Status e duração razoável do processo com apoio da tecnologia

SCROLL DOWN

A duração razoável do processo é um conceito jurídico, introduzido na Constituição Federal no início dos anos 2000. A proposta é simples: garantir que demandas caminhem pelo Judiciário sem morosidades artificialmente criadas, a fim de proporcionar um encerramento satisfatório e adequado o quanto antes.

Empresas que lidam com muitas ações na Justiça podem encarar dificuldades com o tema, já que a própria ideia de razoabilidade é subjetiva e torna o planejamento do setor um tanto quanto mais complexo.

O que é a duração razoável do processo?

Como já dissemos, a ideia de duração razoável do processo judicial tem origem a partir do início do século, mais precisamente no ano de 2004. Naquela época foi acrescido ao artigo 5º da Constituição Federal o inciso LXXVIII, que garante a todos “a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.

Em sua raiz, o termo tem uma proposta clara, portanto: evitar o prolongamento de uma contenda judicial além do que seja estritamente necessário, evitar desgaste e reparar os prejudicados o quanto antes. A ideia é limitar protelamentos desnecessários, seja por questões burocráticas, seja por pedidos infundados das partes.

Por que a duração razoável do processo é importante

Infográfico: Por que a duração razoável do processo é importante

Com a inclusão do inciso na Constituição Federal, passou a ser entendido como um princípio do judiciário brasileiro garantir que os processos caminhem em um ritmo compatível com a demanda.

Essa adição coloca a resolução de processos em um prazo aceitável como um direito fundamental do cidadão brasileiro, e cabe, portanto, ao Poder Judiciário agir de forma a defender um andamento satisfatório para os trâmites judiciais.

Vale notar, no entanto, que apesar da compreensão da importância de que a disputa caminhe com celeridade para chegar a uma conclusão satisfatória, o princípio não passa por cima de outros direitos fundamentais. Assim, a ideia de uma duração razoável do processo não se sobrepõe ao direito de ampla defesa do réu, mas deve nortear decisões sobre solicitações cujo objetivo é meramente protelatório.

O apoio das soluções digitais

Infográfico: Como a tecnologia apoia o meio jurídico em soluções digitais

Não é de hoje que as soluções digitais contribuem para uma profunda transformação do setor jurídico em frentes variadas. O termo Direito 4.0 retrata essa nova realidade.

A rápida adoção de tecnologias por parte de empresas e escritórios de advocacia alimentou a demanda por mais inteligência jurídica, tornando o dia a dia dos departamentos mais eficiente. Um exemplo desse movimento é o olhar mais estratégico para a gestão do contencioso e outros benefícios como redução de custos, integração com outras áreas e previsibilidade. 

Neste cenário, torna- se indispensável para uma empresa ou escritório jurídico realizar o devido gerenciamento dos processos de forma adequada para as partes interessadas. Quando bem usada, a tecnologia impacta positivamente as margens de um negócio jurídico e abre espaço para redução de custos ou para investimentos mais estratégicos.

Companhias que lidam com muitas ações judiciais às vezes podem perder o controle do andamento das demandas. Nos piores casos, é possível até mesmo não perceber que algumas das disputas já foram encerradas, prendendo desnecessariamente valores no contencioso.

A tecnologia tem a capacidade de facilitar o monitoramento da carteira de processos, especialmente quando se trata de uma massa processual muito vasta.

Por meio de ferramentas de Big Data e Deep Learning, por exemplo, é possível acessar informações e produzir estimativas de duração de uma ação, além dos valores de sentenças e outros indicadores relevantes, tais como previsões de custos.

Outra vantagem proporcionada pela tecnologia é a capacidade de levantar informações atualizadas sobre o status dos processos de interesse. Assim, os departamentos jurídicos obtêm uma melhor compreensão da duração das ações e podem tomar decisões mais precisas.

Também é parte fundamental de qualquer aplicação de Big Data o potencial de extrair informações relevantes e de grande volume, de forma que uma pessoa comum, ou mesmo uma equipe inteira, jamais poderia fazer. Desta maneira, a mão de obra humana pode ser alocada para outras funções menos “braçais”.

Conheça nossas soluções de análises jurídicas e torne o seu departamento mais preciso e inteligente.

Conclusão

Apesar da subjetividade em torno da ideia da duração razoável do processo judicial, não há discussão: ela precisa ser levada em conta por qualquer departamento jurídico em seu planejamento.

Com as devidas ferramentas, é possível entender melhor a massa processual que uma empresa tem em suas mãos, gerir documentos e evitar desperdício de tempo e dinheiro. Esses são diferenciais competitivos importantes para departamentos jurídicos que querem ser mais eficientes com o apoio da tecnologia. 

É nesse ponto que a tecnologia surge como grande aliada, com a possibilidade de usar soluções avançadas de inteligência artificial e Big Data. Elas proporcionam condições para a obtenção de melhores resultados e permitem direcionar investimentos para onde eles realmente são necessários, em vez de manter verbas presas desnecessariamente.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura