Iniciador de pagamento: o que é e quais são as vantagens

SCROLL DOWN

Dar mais agilidade ao processo de compra e melhorar a experiência do usuário são duas medidas fundamentais para reduzir desistências e aumentar a conversão.

Felizmente, por meio de inovações como o Pix e o Open Banking, os negócios digitais conseguem oferecer mais alternativas para os consumidores e alcançar melhores resultados de vendas. E, nesse cenário, a introdução do iniciador de pagamento é outra novidade que promete melhorar os resultados do setor.

A seguir, vamos conhecer melhor sobre essa modalidade e as vantagens que ela oferece para empresas e consumidores. Acompanhe!

O que é iniciador de pagamento?

Iniciador de pagamento: o que é e quais são as vantagens

De acordo com o Banco Central do Brasil, um iniciador de pagamento é uma instituição que “tem como atividade principal a iniciação de transação de pagamento sem participar do fluxo financeiro”.

Em outras palavras, trata-se de empresas reguladas pelo BCB que conectam os usuários às instituições financeiras, enviando a ordem de pagamento iniciada pelo pagador e fazendo com que o valor chegue ao recebedor. Isso tudo sem que seja necessário que o usuário acesse sua conta.

Portanto, a ideia é permitir pagamentos e transferências sem que as pessoas precisem acessar o aplicativo do seu banco e digitar todos os dados bancários necessários para a transação.

Dessa forma, o consumidor pode iniciar o pagamento on-line no site ou app da própria empresa da qual está comprando, sem precisar deixar a página.

A segurança também é um fator importante. Segundo o art. 4º da Resolução BCB n° 80 de 25/3/2021, o iniciador de pagamento não pode:

  • Armazenar dados dos usuários para autenticar transações;
  • Exigir dados além dos necessários para a iniciar a transação;
  • Utilizar ou armazenar informações com outra finalidade se não a transação de pagamento;
  • Alterar o valor autorizado pelo usuário.

Como funciona esse processo?

Iniciador de pagamento: o que é e quais são as vantagens

Com o iniciador de pagamentos, o processo ocorre de forma instantânea. Basicamente, são dois passos:

  • Após o usuário realizar a ação, a transação de pagamento é ordenada diretamente na conta da pessoa usuária. Ou seja, não existem intermediários, ao contrário do que acontece em outros tipos de transação com as bandeiras de cartão, por exemplo.
  • O pagamento só é iniciado quando o usuário dá consentimento à transação. Isso ocorre no mesmo site ou app que está sendo utilizado para fazer um pagamento ou transferência. Uma vez que isso é feito, um provedor terceirizado (chamado TTP) acessa as credenciais bancárias do cliente e inicia a transação em seu nome.

Assim, como vimos, o iniciador de pagamento permite que as pessoas façam uma compra on-line sem precisar abrir seu internet banking ou aplicativo nem acessar uma interface de pagamento.

Em uma compra “tradicional” on-line, o consumidor geralmente tem três opções:

  • Gerar um boleto, acessar seu banco e realizar o pagamento;
  • Comprar com cartão, precisando inserir seus dados e confirmar a operação;
  • Escolher o pagamento via Pix, precisando fazer a leitura do QR Code ou usando a opção “copia e cola” no app.

Seja qual for o meio de pagamento escolhido, é necessário que a pessoa abandone o ambiente em que está fazendo sua compra para completar a transação.

E por mais acostumados que estejamos com esses processos, a instituição da figura do iniciador de pagamento traz ainda mais agilidade, ao reduzir o número de etapas. Basta escolher a opção de pagamento com Open Banking e confirmar com senha ou biometria.

Ao facilitar o processo de pagamentos e fortalecer o uso do Pix (entenderemos a relação mais adiante), o processo traz mais competitividade às empresas, sobretudo do e-commerce. Assim, ajuda a reduzir problemas como abandono de carrinho e desistência de compras.

Qual a relação do iniciador de pagamento com o Pix?

O iniciador de pagamento só foi possível devido ao Open Banking e ao Pix, duas das inovações mais importantes implementadas pelo Banco Central nos últimos anos.

Diante de um cenário em que 71% dos brasileiros utilizam o Pix e essa já é a principal forma de pagamento dos pequenos negócios (42%), a iniciação de pagamentos é uma consequência natural, que visa dar mais agilidade às rotinas de pessoas e empresas.

Não à toa, o Pix se tornou o primeiro meio de pagamento a ser integrado ao Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) no ambiente Open Banking.

Quais são as vantagens do iniciador de pagamento?

Iniciador de pagamento: o que é e quais são as vantagens

O iniciador de pagamento é especialmente valioso para o comércio eletrônico e outros negócios digitais. Isso porque, devido à redução do tempo gasto no checkout, essa nova modalidade tem o potencial de reduzir desistências e aumentar a taxa de conversão.

Além disso, podemos destacar outras vantagens, como:

  • Ampliação do leque de opções de pagamento para os consumidores, medida fundamental para reduzir desistências e atender melhor os diferentes perfis de cliente;
  • Redução de custos operacionais, pois não são necessários intermediários para a conclusão das transações;
  • Menor risco de fraudes, já que a autenticação das informações é feita diretamente na instituição financeiro em que o usuário tem conta;
  • Melhor experiência do usuário, uma vez que há redução de etapas e redirecionamentos para outros ambientes.

A Neoway conta com uma série de soluções para instituições financeiras, ajudando as empresas do setor a ganhar mais e perder menos. Conheça nossas ferramentas específicas para áreas como gestão de crédito, identificação de fraude, compliance, análise jurídica e muito mais!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura