ISO 27001: o que é e como ajuda na gestão da segurança da informação?

SCROLL DOWN

A ISO 27001 é uma das certificações internacionais que tratam da questão de segurança de informações, além de estabelecer padrões, diretrizes e controles para que as empresas possam assegurar a integridade das informações se seus clientes e parceiros.

A cada dia que passa, os dados ganham mais importância para as empresas, embasando a tomada de decisão e o planejamento estratégico. E na esteira desse movimento, cresce também a preocupação e a necessidade de garantir a segurança dessas informações. Continue a leitura para saber mais sobre a certificação ISO 27001  e como implementá-la.

O que é ISO 27001?

A ISO 27001 é uma certificação que trata da gestão da segurança da informação. O objetivo é estabelecer um padrão internacional para atender uma série de normas e requisitos que orientam a criação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) que seja capaz de garantir a privacidade, a integridade e a disponibilidade de dados sensíveis ao negócio.

As diretrizes estabelecidas pela ISO 27001 servem como guia de boas práticas, ajudando as empresas a identificarem, analisarem e implementarem mecanismos de controle sobre as informações em sua posse.

Qual a importância da ISO 27001?

Na prática, nenhuma empresa é obrigada a implementar a ISO 27001. No entanto, ela pode ser exigida tanto por clientes quanto por parceiros durante uma negociação. Afinal, é do interesse de todos que suas informações estejam seguras e protegidas.

Sendo assim, a adoção dos padrões de qualidade previstos na ISO 27001 é importante não apenas do ponto de vista interno, ajudando a aperfeiçoar os processos de segurança da informação da empresa, mas também trata-se de uma decisão estratégica do ponto de vista dos negócios.

Implementá-la passa uma mensagem de compromisso e seriedade da organização para com a segurança da informação de seus possíveis parceiros comerciais, indo ao encontro das melhores práticas de compliance do mercado.

No Brasil, há pouco mais de 140 empresas certificadas com a ISO 27001, segundo pesquisa de 2020 feita pela própria organização. Para se ter uma ideia, isso representa aproximadamente um terço das organizações listadas na B3.

A Neoway é uma das empresas brasileiras certificadas. Em 2021, recebeu a ISO 27001, após auditoria feita por organizações externas. Parte dessa conquista se deve à criação de uma área dedicada à segurança da informação na empresa, mostrando que esse é uma tema que deve ser elevado a série dentro das companhias, independentemente do seu setor de atuação.

Leia mais: Conheça as melhores práticas para garantir a segurança das informações

Como implementá-la?

Infográfico: 5 etapas para implementar a ISO 27001 na sua empresa

As adequações para a implementação da ISO 27001 vão depender de cada empresa: seu porte, sua complexidade, o setor em que atua e do seu grau de maturidade em relação à segurança da informação.

Com isso em mente, existem algumas etapas básicas que devem ser seguidas para a adoção dos padrões estabelecidos na certificação. São elas:

Preparação

O primeiro passo é a criação de um grupo de SGSI, que será responsável por determinar os objetivos, responsabilidades, recursos e as medidas necessárias para a obtenção da ISO 27001.

Também cabe ao grupo fortalecer a cultura da segurança da informação em todos os setores da organização. Isso passa, inclusive, pela capacitação dos profissionais, por meio de treinamentos, debates etc.

Diagnóstico

Nesta etapa, é feita a análise de lacunas para avaliar o desempenho da empresa em relação aos procedimentos e controles exigidos na ISO 27001. Entre as medidas estão o diagnóstico dos riscos e vulnerabilidades da organização, além dos planos de mitigação e tratamento dessas ameaças com base nos protocolos previstos pela certificação.

Aqui, também é importante realizar uma análise de impactos desses riscos, prevendo suas possíveis consequências para o negócio.

Implementação

Com a estrutura montada e o diagnóstico feito, é preciso definir as políticas de segurança da informação e implementá-las. A ISO 27001 sugere mais de 100 controles. É preciso que a empresa defina quais serão aplicados, quais não serão e apresentar as justificativas para essa escolha, bem como os objetivos de cada um.

Operação

Uma vez que as novas políticas foram definidas, entra-se na fase de monitoramento. Esta etapa prevê revisões periódicas das medidas implementadas e a realização de testes de efetividade sempre que houver mudanças.

Para que seja possível fazer esse acompanhamento, é necessário definir e aplicar indicadores de desempenho. Eles ajudarão na identificação de falhas e problemas e auxiliarão na tomada de medidas preventivas.

A realização de uma auditoria interna focada no sistema de gestão da segurança da informação pode trazer insights importantes para o aperfeiçoamento dos controles com vistas à ISO 27001.

Certificação

Com todos os processos e controle bem definidos, a empresa pode submeter-se à auditoria externa de uma organização credenciada para que ela seja avaliada. Além da análise dos documentos, essa avaliação pode incluir visitas dos auditores ao local. Em caso de aprovação, será emitida a certificação ISO 27001, que terá validade de três anos.

Leia mais: Entenda como a Gestão da Informação ajuda no setor Jurídico

Quais benefícios a ISO 27001 pode trazer para a empresa?

Infográfico: benefícios da ISO 27001

Ao estabelecer protocolos para aumentar a segurança e a proteção das informações e mitigar os impactos de possíveis ameaças, os mais de 100 controles previstos na ISO 27001 podem trazer benefícios como:

  • Criação de uma cultura de segurança da informação: o cumprimento das boas práticas previstas na ISO 27001 deve ser um processo contínuo. Com isso, cria-se na empresa uma cultura de segurança da informação, em que colaboradores e lideranças atuam de forma a manter e melhorar essa estrutura.
  • Mais segurança: este é o objetivo principal de se buscar a ISO 27001; aumentar a proteção e a segurança de dados sensíveis, como informações pessoais e financeiras de clientes e parceiros.
  • Mais eficiência: ao impactar diretamente a acessibilidade e disponibilidade dos dados, a organização também ganha eficiência operacional, o que impulsiona suas entregas.
  • Maior credibilidade: como comentamos, possui a certificação passa uma mensagem ao mercado, mostrando que a empresa tem processos alinhados com os melhores parâmetros internacionais.
  • Melhor experiência do usuário: as etapas de implementação levam a um aperfeiçoamento dos processos internos. No fim, isso se reflete em uma melhor experiência para clientes e parceiros, gerando mais ganhos para o negócio.
  • Redução de custos: com uma estrutura de avaliação de riscos mais robusta e processos otimizados, a empresa vê uma redução dos seus custos operacionais, sobretudo daqueles que antes eram destinados à mitigação e tratamento de ameaças.

Em um mercado que volta-se cada vez mais para os dados, é preciso que as empresas saibam como garantir a segurança das informações de seus clientes, parceiros, colaboradores ou da própria organização.Acesse nosso post Segurança da informação: o que é, e seus impactos e soluções nas empresas e saiba todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto!

Cadastre-se na newsletter da Neoway e transforme dados em visão de futuro

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura