Economia digital: o que é e como impacta os negócios?

SCROLL DOWN

“A Uber, maior empresa de táxi do mundo, não possui veículos. O Facebook, proprietário da mídia mais popular do mundo, não cria conteúdo. O Alibaba, gigante varejista com maior valor de mercado, não tem estoque. E o Airbnb, maior provedor de acomodações do  mundo,  não possui imóveis.”

A frase anterior é uma citação de Tom Goodwin, head de inovação da Zenith Media, no site TechCrunch, voltado à economia digital. É, possivelmente, a descrição perfeita para esse novo modelo econômico que se instaura com a ascensão de novas tecnologias. 

Mas, afinal, o que é economia digital? Mesmo que você nunca tenha ouvido falar no termo, é certo que está presente no dia a dia de consumidores e empresas.

É justamente sobre isso que se trata este artigo. Então, se você quer saber mais sobre a economia digital e suas implicações, continue a leitura.

O que se entende por economia digital?

Economia digital se refere ao uso da tecnologia para criar ou ajustar mercados e estabelecer novas formas de se consumir produtos e serviços. É a forma com a qual se conectam os dispositivos na internet das coisas, como dispositivos móveis, bancos digitais, comércio eletrônico, criptomoedas, armazenamento em nuvem etc. 

Em outras palavras, a economia digital trata da hiperconectividade e das relações de consumo com ela estabelecidas. Ou, mais especificamente, das transações online por meio da produção, distribuição, consumo e troca de bens e serviços. 

Naturalmente, a tecnologia abre as portas para o estabelecimento de novos negócios e maneiras de comprar, vender e trocar no ambiente digital. Com isso, surgem novos elementos econômicos com o poder de transformar a sociedade. 

De acordo com o economista e estatístico Thomas Masenbourg, há três componentes essenciais que diferenciam a economia digital da economia tradicional: 

  • Infraestrutura: softwares, hardwares e outros recursos tecnológicos interconectados a pessoas capacitadas
  • E-business: negócios eletronicamente realizados a partir de aplicativos, ferramentas online e plataformas digitais
  • E-commerce: vendas de bens e serviços por meio da internet. 

Quais os pilares da economia digital?

Na década de 1990, o canadense Don Tapscott, uma das maiores autoridades do ramo de finanças em caráter mundial, lançou o livro “The Digital Economy” (A Economia Digital). No manuscrito, ele relata como a internet poderia mudar a maneira como os negócios eram realizados. 

Atualmente, utilizamos nossos aplicativos de smartphone para realizar transações, contratar serviços e comprar produtos, confirmando aquilo que Tapscott previu no início da Era Digital. Negócios anteriormente inviáveis surgiram (e continuam erguendo-se) graças à velocidade com que a inovação chega aos consumidores. 

Nesse cenário, destacam-se alguns pilares dinâmicos que caracterizam a economia digital.

Conectividade

A conectividade é o principal alicerce da economia digital. É por meio da rede mundial de computadores, responsável por centralizar a troca de informações, que ocorre essa revolução econômica.

Segurança

Outro pilar diz respeito à segurança da informação. A transferência de dados na economia digital deve ser prioridade, respeitando a proteção dos ativos, privacidade e confidencialidade dos usuários. 

Agilidade

As interações na economia digital foram aceleradas. Muitas vezes, em alguns poucos cliques, é possível fechar um negócio. 

Eficiência

Por tratar essencialmente de processos automatizados, na economia digital ocorrem poucos erros. 

Alcance

A economia digital extrapola barreiras físicas ou territoriais e tende, cada vez mais, à globalização econômica. 

Onde é aplicada a economia digital?

Não há limites para onde a economia digital pode ser aplicada. Na realidade, cada vez mais, ela expande seus campos de atuação. 

No entanto, existem segmentos em que sua aplicabilidade tende à dominância e, desde já, modifica as rotinas de empresas e clientes. Conheça alguns exemplos a seguir. 

Setor financeiro

O setor financeiro foi um dos primeiros a sentir os impactos da economia digital. Pagamentos online, super apps, cartões virtuais, criptomoedas, empréstimos P2P (de pessoa para pessoa) e o uso de inteligência de dados em investimentos são apenas alguns exemplos. 

Comércio eletrônico

Outro setor em que já é uma realidade, o comércio eletrônico é caracterizado pela compra e venda de produtos e serviços pela internet por meio de lojas virtuais, marketplaces e leilões online.

Trabalho remoto

O trabalho remoto também se beneficia da economia digital ao alinhá-la com a economia criativa, proporcionando novos meios de se oferecer serviços pela internet.

Entretenimento

A indústria do entretenimento passou por diversas mudanças desde o início da web. Plataformas de streaming revolucionaram o cinema, a música, as notícias e até mesmo as transmissões esportivas. O cenário de jogos eletrônicos é mais um que integra essa categoria.

Educação

A economia digital democratizou o acesso à informação, inclusive em caráter acadêmico. Atualmente, existe uma grande variedade de escolas e universidades que oferecem cursos à distância, além de uma infinidade de cursos livres.

Saúde

Na saúde, a telemedicina já é uma realidade. Além disso, aplicativos para nutrição, bem-estar e exercícios físicos fazem parte do cotidiano do consumidor. 

Segmento imobiliário

Tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada modificaram a forma com a qual se apresenta, negocia e conecta compradores, vendedores e locatários.

Se você gostou deste texto, conheça também o conceito de inovação responsável e saiba como se desenvolver de maneira sustentável. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura