Como encantar o cliente com o uso da tecnologia

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Uma empresa que queira descobrir como encantar o cliente pode apostar em diversas estratégias. Atendimento diferenciado, uma equipe bem treinada, um clima organizacional positivo, tecnologia de ponta… ou todos esses elementos juntos.

Com a transformação digital em curso no mercado, ficou mais fácil adotar tecnologias de alto nível para modernizar processos, mensurar resultados e atender aos clientes mais exigentes.

Saiba como encantar o cliente com o uso da tecnologia!

Por que encantar os clientes?

Encantar os clientes vai muito além de oferecer itens atrativos. Trata-se de criar um relacionamento duradouro com eles e melhorar a experiência de compra de cada uma das pessoas que interagem com a sua empresa.

Esse processo deve envolver uma abordagem holística, que compreenda o atendimento, o processo de vendas e até mesmo o clima organizacional dentro da empresa. Lembre-se de que os clientes são a base de sustentação do negócio — por isso, é necessário adotar estratégias que garantam que eles estejam satisfeitos.

Uma maneira de garantir esse encanto é apostar nos benefícios da transformação digital para os negócios. Isso pode ser feito por meio de diversas tecnologias que você poderá ver mais adiante.

Como encantar os consumidores em seu negócio?

Como encantar o cliente com o uso da tecnologia

Confira práticas que as empresas devem adotar para encantar seus consumidores.

Conheça os clientes

O consumidor atual tem muito mais informações à disposição: afinal, basta acessar a internet e pesquisar sobre os produtos e a reputação de uma empresa. Por isso, os seus critérios estão cada vez mais diversificados.

Condições melhores de preço, diferenciais dos produtos e custo-benefício são algumas das coisas que os consumidores prezam. Outra forma de evitar clientes insatisfeitos é apostar em uma jornada de compra personalizada e diferenciada.

Por isso, a empresa deve conhecer os seus consumidores. Sendo assim, nada melhor do que tecnologias como o Big Data e a inteligência artificial, que facilitam o trabalho de mapear tendências, estabelecer padrões de consumo e analisar as vendas de acordo com a sazonalidade.

Ouça os feedbacks

Ouvir os clientes é prestar atenção ao que é importante para eles. É ouvir as suas dores e apresentar soluções de acordo com as sugestões e reclamações mais citadas, por exemplo.

A empresa que ouve os feedbacks mostra que está concentrando seus esforços em gerar valor para os clientes. Além de fortalecer o relacionamento com os consumidores, o negócio aumenta as chances de elevar o seu ticket médio.

Entregar um bom atendimento

Não adianta muito ter o melhor produto do mundo, se o nível de atendimento da empresa não acompanha essa competência. Para encantar os clientes, a melhor forma é combinar expertise com uma boa interação e uma jornada de compra inesquecível.

Capacite a sua equipe

Para lidar com os clientes e garantir um relacionamento duradouro, nada melhor do que ter colaboradores capacitados e que saibam apresentar os produtos que a empresa comercializa. Além disso, uma equipe bem treinada será capaz de operar tecnologias que ajudarão a empresa a se destacar.

Como a tecnologia pode ser utilizada?

Para complementar o tópico anterior, uma das melhores formas de encantar o cliente é utilizar tecnologias modernas e que impactem positivamente na satisfação dos consumidores. Conheça algumas delas.

Big Data

O termo é utilizado para definir grandes volumes de dados, estruturados ou não. Eles são gerados em alta velocidade no meio digital. Por isso, precisam de soluções específicas para serem analisadas e virarem conhecimento útil para o negócio.

Assim, o Big Data ajuda a empresa a obter informações para otimizar processos e compreender padrões de comportamento dos clientes. Com esse estudo detalhado dos consumidores, será mais fácil desenvolver produtos e serviços cada vez melhores para eles.

O Big Data identifica tendências e padrões que criam oportunidades para a empresa desenvolver serviços e também produzem informações para gestores tomarem decisões com mais embasamento. Com todo esse conhecimento, será mais fácil conseguir a fidelização de clientes.

Machine Learning

O Machine Learning é uma ramificação da inteligência artificial. Essa tecnologia faz com que os computadores consigam desempenhar tarefas cognitivas de modo similar ao dos humanos. Contudo, isso ocorre com maior precisão e agilidade.

Também conhecido como Aprendizado de Máquina, é essa solução que faz, por exemplo, com que as lojas virtuais consigam recomendar produtos específicos para cada consumidor. Contudo, o Machine Learning se destaca pela versatilidade.

Isso porque aplicativos de navegação que indicam os melhores caminhos para motoristas também são desenvolvidos com base no Aprendizado de Máquina. Por conta da rapidez do processamento, os sistemas mostram resultados em tempo real, o que facilita a adaptação das empresas ao mercado.

Deep Learning

O Deep Learning é uma ramificação do Machine Learning e, consequentemente, também da Inteligência Artificial. Ele utiliza um conjunto de algoritmos, que são sequências de informações e instruções que serão seguidas pelas máquinas.

Os algoritmos são utilizados, por exemplo, para reconhecer imagens e sons em um nível avançado. Assim, por meio dele os sistemas conseguem reconhecer pessoas em vídeos, palavras em uma gravação de áudio ou até mesmo traduzir idiomas automaticamente.

Nas empresas, ele pode ser empregado para coletar e analisar dados de clientes, fornecedores e mercados aos quais o negócio está integrado. Dessa forma, será possível desenvolver novos produtos, serviços e processos para atender aos desejos dos consumidores.

Também pode ser utilizado na logística, no gerenciamento de estoque e para prever a demanda. Com ele, os gastos se tornam mais focalizados e a empresa combate a falta de reabastecimento, por exemplo.

Omnichannel

O omnichannel não é exatamente uma tecnologia, mas uma estratégia de vendas que combina com ela. O objetivo é proporcionar uma experiência multicanal. Isso pode ser feito pelo site, por aplicativos, por loja física, por telefone — ou até mesmo por todos eles.

Caso um cliente visite o site da sua loja, ele pode encontrar um produto que chame sua atenção imediatamente. Por isso, ele se dirige até a loja para conferir o produto ao vivo. Por último, ele pode fechar a compra ali mesmo, voltar para o site ou pedir mais informações por WhatsApp.

Assim, temos um exemplo de experiência multicanal. O cliente se encanta com as múltiplas opções de interação com a loja e com seus produtos. A tecnologia é uma arma poderosa para empresas que queiram descobrir como encantar o cliente.

Afinal, organizações que apostam na modernização impressionam os consumidores, que conseguem notar o quanto aquele negócio investiu na otimização de processos. A Neoway conta com todas essas tecnologias para ajudar a sua empresa a descobrir como encantar o cliente da melhor forma.

Gostou do artigo e quer continuar lendo sobre soluções digitais? Então, não deixe de ler nosso post sobre as tendências do mercado de tecnologia!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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