúdo completo sobre o tema, confira!

O que é o Bacenjud?

O Bacenjud era um sistema eletrônico que fazia a conexão do judiciário com o setor financeiro. Ele permitia o bloqueio de valores em contas bancárias (de pessoas físicas e jurídicas) após uma decisão judicial. 

Um dos seus principais propósitos era permitir o pagamento de dívidas de uma forma ágil e mais automatizada, aprimorando a forma de atuação do Poder Judiciário na transmissão de ordens às instituições financeiras.

De fato, o sistema se mostrou eficiente e permitiu o bloqueio de mais de R$ 300 bilhões para o pagamento de débitos judiciais, em sua maioria trabalhistas. Criado em 2001, o Bacenjud é o resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário, o Banco Central (BACEN) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

É importante notar que antes do seu surgimento, as ordens judiciais eram enviadas às instituições financeiras por ofício, de uma forma muito menos automatizada. Assim, o tempo que exigia para a execução era maior, a ponto das pessoas conseguirem sacar o dinheiro antes do bloqueio. 

O que é o Sisbajud?

Trata-se de uma evolução do Bacenjud, com o mesmo propósito do sistema anterior: interligar a Justiça às instituições financeiras, aprimorando a forma como o Judiciário transmite ordens de bloqueio judicial e requisições de informações a essas entidades.

Dentre os principais benefícios que o Sisbajud trouxe, podemos elencar:

  • agilidade e padronização de processos
  • informações mais claras e detalhadas para o judiciário
  • diminuição de custos operacionais

Através do Sisbajud, é possível ter acesso a extratos bancários, extrato da conta do FGTS, PIS, faturas de cartão de crédito, investimentos, cópias de cheque, poupança, depósitos à vista ou a prazo, aplicações financeiras (renda fixa ou variável), etc.

Como o Bacenjud funcionava?

Durante o processo judicial, a autoridade enviava uma requisição de informação para todos os bancos e instituições financeiras vinculadas ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). É por meio desse documento que a autoridade conseguia saber quais valores estão vinculados ao CPF ou CNPJ e ter uma noção do saldo atualizado. 

Com os dados disponíveis, o juiz dava sequência ao processo de penhora, bloqueio ou desbloqueio da conta, conforme os prazos e trâmites legais. 

Ainda hoje, cabe às instituições informar ao cliente o cumprimento das determinações que interferem na disponibilidade ou não dos recursos, bens e ativos. Elas precisam informar a ordem judicial, deixando claro a Vara ou Juízo e o número do processo. 

Naturalmente, quando o cliente encerra a conta, as instituições financeiras podem responder com negativa à requisição e o efetivo bloqueio. O mesmo ocorre em casos em que a pessoa atua como procurador, representante ou responsável por ativos de terceiros. 

Quem podia acessar o Bacenjud?

O sistema, assim como o Sisbsajud funciona atualmente, era exclusivo para juízes e servidores habilitados pelos magistrados, mediante cadastro de usuário e senha de acesso. É importante notar que os juízes, por força de lei, podem ter acesso às informações necessárias para instrução de processos, respeitando as regras constitucionais e processuais vigentes.  

Além das instituições bancárias, as autoridades também possuem acesso a:

  • cooperativas de crédito
  • corretoras de títulos e valores mobiliários
  • fintechs (como Nubank, PicPay e Creditas, por exemplo).

Sisbajud e Bacenjud: existem diferenças?

Como comentamos, o Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário) veio para substituir o Bacenjud, especialmente por ser um sistema mais completo, rápido e seguro. Trata-se de uma evolução do sistema anterior.

Com ele, os juízes conseguem encontrar informações mais específicas sobre o devedor, e ter mais visibilidade sobre os ativos para bloqueio. Além disso, o Sisbajud permitiu que os magistrados realmente atuassem de forma mais rápida, eliminando a necessidade do preenchimento de informações de forma manual. 

A Neoway possui soluções completas, que permitem a realização de análises jurídicas com mais previsibilidade e agilidade.Conheça o Neoway Legal e vejam como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a ser mais estratégica e produtiva.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura