KPIs de compliance: como medir os resultados da área?

SCROLL DOWN

Em um mercado cada vez mais data-driven e o setor de compliance deve se voltar para uma atuação orientada por dados. Assim como em outras áreas de uma empresa, o acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho são fundamentais para medir, analisar e aperfeiçoar os esforços relacionados à conformidade e integridade.

Os chamados KPIs de compliance (indicadores-chave de desempenho) são um ponto central para uma gestão bem feita, dando mais segurança para gestores, colaboradores e demais stakeholders quanto ao compromisso da empresa em relação ao mecanismo de prevenção de desvios de conduta e outras irregularidades.

Mas, afinal, quais são essas métricas e qual a importância de acompanhá-las? Continue a leitura e saiba mais sobre os indicadores de desempenho no setor de compliance!

Qual a importância de medir os resultados da área de compliance?

Infográfico: Qual a importância de Medir os Resultados da Área de Compliance

O compliance é um setor essencial dentro das organizações. É através dele que será possível prevenir, identificar, investigar, combater e mitigar irregularidades e atos ilícitos e garantir a conformidade em todos os processos e rotinas da empresa.

No entanto, é preciso contar com mecanismos que permitam analisar a efetividade das medidas e políticas previstas no programa de compliance. E isso é feito por meio do monitoramento contínuo de indicadores que permitam o acompanhamento das ações do setor.

Nesse sentido, os KPIs de compliance são instrumentos-chave para a implementação de políticas verdadeiramente eficazes.

Esses indicadores ajudam a avaliar o desempenho do setor, a identificar quão perto a empresa está de alcançar seus objetivos, a comparar resultados (inclusive com outras organizações) e, sobretudo, a embasar a tomada de decisão e o planejamento estratégico. Além disso, facilitam a identificação de falhas e a mudança de rumos.

Juntamente com as ferramentas de análise de desempenho, os KPIs de compliance servem como um norte para otimizar a gestão da área e potencializar seus resultados.

Quais são os principais KPIs de compliance?

Existem inúmeros KPIs de compliance que podem ser utilizados para medir diferentes aspectos relacionados à governança corporativa, gestão de riscos e aos padrões de conformidade (financeira, trabalhista, operacional etc.).

Dito isso, destacamos os seguintes indicadores de desempenho de compliance:

  • Alocação de recursos;
  • Análise comparativa com outras empresas do setor;
  • Atualização de programas e documentos regulatórios;
  • Atualização dos processos de comunicação dos assuntos relacionados ao compliance;
  • Diligência prévia de terceiros – e comparação com o número total de parceiros;
  • Eficácia do programa de compliance;
  • Evolução das investigações recebidas no canal de denúncias e seus resultados;
  • Quantidade de não conformidades registradas;
  • Revisão do trabalho de auditoria;
  • Riscos, controles e planos de mitigação;
  • Taxa de adesão aos treinamentos obrigatórios – e comparação com o total de colaboradores aptos a realizá-los;
  • Taxa de comprometimento com as políticas de compliance e código de conduta;
  • Visão geral do plano de compliance para o próximo período.

Desde a Lei Anticorrupção, medidas de compliance têm sido cada vez mais adotadas por empresas com objetivo de combater crimes de corrupção no Brasil. Acesse o Panorama de Compliance das Empresas do Brasil feito pela Neoway e saiba como otimizar sua gestão de riscos.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura