O mobile banking é uma solução que permite aos consumidores gerenciar as contas bancárias via aplicativos de celular. A possibilidade de cuidar de suas finanças em qualquer lugar e em qualquer momento — aliada à popularidade dos smartphones — fez com que essa tecnologia passasse a ser dominante no Brasil.
De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Deloitte, os apps de banco para celulares responderam por mais de 50% de todas as transações bancárias em 2021.
Isso significa um total de 67 bilhões de operações, seja para pagamento, transferências, abertura de contas e outros serviços.
Um dos principais aliados do mobile banking é o método de transferência instantânea Pix. Lançado há dois anos, o sistema se tornou a forma favorita dos brasileiros para realizar pagamentos em pouco tempo.
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Vantagens do mobile banking
Não tem como negar, uma das principais vantagens de ter os serviços bancários na ponta dos dedos é a conveniência. Os usuários podem realizar tarefas como verificar saldo, transferir dinheiro, pagar contas e até mesmo contratar empréstimos e seguros diretamente nos apps de seus bancos.
Com o crescimento de fintechs que oferecem contas digitais, a experiência de uso desses aplicativos vem melhorando a cada dia. Já é possível contratar serviços como empréstimos e seguros diretamente pelo celular, por exemplo. Há ainda iniciativas para quem quer investir em ações ou criar uma poupança, o que torna a gestão financeira mais simples e acessível.
Por outro lado, isso não significa que o mobile banking só tenha qualidades. O sistema precisa mantém uma preocupação constante com a proteção de dados e usuários, já que as transações financeiras são um alvo certo de hackers. Além disso, nem todas as pessoas que possuem conta em banco se atentam às melhores práticas de segurança.
Outro desafio é entregar uma experiência agradável independente do dispositivo em que o aplicativo está instalado. Afinal de contas, a praticidade é o principal motivo para que as pessoas troquem uma visita às agências bancárias por uma sessão de uso no smartphone ou tablet.
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Por fim, ainda há um desafio de atrair mais pessoas para o mobile banking, já que a população brasileira ainda conta com um alto índice de desbancarizados (algo em torno de 15% da população adulta do país).
Mobile banking e open finance
No futuro próximo, o mobile banking deve ganhar ainda mais destaque por conta do compartilhamento de dados entre as instituições do sistema financeiro. O chamado open finance vai permitir que correntistas tenham uma visão abrangente de diversas contas, investimentos e seguros em um mesmo lugar.
Some a isso o poder para fazer aplicações, transferir dinheiro (inclusive para outros países) ou renegociar pagamentos diretamente do smartphone e é possível vislumbrar uma série de oportunidades. Atualmente, o open finance está em implementação, liderada pelo Banco Central. Quer ficar por dentro de soluções que unem dados, tecnologia e inteligência para o setor financeiro? Confira nossa página voltada para instituições financeiras.
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Com informações da Agência Brasil e da Febraban.