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5 ferramentas para Marketplace que seu negócio precisa adotar

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Veja a importância das ferramentas para marketplace, os principais tipos e como a Neoway pode ajudar a sua empresa.

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Embora 2020 tenha sido um ano atípico, nem todos os setores da economia saíram perdendo. Por conta das restrições à circulação de pessoas, o consumo on-line disparou e os marketplaces encerraram o ano com alta de 56% no faturamento em relação ao ano anterior. Para se ter uma ideia, isso representa uma participação de 78% no faturamento total do mercado.

Para aproveitar todo esse potencial, contando com as melhores ferramentas para marketplace, é essencial otimizar a gestão e trazer mais segurança para garantir a lucratividade do negócio.

Neste post, veja a importância das ferramentas para marketplace, os principais tipos e como a Neoway pode ajudar a sua empresa.

Por que é importante contar com as ferramentas para marketplace?

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Ferramentas para marketplace são soluções que facilitam a administração do negócio e permitem otimizar uma série de processos. 

É preciso ter em mente que qualquer equívoco pode comprometer o fluxo de trabalho, o que impacta diretamente nos resultados dos parceiros.

E há vários motivos que reforçam essa necessidade, entre eles:

Alavancar vendas

O crescimento dos marketplaces, sobretudo devido à recente crise, mostra uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que está mais propenso a utilizar essas plataformas. 

E isso gera um ciclo que se retroalimenta, pois muitos empreendedores percebem esse movimento e veem no marketplace uma forma para vender mais e com menos investimentos.

Assim, diante desse cenário, contar com as melhores ferramentas para marketplace ajuda o site a chegar a mais lojistas e atraí-los para a plataforma. 

Com mais parceiros, é possível construir uma estrutura mais sólida e diversa, chegando a mais consumidores e, assim, impulsionando as vendas.

Ter mais segurança no onboarding de sellers

Sellers são parte fundamental de um marketplace. Traçando um paralelo com uma loja física, é difícil que eles consigam boas vendas se eles não transmitirem confiança para os consumidores. E o mesmo vale para os seus produtos.

As ferramentas para marketplaces permitem reconhecer um seller idôneo já no processo no onboarding, passo essencial para as empresas, sobretudo nos casos em que o vendedor não entrega o produto ao cliente final, deixando o prejuízo para o próprio marketplace.

Saiba mais neste webinar especial sobre varejo: “Eficiência e agilidade no Onboarding para um novo mercado”.

Garantir mais visibilidade ao seu site

Da gestão das estratégias de SEO à divulgação da plataforma junto ao mercado, as ferramentas para marketplace permitem alcançar um público ainda maior, seja com o objetivo de atrair novos sellers para o site ou para chegar ao conhecimento dos consumidores.

E não é à toa que os marketplaces são chamados de shoppings virtuais: assim como um shopping center no centro da cidade, há uma grande procura de vendedores interessados em um ponto em que haja alta movimentação de pessoas dispostas a comprar. 

E as ferramentas para marketplace garantem que sellers e consumidores conheçam esse espaço.

Melhorar o contato da sua marca com clientes

Com soluções de meios de pagamento, parcerias de logística, centralização do atendimento, entre outros processos, as ferramentas para marketplace garantem uma melhor experiência dos clientes junto à plataforma.

Isso ajuda a aumentar as chances de que eles retornem sempre que precisarem comprar novos produtos. 

Quer saber como ganhar mais inteligência de vendas com o apoio do Big Data Analytics? Ouça aqui nosso podcast sobre o assunto e aprenda como aprimorar a geração e qualificação de leads em busca de melhores oportunidades comerciais:

5 tipos de ferramenta essenciais para o seu marketplace

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As ferramentas para marketplace colaboram para a criação e gerenciamento de sites, seja no segmento B2C ou B2B. 

Essas soluções ajudam a reduzir custos, otimizar processos e a gestão de pagamento, além das vantagens e os sellers que citamos há pouco.

Elas reúnem uma série de funcionalidades essenciais para fazer o intermédio de uma venda online em um ambiente centralizado, tornando a experiência de compra mais confiável e segura para consumidor e para o próprio seller.

Existem diversas ferramentas para marketplace que podem trazer esses e outros benefícios diversos. Destacamos:

1. CRM

O CRM é um sistema para a gestão de clientes atuais e potenciais. Ele pode ser utilizado com diferentes objetivos, tais como:

  • Armazenamento de dados cadastrais;
  • Monitoramento do comportamento dos usuários;
  • Centralização das interações nos diferentes canais (visitantes, ligações, e-mails etc.).

Justamente por isso, o CRM é uma das ferramentas para marketplace mais importantes, uma vez que pode ser utilizado tanto para ações de marketing quanto de vendas e atendimento.

Assim como o ERP, esse sistema centraliza em um único ambiente diferentes informações relevantes para o negócio – neste caso, dos clientes – , fornecendo dados e permitindo a obtenção de insights que podem ser utilizados para ajudar no crescimento da empresa.

2. Split de pagamento

Dentre as ferramentas para marketplace, não podem faltar aquelas voltadas para a gestão financeira. Nesse sentido, a mais importante delas é o split de pagamentos.

Essa solução realiza a divisão automática dos valores de uma venda entre todos aqueles envolvidos na operação, como fornecedores, o lojista e a própria plataforma em que a compra foi efetuada. 

Para isso, a ferramenta baseia-se na criação de regras para padronizar as transações, sejam elas digitais, por meio de boleto ou até mesmo pagamentos presenciais.

Assim, o split de pagamento permite a otimização desse processo de divisão de valores e da taxa de administração. 

Isso permite uma melhor gestão financeira do negócio e mais segurança às transações, evitando falhas que poderiam acontecer se o processo fosse feito manualmente e aumentando a eficiência tributária.

3. Automação de marketing

Automação de marketing nada mais é do que a utilização de ferramentas que permitam automatizar processos de prospecção, nutrição e qualificação de leads, para dar mais eficiência ao negócio e torná-lo mais escalável.

Assim, a automação de marketing é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital, ajudando a otimizar o tempo e entregar melhores resultados ao marketplace.

Dentre as principais estratégias de automação, destacam-se:

  • Atendimento personalizado;
  • Anúncios pagos;
  • Agendamento de posts nas redes sociais;
  • Disparo de e-mails;
  • Envio de mensagens.

Leia mais: Estratégias integradas: as tendências para Automação de Marketing

4. Chatbot de atendimento ao cliente

O chatbot é a ferramenta que permite atender o cliente por meio de robôs de Inteligência Artificial, programados com respostas padrão. 

A ideia é liberar os profissionais de atendimento de tarefas meramente operacionais – muitas vezes repetitivas e que podem ser resolvidas rapidamente – e direcioná-los para trabalhos mais estratégicos.

Assim, a adoção do chatbot visa a proporcionar uma melhor experiência ao cliente, garantindo um serviço mais eficiente e disponível, enquanto que questões mais simples são resolvidas automaticamente pelo sistema.

Dentre os benefícios dos chatbots como ferramenta para marketplace destacam-se:

  • Agilidade: muitos consumidores abandonam a compra por não receberem o atendimento durante a etapa de decisão. Os chatbots permitem atender esses clientes em pouquíssimo tempo, garantindo uma maior satisfação e reduzindo a desistência.
  • Conveniência: o chatbot pode ser aplicado em diferentes canais, como site, Facebook Messenger e WhatsApp. Assim, é possível dar mais conveniência ao cliente, que conta com mais facilidade para entrar em contato com a empresa e resolver seus problemas.
  • Disponibilidade: por se basear na automação de conversas, o chatbot fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dependendo da tecnologia por trás do sistema, ele pode ser configurado para resolver de questões mais simples até as mais complexas.

5. Análise de dados e monitoramento de sellers

O uso de métricas para analisar os resultados é fundamental para extrair as melhores informações do marketplace. 

Por meio da análise de dados, é possível monitorar desde o engajamento dos visitantes no site até o desempenho dos sellers. 

Com essa solução, as empresas podem acessar informações internas e externas, auxiliando, por exemplo, o setor de prevenção a fraudes.

Dessa forma, pode-se mensurar o ROI (Retorno sobre o Investimento) de maneira mais precisa, garantindo uma melhor avaliação das estratégias que funcionam e quais precisam de melhorias. 

Além disso, a análise de dados facilita a análise da reputação dos envolvidos em um negócio, o que traz mais segurança para todo o processo, inclusive o onboarding de sellers.

Como a Neoway pode ajudar seu marketplace

Como Neoway Pode Ajudar Seu Marketplace 1024x683

A Neoway, por meio de sua plataforma digital, utiliza sua expertise em Big Data Analytics e Inteligência de Dados para ajudar marketplaces a prospectarem novos clientes e identificarem os melhores parceiros e fornecedores para reduzir possíveis danos financeiros e reputacionais.

As soluções da Neoway podem ajudar os marketplaces a:

  • Identificar varejistas de todo o país com acesso a dados como ramos de atividade, faturamento, entre outros;
  • Distribuir leads de acordo com a capacidade de atendimento e localização do time comercial;
  • Acessar dados de organizações e pessoas para manter o negócio mais seguro;
  • Conquistar sellers mais confiáveis;
  • Monitorar empresas e sócios;
  • Padronizar as políticas de compliance;
  • Receber alertas quando forem detectadas ações suspeitas;
  • Ter acesso ao histórico de decisões para justificar ações estratégicas;
  • Personalizar listas, dados e níveis de criticidade.

Conquiste novos sellers

Atrair novos sellers é uma questão fundamental para marketplaces. No entanto, mais do que a quantidade, é preciso priorizar a qualidade dos novos parceiros. 

Ou seja, conquistar sellers com grande potencial de vendas tem um impacto mais positivo do que fechar parcerias com empresas que não consigam dar um bom retorno financeiro.

Nesse sentido, é importante ressaltar que isso não significa que o marketplace deve deixar pequenos negócios de lado, mas criar um processo para filtrar as lojas que possuem perfis e interesses mais alinhados aos seus.

Afinal, essa parceria deve ser benéfica para todos. Ao encontrar um marketplace bem estruturado e que atenda às suas necessidades, os sellers economizam com custos de marketing, logística e outros investimentos que seriam necessários para colocar uma loja virtual no ar.

Nesse sentido, uma ferramenta para marketplace que pode ajudar nesse objetivo é o Neoway B2B Intelligence

Ele permite o acesso a uma base de dados com todas as empresas do Brasil para estratégias de marketing, inteligência comercial e prospecção qualificada.

Com essa solução, é possível consultar informações como CNAE, porte, faturamento estimado, número de funcionários, entre outros dados importantes para a estratégia comercial da empresa.

Assim, com o B2B Intelligence, a plataforma de marketplace consegue descobrir o perfil da sua carteira de sellers de forma rápida e compartilhar os resultados com outras ferramentas para detectar e prospectar perfis semelhantes aos seus melhores vendedores.

Saiba mais sobre o Neoway B2B Intelligence:

Atraia os vendedores mais confiáveis do mercado

Para chegar aos melhores varejistas, é preciso identificar quem é o seller ideal de cada empresa. 

Para isso, é preciso entender o porte, o ramo de atuação, o faturamento e também compreender se os seus propósitos estão alinhados aos do marketplace.

Esses pontos são essenciais para encontrar os melhores parceiros e aumentar as possibilidades de conquistar vendedores que serão mais lucrativos e idôneos. 

São esses indicadores que devem guiar a estratégia para atração de sellers confiáveis e fazer com que o marketplace não perca de vista possíveis lacunas de oportunidades.

Aqui, vale destacar que contar com uma ferramenta de inteligência de dados como a da Neoway pode ser um importante diferencial. 

A solução ajuda na tomada de decisão mais estratégica e eficiente ao votar na empresa com dados relevantes para delimitar os sellers de acordo com os aspectos que considere mais relevantes e, assim, priorizar os contatos mais adequados para o negócio.

Ganhe agilidade no onboarding e monitoramento de sellers

Os parceiros de uma empresa são o reflexo da marca no mercado. Por isso, é importante estruturar regras e valores internos que ajudem a dar mais segurança e reduzir possíveis danos ao negócio.

Para garantir um onboarding seguro de novos sellers, é preciso contar com um programa de compliance bem estruturado, que estabeleça quais parâmetros devem ser seguidos. 

Ao ditar normas internas e externas, essas políticas reforçam o compromisso com a ética e a transparência.

Como vimos, tanto para sellers que já fazem parte do marketplace quanto para os futuros vendedores, a melhor maneira para analisar a reputação dos parceiros é a análise de dados.

Por meio da análise de dados de fontes internas e externas e auxílio de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, a empresa reforça sua prevenção a fraudes e consegue reduzir o tempo com buscas e informações irrelevantes para sua atuação. 

Assim, reconhecer um seller confiável resguarda a empresa de ter que arcar com prejuízos de terceiros e traz mais segurança de ponta a ponta, dos vendedores aos consumidores.

E isso tudo tem a ver com as políticas de Know Your Supplier (KYS). Esse processo trata da mitigação de riscos inerentes aos relacionamentos de uma empresa com fornecedores e prestadores de serviço.

Para isso, deve-se definir critérios para avaliar, selecionar e monitorar esses parceiros, permitindo garantir sua idoneidade e evitar começar uma relação com sellers que podem trazer prejuízos para a plataforma.

Nesse contexto, o Neoway Watcher é uma ferramenta que ajuda a trazer mais segurança e agilidade para o onboarding de sellers, permitindo o monitoramento contínuo dos parceiros.

Essa solução possibilita a realização de um monitoramento contínuo e automático sobre pessoas físicas e jurídicas.Com ela, a empresa realiza o monitoramento contínuo para decisões de compliance e prevenção contra riscos.

Isso porque a solução fornece o acesso a informações sobre todas as empresas do Brasil, permitindo acompanhar  dados como novos processos judiciais, mudanças de quadros societários e outras informações relevantes para as estratégias de compliance.

Com o Watcher, o marketplace tem acesso a:

  • Histórico de decisões e alertas;
  • Monitoramento de informações sobre empresas e sócios;
  • Padronização da política de compliance;
  • Personalização de listas, danos e níveis de criticidade;
  • Recebimento de alertas sempre que forem detectadas ações suspeitas.

Outra ferramenta essencial para o onboarding seguro de novos sellers é o Neoway Check. Ele permite às organizações se protegerem contra fraudadores e acompanhar ameaças de maneira contínua.

Com o Check, o marketplace se previne contra situações de risco no cadastro digital e reduz tempo e custos do processo com análises precisas e automáticas por meio de vantagens como:

  • Acesso à base de mais de 350 mil fraudadores identificados;
  • Centralização de estratégias de prevenção contra fraudes;
  • Reconhecimento facial, scores anti-fraude e segmentação de ofertas;
  • Redução do tempo de análise de riscos e aumento da carteira de clientes;
  • Validação de dados e checagem de documentos automatizados.

Conheça o Neoway Watcher:

Conclusão

Os hábitos do consumidor brasileiro mudaram e os marketplaces entraram de vez na preferência dos compradores. 

Como forma de aproveitar esse movimento, cada vez mais vendedores têm buscado se tornar parceiros e fazer parte dos shoppings virtuais.

Para administrar o entra-e-sai de sellers e garantir que a relação de parceria aconteça com segurança e com alinhamento de valores, é preciso que as empresas gestoras deste tipo de negócio lancem mão de algumas ferramentas para marketplaces que ajudem a otimizar seus processos e operações.

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Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
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