Quality Assurance: quem é que garante a qualidade do seu software?

SCROLL DOWN

Se a resposta para a pergunta acima sobre Quality Assurance for “la garantia soy yo” ou alguma variação dela, estamos com problemas.

Fun-fact: se você morasse na Londres do século XVII, seria possível comprar um sapato usando um número para indicar qual o tamanho do seu pé nos diferentes fabricantes espalhados pela cidade. Foi mais ou menos nessa época que surgiu o primeiro sistema de numeração uniforme para calçados no mundo.

E, por incrível que pareça, os sapatos numerados têm tudo a ver com conceitos que ainda influenciam o desenvolvimento de outras atividades quase quatro séculos depois: padronização, controle e cultura de qualidade.

Antes de começar, temos duas promessas para quem chegar até o final deste artigo:

  1. Você vai entender um pouco mais sobre os processos de Quality Assurance (QA) no desenvolvimento de software
  2. Como a Neoway organiza seus especialistas, quais os focos de atuação desses profissionais — e quais os benefícios da disseminação da “cultura de qualidade”.

Quality Assurance (QA) x Desenvolvimento de software

Para começar, vale a pena pensar em como a Neoway enxerga e organiza seus profissionais de Quality Assurance (QA) — e qual o papel deles no desenvolvimento de softwares e soluções.

Na Neoway, o profissional responsável por essa área, chamado de engenheiro de QA ou Quality software engineer, tem um papel fundamental para toda a parte de desenvolvimento de produto e do processo de desenvolvimento.

Isso significa que, além de garantirem os padrões de qualidade de produtos, são profissionais envolvidos de forma profunda nas melhorias de processos — disseminando a cultura de qualidade e o conhecimento na área. O dia a dia desse tipo de desenvolvedor na Neoway tem que levar em conta algumas questões:

  • Como contribuir além da qualidade do produto?
  • Como fazer entregas de maior qualidade para os clientes?
  • Que melhorias é possível sugerir dentro dos times?
  • É possível estabelecer padrões de qualidade para disseminação dentro do time de engenharia?
  • Qual a melhor forma de promover engajamento dos times na cultura de análise e revisão de requisitos para detectar problemas no início do processo?
  • Os desafios na criação e execução de testes, sejam manuais ou automatizados

Como aplicar QA nos times?

Voltando para a nossa analogia: por muito tempo, a esteira de produção de software não foi muito diferente de uma linha de fabricação dividida em cascata — um modelo no qual, só ao final do processo, o profissional de qualidade é envolvido.

Nesse formato, o time de qualidade de software atuava mais como uma espécie de “fábrica de testes”. Traduzindo: existia um time de desenvolvimento e outro time de testes. Essa abordagem mais tradicional tinha várias dificuldades e a principal era a comunicação — o que tornava difícil a aplicação de qualidade.

Na Neoway, o time de QA atua como um elo entre todos os envolvidos e etapas do time desde o início do ciclo. Interagindo nos projetos desde suas primeiras fases de desenvolvimento, é possível diminuir riscos, custos e garantir a qualidade das entregas. Ter um profissional de quality assurance dentro dos times é fundamental nesse sentido.

Como o processo de desenvolvimento dentro dos times seguem metodologias diferentes (seja, Kanban, Scrum ou outras), os QAs precisam ser altamente adaptáveis. Esse profissional está envolvido com o produto como um todo e atua próximo dos Product Owners (PO) e outros membros da equipe.

quality assurance

A regra é clara: quanto mais cedo o time de QA for envolvido e descobrir os problemas, menor é o custo da correção — seja em tempo, carga cognitiva ou impacto no produto final.

A visão macro permite que esse profissional seja uma peça-chave dentro dos times, por trazer informações, dúvidas e discussões abrangentes que contribuam no processo de desenvolvimento de softwares.

Opa, encontrei um bug aqui! Um ponto importante no qual o time de qualidade está envolvido diz respeito ao report de bugs. Na Neoway, o QA é o profissional que vai acompanhar e cuidar do ciclo de vida do software, além de auxiliar os desenvolvedores na correção e validação dos erros no código.

Muitas vezes, o QA não apenas “recebe” o bug quanto gera o bug enquanto realiza testes em uma nova funcionalidade. A partir desse momento, o erro é atribuído para que um desenvolvedor corrija ou entra no backlog do time. Com o bug resolvido, ele segue para validação.

Quais são os principais desafios da Qualidade?

Garantir que o código rode e atenda os cliente da melhor forma possível não é uma tarefa fácil. Há algumas pedras no sapato do(a) engenheiro(a) de qualidade de software que trabalha dentro do time de desenvolvimento.

Uma das principais dificuldades é manter o engajamento dos times em todas as etapas do projeto. Esse aspecto de soft skill, combinado com o conhecimento técnico e atuação como guardião das boas práticas faz toda a diferença para fomentar uma mentalidade de qualidade.

A mentalidade de qualidade não pode ficar restrita apenas ao profissional de QA. é uma mudança verdadeiramente cultural e, na Neoway, todos os times são incentivados a desenvolver comportamentos nesse sentido. Alcançar a cultura de qualidade eleva times, produtos e empresas de patamar.

Essa relação próxima também garante a troca de conhecimentos e técnicas. Um exemplo prático: a troca de experiências entre o time de qualidade de software e de segurança proporcionou a mudança de várias práticas para tornar aplicativos e plataformas que levem em conta as melhores práticas de cibersegurança desde a primeira linha de código.

Quer saber mais sobre a jornada de controle de qualidade de softwares? Continue acompanhando as atualizações do nosso blog e saiba mais sobre as principais tecnologias usadas pela Neoway, empresa líder em data analytics da América Latina.

quality assurance

Autores: Carlos Machado, Sergio Schmitt e João Lima, engenheiros do time de QA da Neoway

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura