Como a Neoway trata os dados da coleta ao monitoramento

SCROLL DOWN


A economia digital é uma realidade inevitável para as empresas. A cada ano que passa aumenta exponencialmente a quantidade de dados gerados, capturados e consumidos globalmente para diversas finalidades. Segundo a consultoria Statista, em 2020 circulavam online cerca de 64 zetabytes de informações; para 2025, a estimativa é de três vezes mais, uma quantidade da ordem de 180 zetabytes. 

Essa gigantesca massa de informações vem carregada de insumos que podem significar oportunidades valiosas de negócios. Por isso, a análise de dados se tornou imprescindível. A partir da inteligência analítica, as empresas têm acesso a informações relevantes, esclarecem cenários com agilidade, validam – ou descartam – hipóteses com base em evidências e afastam achismos que comprometem estratégias.

Como funciona a produção dos dados na Neoway

A Neoway é líder em Big Data Analytics e Inteligência Artificial na América Latina. Apoia mais de 700 empresas, em 20 setores, na tomada de decisões nos mais variados objetivos de negócios. Com tecnologia avançada, a Neoway ajuda organizações de todos os tipos e tamanhos a ganhar mais, com soluções de Sales & Marketing, e a perder menos, utilizando análise de dados na prevenção de perdas e na otimização do compliance.

Todo o trabalho de inteligência analítica é feito a partir de soluções digitais próprias. O fluxo dos dados, tanto na plataforma da Neoway quanto nas APIs oferecidas pela companhia, é composto por cinco etapas: coleta, higienização, enriquecimento, disponibilização e monitoramento, cada qual com seus respectivos critérios de qualidade e segurança. Entenda abaixo como é o caminho percorrido pelo dado até que ele ganhe sentido e possa se transformar em conhecimento. 

Coleta

A principal forma de coleta dos dados é automatizada, o que confere agilidade, eficiência e precisão ao processo. Diariamente, os bots da Neoway fazem uma ampla varredura em fontes de dados públicos, como o site da Receita Federal, realizam as consultas em busca de informações e registram os resultados das pesquisas na base de dados. Outras formas de coleta acontecem por meio de parceiros e fornecedores.

Higienização

O dado recém-incluído na base da Neoway é “cru” e precisa ser padronizado para que funcione nos termos da plataforma. Nessa etapa são feitas alterações de grafia, como por exemplo o acréscimo de letras maiúsculas e a exclusão de caracteres especiais (acentos e pontuações). E também são observadas as regras de conformidade interna, prezando as características das informações e o que elas representam.

Enriquecimento

Após a higienização, o processo começa a ganhar mais complexidade. Na fase de enriquecimento, são feitas as agregações dos registros e aplicadas as regras de negócios de acordo com a finalidade de cada dado.

Um exemplo é a elaboração da base de PEP (pessoas politicamente expostas). Quais são as fontes? E os cargos públicos que podem ser considerados? Essas e outras questões influenciam a inteligência da base a ser montada. Tal papel fica a cargo do data owner (dono do dado, na tradução), responsável por entender os detalhes das agregações, para que elas sejam feitas de maneira adequada. Outro exemplo é a identificação de pessoas que compõem o quadro societário de uma determinada empresa.

Disponibilização 

O próximo passo na esteira da organização dos dados é disponibilizá-los para áreas internas, como a de analytics. Nesse caso, as informações repassadas alimentam modelos estatísticos que entregam as respostas às solicitações feitas na plataforma. Outra finalidade dos dados nessa fase são as APIs, que se conectam com aplicações de terceiros para fazer a “ponte” entre informações da plataforma da Neoway e demais serviços.

Conheça as boas práticas de API adotadas pela Neoway

Monitoramento

Uma vez configuradas as regras das fontes de dados, elas permanecem sob monitoria frequente. Isso porque como são informações de terceiros, qualquer alteração realizada, indisponibilidade temporária ou lentidão no acesso pode afetar o funcionamento da plataforma da Neoway em termos de volumetria e atualização dos dados. 

Por isso, os bots passam por manutenções constantes para que eles sejam capazes de refazer consultas e atualizar informações desatualizadas. Todo o acompanhamento das fontes é realizado de forma automatizada.  Quando há necessidade de ajuste no serviço de coleta, o time de especialistas entra em cena para definir os critérios a serem aplicados. 

Diferenciais da Neoway

Prover acesso a informações precisas e atualizadas é um dos principais diferenciais da plataforma que desenvolvemos. A velocidade com que os dados coletados das fontes são disponibilizados na plataforma é um dos destaques: o prazo, que já foi de 15 dias, hoje é de segundos, o que permite às empresas tomar decisões baseadas sempre em cenários realistas. 

Outros pontos de destaque são a variedade e o grande volume de dados. Temos um processo de qualidade muito maduro e times especializados para olhar para os dados de forma estruturada em cada contexto. Seja nas bases de compliance, nas cadastrais de empresas ou de pessoas, nas de dados de localização ou em qualquer outra. A nossa especialização faz a diferença na entrega dos resultados.

Por 

Júlia Manica

Julia Manica está desde 2014 na Neoway, já atuou na implantação de processos para garantir a qualidade dos dados e, atualmente, é nossa Head de Operação e Produção de Dados.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura