Mobile banking: praticidade e poder financeiro na ponta dos dedos

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O mobile banking é uma solução que permite aos consumidores gerenciar as contas bancárias via aplicativos de celular. A possibilidade de cuidar de suas finanças em qualquer lugar e em qualquer momento — aliada à popularidade dos smartphones — fez com que essa tecnologia passasse a ser dominante no Brasil.

De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Deloitte, os apps de banco para celulares responderam por mais de 50% de todas as transações bancárias em 2021.

Isso significa um total de 67 bilhões de operações, seja para pagamento, transferências, abertura de contas e outros serviços.

Um dos principais aliados do mobile banking é o método de transferência instantânea Pix. Lançado há dois anos, o sistema se tornou a forma favorita dos brasileiros para realizar pagamentos em pouco tempo.

Leia mais: uma análise dos dados do Pix, dois anos depois do lançamento

Vantagens do mobile banking

Não tem como negar, uma das principais vantagens de ter os serviços bancários na ponta dos dedos é a conveniência. Os usuários podem realizar tarefas como verificar saldo, transferir dinheiro, pagar contas e até mesmo contratar empréstimos e seguros diretamente nos apps de seus bancos.

Com o crescimento de fintechs que oferecem contas digitais, a experiência de uso desses aplicativos vem melhorando a cada dia. Já é possível contratar serviços como empréstimos e seguros diretamente pelo celular, por exemplo. Há ainda iniciativas para quem quer investir em ações ou criar uma poupança, o que torna a gestão financeira mais simples e acessível.

Por outro lado, isso não significa que o mobile banking só tenha qualidades. O sistema precisa mantém uma preocupação constante com a proteção de dados e usuários, já que as transações financeiras são um alvo certo de hackers. Além disso, nem todas as pessoas que possuem conta em banco se atentam às melhores práticas de segurança.

Outro desafio é entregar uma experiência agradável independente do dispositivo em que o aplicativo está instalado. Afinal de contas, a praticidade é o principal motivo para que as pessoas troquem uma visita às agências bancárias por uma sessão de uso no smartphone ou tablet.

Leia mais: Entenda a proposta de uma moeda comum para o Mercosul

Por fim, ainda há um desafio de atrair mais pessoas para o mobile banking, já que a população brasileira ainda conta com um alto índice de desbancarizados (algo em torno de 15% da população adulta do país).

Mobile banking e open finance

No futuro próximo, o mobile banking deve ganhar ainda mais destaque por conta do compartilhamento de dados entre as instituições do sistema financeiro. O chamado open finance vai permitir que correntistas tenham uma visão abrangente de diversas contas, investimentos e seguros em um mesmo lugar.

Some a isso o poder para fazer aplicações, transferir dinheiro (inclusive para outros países) ou renegociar pagamentos diretamente do smartphone e é possível vislumbrar uma série de oportunidades. Atualmente, o open finance está em implementação, liderada pelo Banco Central. Quer ficar por dentro de soluções que unem dados, tecnologia e inteligência para o setor financeiro? Confira nossa página voltada para instituições financeiras.

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Com informações da Agência Brasil e da Febraban.

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A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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