Recuperadora de crédito: otimize processo com ferramenta de Big Data

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No final de 2014, a Recovery, recuperadora de crédito referência em todo o Brasil, se tornou cliente da Neoway e ganhou maior eficiência operacional ao permitir que seus profissionais pudessem analisar mais casos em menor tempo e numa única plataforma de Big Data Analytics.

Os resultados logo começaram a surgir. A quantidade de campos pesquisados passou de 53 para 148 a partir do uso da ferramenta. Já na pesquisa de bens e direitos, a eficiência cresceu 20% em média em quantidade de casos de recuperação de crédito e resultado bruto de cobrança

Como se vê, o Big Data Analytics se tornou fundamental para alavancar o processo de recuperação de crédito, e são diversos os fatores que colaboram para o aumento da receita nesse setor, entre os quais destacam-se:

  • Base de dados com informações dos devedores;
  • Segmentação dos devedores por localização e renda;
  • Informações dos bens relacionados aos devedores;
  • Análise de pessoas direta e indiretamente vinculadas aos casos.

O case da Recovery ilustra o impacto positivo que uma plataforma como a da Neoway pode gerar dentro de uma recuperadora de crédito. A abordagem precisa ser muito mais elaborada e vai muito além do valor devido e de quando será acertado o débito. É preciso conhecer muito mais sobre o devedor para que seja possível ajudá-lo a quitar suas dívidas e voltar a usufruir de acesso a crédito e financiamentos.

Neste aspecto, com o Big Data como aliado, é possível superar os principais gargalos existentes em um processo de recuperação de crédito. Em um caso de valor baixo (varejo), por exemplo, um das dificuldades é a contactabilidade. Ou seja, é difícil conseguir falar com o devedor de maneira eficiente. Além disso, as carteiras com essa característica costumam ter muitos nomes, o que torna complexo o manuseio da base e a segmentação dos perfis.

Já para um caso de alto valor (atacado), além de também enfrentar o desafio de contactabilidade, os gargalos estão também na busca de bens do devedor e na análise jurídica. O que dificulta é que muitas vezes essa análise envolve não somente o devedor, mas o entendimento de todo o grupo econômico ao qual ele está vinculado, como sócios em empresa e familiares.

Plataforma Neoway gerando eficiência no trabalho da recuperadora de crédito

Para otimizar e tornar mais eficiente o trabalho da recuperadora de crédito, o primeiro passo é adotar uma ferramenta de Big Data que fomente melhor as análises e, de fato, contribua para uma rotina mais produtiva. Além disso, também são essenciais no processo de entendimento e resolução dos casos a forma como os dados são organizados e como as informações são visualizadas.

De nada adianta ter um grande volume de dados estratégicos se o acesso e até mesmo a compreensão deles é confuso porque estão todos misturados, sem uma organização adequada. O mesmo vale para a visualização. O analista precisa também de algo dinâmico que ajude na melhor compreensão do que está sendo apresentado.

Neste contexto de uso de uma ferramenta condizente com a necessidade de maior eficiência, a Plataforma da Neoway pode ajudar a recuperadora de crédito de diversas formas. O acesso pode ser feito diretamente na plataforma, mediante login e senha. Mas para auxiliar nas demandas de grande escala, é possível utilizar as funcionalidades via API, conectando-as diretamente com o sistema proprietário das empresas de recuperação, com grande ganho de eficiência.

Seja como for, a recuperadora de crédito terá os benefícios de funcionalidades como o Search, por exemplo. Trata-se de uma ferramenta bastante completa que pode enriquecer as informações cadastrais dos devedores. Com ela, a recuperadora de crédito pode conhecer o devedor em profundidade e definir com maior facilidade e precisão o seu Valor Estimado de Recuperação (VER).

Outro bom exemplo de funcionalidade da Plataforma Neoway para uma recuperadora de crédito é o Pathfinder, usado para a análise de relacionamento. Com ele, a empresa pode plotar rapidamente em um mapa as estruturas societárias, grupos econômicos, beneficiários finais, familiares e outros tipos de relações, além de analisar proximidade com listas de risco e atividades inidôneas.

Mudanças na rotina e treinamento

Na busca por maior eficiência, a recuperadora de crédito não pode deixar de levar em conta a rotina de trabalho da equipe de analistas. Os ganhos serão evidentes, como destacados acima, com maior agilidade no levantamento de informações relevantes, maior velocidade no entendimento dos casos, tração e atuação precisa, decorrente de uma segmentação de qualidade.

Mas se Big Data Analytics é uma novidade na empresa, por onde começar um treinamento para o uso de uma plataforma como a da Neoway? Neste caso, é muito importante que antes do treinamento propriamente dito, o fornecedor da plataforma de Big Data Analytics conheça de perto a realidade e o perfil dos analistas que vão utilizar e se beneficiar do Big Data. É o que a equipe da Neoway faz com todos os clientes por meio de seu time de Customer Success.

Somente desta maneira será possível explicar com maior assertividade as funcionalidades da plataforma que irão impactar a rotina dos funcionários da recuperadora de crédito. A demonstração será mais focada em como a Plataforma Neoway pode realmente ajudar a alavancar os negócios e melhorar os processos de recuperação de crédito que realizados constantemente.

Soluções inteligentes para transformar seus dados em vantagens competitivas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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