Inteligência Geográfica: saiba como expandir o seu negócio

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A inteligência geográfica traz a análise de dados locacionais para dentro da rotina corporativa e ajuda a revelar a relação existente entre os consumidores e as regiões em que vivem ou trabalham. 

Esse conceito envolve a convergência entre a inteligência de mercado e o Big Data. E para colocá-lo em prática, há plataformas que  exploram um elemento fundamental para o sucesso dos novos negócios: a localização.

Isso permite à empresa mapear e compreender os dados de localização, além de proporcionar informações valiosas para explorar o potencial de uma determinada região e ampliar suas vendas em diversas localidades.

Neste post, entenda o que é inteligência geográfica, como funciona, quais são seus benefícios, como ela pode ajudar na tomada de decisões e no processo de expansão do negócio; conheça as maneiras de utilizá-la e confira como implantá-la na sua empresa. Acompanhe! 

O que é inteligência geográfica?

Inteligência geográfica é um processo que se baseia na coleta, organização e análise de dados geoespaciais de uma determinada área com o objetivo de avaliar a atuação da empresa no local. 

Essa análise geográfica do mercado permite à organização encontrar os pontos em que estará mais próxima a seus consumidores e onde os impactará de maneira mais eficaz.

As empresas devem utilizar a inteligência geográfica para realizar análises de dados de mercado e, desta forma, definir como devem operar em cada região e de que maneira podem inserir o aspecto geográfico na interação com seus clientes.

Essa é uma forma bastante eficaz de compreender os hábitos do público-alvo da empresa e serve como base para entender a viabilidade do negócio em uma determinada região para, então, planejar as vendas de forma mais eficiente.

Importante notar que não se trata apenas da coleta de dados geográficos. Essa metodologia envolve também a avaliação dessas informações e sua aplicação no mercado, de acordo com os problemas geográficos de cada região.

Portanto, a inteligência geográfica busca compreender as opções que uma empresa tem na região em que pretende atuar e traz soluções para questões que envolvem espaço e posicionamento.

Princípios da Inteligência Geográfica

Buscando aliar os dados geográficos às demais informações estratégicas que as empresas utilizam em suas ações mercadológicas, a inteligência geográfica oferece modelos de análise de dados demográficos melhores e mais precisos.

Com o objetivo de reduzir o tempo de aprendizado do usuário, os sistemas desenvolvidos com base nessa estratégia possuem interfaces intuitivas e recursos que permitem a edição instantânea do modo de visualização dos dados..

Nesse sentido, a inteligência geográfica tem como princípios a otimização do atendimento e o aprimoramento da experiência do cliente, além da busca por oportunidades de expansão para as empresas.

Leia mais: Prospecção e Geolocalização de clientes com o uso de informações estratégicas

Como funciona essa estratégia?

A inteligência geográfica gera informações para basear decisões de investimento mais seguras, além de facilitar a identificação de áreas de interes

se por parte da empresa. 

Por meio das análises de inteligência geográfica, é possível perceber mudanças econômicas, sociais e estruturais de uma região, o que permite à empresa antecipar aspectos relacionados ao desenvolvimento dos seus negócios nessa localidade.

Em outras palavras, a inteligência geográfica realiza uma avaliação do potencial mercadológico de uma determinada área e gera insights que vão embasar ações futuras.

Inteligência Geográfica para empresas: quais são os benefícios

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Ajuda no planejamento das rotas

Um dos principais benefícios da inteligência geográfica para empresas se dá na questão logística. 

Por meio da análise dos dados de geolocalização, é possível traçar rotas de deslocamento para aproveitar os melhores percursos, evitar pontos de congestionamento e locais de risco. 

Como resultado, a empresa economiza tempo, recursos financeiros e agiliza suas operações.

Melhora o monitoramento e o rastreamento de veículos

Empresas que possuem frota de veículos própria podem se beneficiar da inteligência geográfica para monitorar e rastrear os veículos de transporte e entrega. 

Isso ajuda  a assegurar o cumprimento dessas atividades e também a tornar o cálculos de prazos mais precisos, o que evita atrasos e, no final, gera clientes mais satisfeitos.

Aprimora o relacionamento com o cliente

A logística é uma das principais questões que levam as empresas a aplicarem a inteligência geográfica. No entanto, um de seus principais benefícios se dá no relacionamento com os clientes. 

Por meio desta estratégia, a organização consegue identificar o perfil dos consumidores de uma certa região, compreende seus hábitos de consumo, os locais que frequenta, seu poder de compra, entre outras informações relevantes para o desenvolvimento de ações estratégicas.

Permite avaliar a região

Os dados gerados pela inteligência geográfica são de fundamental importância para que a empresa possa expandir seus negócios para locais em que realmente haja uma demanda latente.

Isso passa não somente pela análise do público-alvo, mas também pela compreensão da presença ou não de concorrentes, do perfil do comércio na região, da estrutura viária e das características geográficas.

Reduz custos de operação

A redução de custos operacionais é uma das consequências mais benéficas do uso da inteligência geográfica na estratégia da empresa. 

Por meio da adoção de ações logísticas mais inteligentes e da geolocalização dos seus clientes, é possível criar uma base de dados própria, que é alimentada de maneira contínua e deve ser utilizada para otimizar suas atividades.

Leia mais: Segmentação de clientes: a vantagem de contar com bons processos

Como usar Inteligência Geográfica na tomada de decisões estratégicas?

Como vimos, não basta saber a localização de uma pessoa ou objeto para gerar inteligência geográfica. 

Essa estratégia envolve a compreensão da distribuição espacial desses elementos e a capacidade de identificar padrões e, dessas análises, gerar soluções para problemas reais.

Para que isso seja possível, além dos referenciais espaciais, a inteligência geográfica combina conhecimentos em Geografia, bases de dados e geoprocessamento juntamente com tratamento da informação e programação, unidos em uma única solução.

Nesse sentido, é importante que os líderes busquem introduzir o pensamento geográfico no seu repertório. Afinal, as decisões estratégicas em uma empresa dependem do pensamento das suas lideranças. 

Assim, quando o aspecto geográfico não é levado em consideração, isso acaba se refletindo nos processos organizacionais.

O Big Data é um conceito com um enorme potencial do ponto de vista geográfico, uma vez que permite acessar diferentes bancos de dados com informações de localização e obter insights importantes para que o gestor consiga embasar suas decisões.

Inteligência Geográfica: como expandir o seu negócio com essa estratégia

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Um dos principais desafios para as empresas que desejam expandir seus negócios é descobrir quais são as melhores regiões para atender, seja abrindo novas lojas ou aumentando a área de atendimento e/ou distribuição. 

Como podemos imaginar, essa é uma tarefa que envolve muitos riscos e que, devido ao alto investimento necessário, é ponto crítico dentro das organizações.

Devido à falta de conhecimento em inteligência geográfica, muitas empresas realizam avaliações menos profundas quanto seria necessário, baseadas, muitas vezes, no simples instinto dos seus líderes. Como consequência, não ganham previsibilidade, tampouco alcançam bons resultados.

Por outro lado, empresas que lançam mão deste tipo de inteligência de mercado conseguem fazer análises mais bem estruturadas e embasar suas decisões não em achismos, mas em estudos sociodemográficos e mercadológicos de cada região. 

A inteligência geográfica pode auxiliar no processo de expansão da seguinte maneira:

Área de influência

A área de influência nada mais é do que a distância percorrida ou o tempo gasto pelos potenciais consumidores para chegar até uma das unidades da empresa. 

Essas métricas podem variar de acordo com o segmento de atuação ou até mesmo de acordo com cada loja de uma mesma rede.

Exemplo: uma rede de lojas de materiais de construção pode possuir tanto lojas menores com área de influência menor, quanto com unidades maiores próximas a grandes concentrações de pessoas e vias de alto fluxo, possuindo uma área de influência muito mais ampla.

Para calcular a área de influência, é necessário coletar dados sobre os clientes e entender a distância que eles estão dispostos a percorrer para chegar à loja.

Assim, a empresa deve saber onde esses clientes residem e cruzar esses dados com as características sociodemográficas da sua área de influência.

Análise de informações

A inteligência geográfica trabalha com três tipos de informações: sociodemográficas, estatísticas e geográficas. 

Vimos a importância de combinar as informações das pessoas que vivem dentro da área de influência da empresa com os dados geográficos da região. Porém, não basta coletar essas informações, é preciso analisá-las.

Todos esses dados podem ser colocados em um ranking juntamente com os indicadores de performance (KPIs) escolhidos para a estratégia de expansão. 

Essa análise vai possibilitar que a empresa saiba onde estão os pontos com melhor desempenho de acordo com seu modelo de atuação e suas demandas.

Colocar em prática

Coletar e analisar os dados que mais importam aos negócios certamente acarretará na descoberta de padrões essenciais para o planejamento da organização.

Esses padrões vão permitir direcionar a escolha da região de acordo com as características desejadas: número de habitantes, renda média, faixa etária, entre outras.

Exemplo: uma escola de idiomas define que os fatores de sucesso mais fundamentais para a expansão da rede são: público de classe B, faixa etária entre 10 e 17 anos na área de influência, em uma zona que seja perto a terminais de transporte público. 

A partir dessa definição, a escola pode escolher o bairro ou região de um bairro que melhor atende a essas necessidades.

5 Maneiras de usar a Inteligência Geográfica

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Geomarketing

Geomarketing é um conceito que abrange a análise de dados e localização geográfica juntamente com as estratégias de marketing. 

É possível, por exemplo, oferecer promoções e ações específicas para o público-alvo de acordo com sua localização ou determinar a região mais propícia para a realização de ações de marketing com base na posição geográfica dos prospects.

Ao importar dados de bases como o IBGE e da própria imprensa para um sistema de inteligência geográfica e combiná-los com recursos de georreferenciamento, a empresa tem em mão informações valiosas para traçar estratégias.

Leia mais: Geomarketing: o que é, benefícios e dicas de como fazer

Gestão de vendas

A inteligência geográfica pode ser aplicada na área comercial também por meio do geomarketing, mas, dessa vez, voltada à gestão de oportunidades de vendas. 

Por meio de estratégias de geolocalização, os profissionais do setor podem cruzar informações estratégicas com dados sociodemográficos e de mercado para identificar oportunidades em cada região.

Gestão de equipes de campo

Empresas que trabalham com equipes externas podem lançar mão de sistemas de inteligência geográfica para monitorar o trabalho dessas equipes. 

Do encaminhamento de ordens de serviço até a definição das melhores rotas para cada serviço, é possível acompanhar as atividades em tempo real.

Gestão de infraestrutura e redes

Empresas do setor de telecomunicações precisam controlar toda a sua infraestrutura de rede (caixas, dutos, cabos etc.) com muita precisão e eficiência. 

Por meio de sistemas de inteligência geográfica, essas organizações podem mapear seus ativos e fazer todo o gerenciamento de serviços – e isso resulta em redução dos custos operacionais.

Gestão de frotas

A inteligência geográfica pode ser implantada na gestão de frotas empresariais por meio do georreferenciamento. 

Com essa solução, o gestor acessa a localização de todos os veículos, parados ou em curso, o que facilita a definição de rotas e gera economia de combustível. Além disso, é possível manter um histórico dos percursos de cada veículo.

Como implementar a Inteligência Geográfica?

Inteligência geográfica se faz com dados geográficos e com um programa que permite sua atualização permanente, de maneira precisa e ágil. 

Também é preciso contar com uma plataforma de análise de informações geográficas (GIS), que seja capaz de organizar os dados coletados – seja em forma de relatórios ou por meio dos mapas.

Para a implementação de inteligência geográfica em uma empresa, é necessário identificar as metas do projeto e, em seguida, acessar um banco de dados capaz de colaborar para a resolução de problemas e para a apresentação de resultados.

Os sistemas podem ser utilizados de diferentes maneiras, sendo especialmente importante para coletar, relacionar, organizar e apresentar dados.

Como a Neoway pode ajudar você nesse processo

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A Neoway, por meio da sua solução B2B2C Intelligence, disponibiliza uma base de dados de pessoas e empresas de todo o Brasil para apoiar estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada. 

Com nossa plataforma, você descobre localização, faturamento estimado, número de funcionários, situação na Receita Federal, além de renda estimada, histórico funcional, entre outras informações importantes para a sua estratégia comercial.

A solução pode ser utilizada por meio de uma API, ou com a contratação da Plataforma Neoway. A plataforma possui as seguintes aplicações :

Dashboard

Entenda seu mercado e sua participação, analise a concorrência e direcione a sua estratégia. Planeje-se para expandir seus negócios localmente ou ampliar a sua área de atuação.

Além disso, descubra o perfil da sua carteira de clientes de forma rápida e compartilhe a pesquisa com outras aplicações Neoway para conhecer em detalhes o perfil dos clientes em potencial.

Search

Realize pesquisas, segmente e filtre milhões de indivíduos, descubra o perfil dos melhores clientes e gere leads mais qualificados. Utilize modelagens estatísticas desenvolvidas por nossos Cientistas de Dados para potencializar seus resultados.

Maps

Identifique oportunidades de negócios por região e gere insights sobre a distribuição dos seus produtos, a presença da concorrência, as oportunidades de expansão, entre outros. Tenha uma visão geográfica dos dados para tomar decisões embasadas e precisas.

Leia mais em: Neoway Maps: o que é, como funciona e benefícios

Pathfinder

Visualize redes de relacionamento em diversos níveis entre pessoas e empresas, encontre vínculos que possam representar riscos e identifique ligações com pessoas cadastradas em blacklists.

Conclusão

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Saber analisar dados locacionais é prática essencial para embasar a tomada de decisões em todos os setores de uma empresa, da gestão logística às estratégias de marketing. 

Realizar análises demográficas permite compreender a relação entre o consumidor, o local onde ele vive e as empresas que o circundam.

Felizmente, há no mercado uma série de ferramentas capazes de coletar e analisar grandes volumes de dados, inclusive geográficos e demográficos, e fornecer para as empresas dados que ajudam a direcionar suas ações e mitigar riscos.

Se a sua empresa precisa melhorar o processo de coleta e análise de informações geográficas e demográficas, consulte nossos especialistas e veja como aplicar as soluções da Neoway ao seu negócio.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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