Carregando...

Due diligence de fornecedores: o case Neoway e MRV

Scroll Down

Veja como a MRV, maior construtora da América Latina, conseguiu otimizar o processo de análise e monitoramento de fornecedores com ajuda das soluções Neoway!

O processo de Due Diligence de fornecedores se pauta na busca e na análise de informações sobre uma empresa, que presta serviços ou fornece insumo e/ou produtos para sua organização. 

É, portanto, uma etapa fundamental para a concretização de novas parcerias, auxiliando empresas a avaliar e mitigar possíveis riscos relacionados a terceiros, como fraudes e outras irregularidades.

Foi pensando nisso que a MRV buscou as soluções de RISK & Compliance da Neoway. Com mais de 32 mil colaboradores e receita líquida na faixa dos R$ 6 bilhões, a MRV é a maior construtora da América Latina.

Para se ter uma ideia, um em cada 200 brasileiros mora em um empreendimento desenvolvido por ela e, com isso, a empresa colaborou para reduzir o déficit habitacional em 22 estados e em 162 cidades brasileiras.

A MRV conta com seu próprio Programa de Integridade, em que um dos principais pilares é “conheça seus terceiros”. Além de preços competitivos e qualidade nos serviços e produtos, a construtora busca parceiros que atuem em conformidade e compartilhem dos seus valores éticos, integridade e boa reputação no mercado.

Para isso, a empresa atua no sentido de identificar, analisar e monitorar quais pessoas físicas e jurídicas podem oferecer riscos aos seus negócios.

Cenário e desafios enfrentados pela MRV

Due Diligence Cenario Desafios Enfrentados Mrv 1024x684

O cenário encarado pela MRV era bastante complexo. A empresa contava com uma base com cerca de 150 mil fornecedores cadastrados, sendo 26 mil ativos. 

Além disso, sua atuação envolvia inúmeras categorias de fornecimento e localidades, diferentes tipos de riscos associados e a necessidade de uma análise específica e direcionada.

Todos os stakeholders da construtora – empresas intermediárias, instituições, pessoas físicas e jurídicas, patrocinadores, fornecedores, empreiteiros, entre outros – estão ligados a algum tipo de risco, sendo que todos compartilham uma ameaça em comum: o risco de imagem e reputação.

A partir desse cenário, a meta da empresa  era implementar o processo de Due Diligence em diversas áreas do negócio, de maneira abrangente e eficiente e que permitisse mensurar os riscos mitigados.

Os principais desafios enfrentados pela MRV nesse processo eram:

  • Avaliar fornecedores e parceiros de alto risco;
  • Monitorar a base de mais de 26 mil CNPJs ativos;
  • Criar indicadores para acompanhamento e mensuração.

O que foi feito com a Neoway?

Due Diligence Mrv O Que Foi Feito Com Neoway 1024x683

Antes da parceria com a Neoway, o processo de Due Diligence na MRV se baseava nas demandas da área contratante para analisar empresas antes ou durante a execução de contratos. Esse processo enfrentava problemas como:

  • Análise de Due Diligence realizada de forma manual, com consulta a inúmeros sites e fontes de pesquisa;
  • Grande número de arquivos salvos como evidência;
  • Ausência de monitoramento contínuo em busca de possíveis alterações durante a execução do contrato;
  • Limitação da análise apenas a fornecedores de alto risco, uma vez que o volume de contratações é bastante elevado, chegando a mais de mil por mês;
  • Escopo de análise reduzido devido à dificuldade de acesso a algumas fontes e dados.

Com a contratação das soluções da Neoway, o primeiro passo do projeto foi a otimização do trabalho de Due Diligence de PF e PJ que já era realizado pela MRV com auxílio da ferramenta Search, da Neoway.

Ao entender que a sua responsabilidade não se limitava à avaliação de terceiros e que uma análise contínua ao longo de todo o relacionamento era fundamental, uma segunda linha de defesa foi implantada, por meio da inclusão do processo de monitoramento de colaboradores e terceiros. 

Para isso, foram desenvolvidos filtros específicos que atendessem de forma personalizada à demanda da empresa.

A partir desse momento, foram definidos red flags estratégicos para a identificação de CNPJs que representassem risco e foi realizada uma tratativa desses cenários.

Para possibilitar tais ações, foi feita a integração entre os sistemas da Neoway e da MRV para que a base de fornecedores monitorada fosse atualizada de forma automática e em tempo real, adicionando-os à medida que novas empresas fossem contratadas. Como resultado, a empresa garantiu mais agilidade e segurança ao processo.

Resultados do projeto para otimizar a Due Diligence de fornecedores

Resultados Projeto Otimizar Due Diligence Fornecedores 1024x683

Quantitativos

  • Ganho de produtividade: redução do tempo médio para realização de Due Diligence de 1h para apenas 20 minutos, o que representa uma economia de cerca de 65% do tempo e mais de 400 horas de trabalho poupadas anualmente.
  • Totalidade de empresas monitoradas: o total de fornecedores monitorados na avaliação periódica passou de 60 para mais de 26 mil; um aumento de 44.000% de CNPJs.
  • Prevenção de perdas financeiras: reversão de cenários que poderiam causar eventuais prejuízos, como:
    • Avaliação e monitoramento para mitigação de risco trabalhista de terceiros: a materialização desse cenário custaria R$ 13,7 milhões/ano;
    • Contratações mais seguras, redução de atrasos na entrega do produto e de pagamento de multas que poderiam custar em torno de R $46 milhões/ano;
    • Empreiteiros barrados na contratação por apresentarem cenário de risco poderiam ter custado R$ 1,2 milhão em ações trabalhistas à MRV ;
    • Regularização ou bloqueio de prestadores de serviço com capital social irregular, autuações que poderiam levar ao pagamento de multas próximas a R$ 1 milhão.

Qualitativos

  • Análise mais completa: o dossiê deixou de ser manual e passou a ser feito de maneira automática, permitindo a identificação de informações relevantes que passaram a fazer parte do checklist da empresa;
  • Aumento da maturidade do Programa de Integridade;
  • Ganho assistencial, com apoio a colaboradores identificados com envolvimento em processos judiciais;
  • Identificação de possíveis conflitos de interesse não declarados entre fornecedores e colaboradores;
  • Inclusão de novos dados na análise de identificação de red flags;
  • Maior abrangência e periodicidade: o escopo de avaliação foi ampliado, deixando de focar apenas em fornecedores de alto risco para analisar toda a cadeia de prestadores de serviços ativos. Além disso, a periodicidade das análises aumentou – em vez de serem feitas semestral ou anualmente, passaram a acontecer  mensalmente;
  • Maior proteção à imagem e reputação da empresa;
  • Perenidade empresarial por meio da prevenção de multas e sanções que poderiam inviabilizar o negócio;
  • Processo de investigação de fraudes mais robusto, com acesso a dados que garantem mais confiabilidade na análise.

Apesar dos ganhos, a parceria entre MRV e Neoway pode trazer ainda mais frutos para a construtora. 

Uma das frentes trabalhadas é utilizar a inteligência e a tecnologia da Neoway para aumentar a capacidade preditiva da empresa, ajudando a identificar e prever cenários de risco e antecipar ações mitigatórias. Com isso, será possível trazer ainda mais segurança e economia ao negócio.

A Neoway conta com soluções que atendem às estratégias de gestão de riscos por completo. A solução de Risk & Compliance adotada pela MRV combina tecnologias e dados compilados para diligência prévia e gestão de compliance eficiente, completa e segura, auxiliando na análise e prevenção de riscos.

Por meio dessa ferramenta, é possível encontrar informações judiciais e reputacionais sobre empresas e pessoas e ter mais segurança no onboarding de novos clientes e colaboradores, na gestão de fornecedores e na análise de conflitos de interesse.

Se quiser saber mais sobre soluções inteligentes para Due Diligence para a sua empresa, a Neoway pode ajudar você! Entre em contato e converse com nossos especialistas.

Colunista
Neoway
A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data e Inteligência Artificial para negócios. Desde 2002, desenvolvemos soluções que dão produtividade e precisão para marketing, vendas, compliance, jurídico, crédito e fraude em setores como finanças, tecnologia, seguros, bens de consumo e saúde. Nossos redatores escrevem sobre tecnologia, negócios e suas intersecções.
Veja todos os artigos do colunista