Projetos de Big Data: cases para sua empresa se inspirar

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Desenvolver projetos de Big Data é uma decisão que pode transformar positivamente a rotina e os resultados de uma empresa ao gerar uma série de benefícios e uma maior competitividade diante da concorrência. A motivação comum entre as empresas que estão obtendo sucesso com suas estratégias baseadas em dados e informações estratégicas é que elas partiram de uma dor ou problema específico. A partir disso, com o objetivo bem definido, adotam um sistema de inteligência como a Plataforma Neoway para tirar o máximo de proveito das informações disponíveis na própria empresa e no mercado.

A lista de benefícios inclui desde dados estratégicos para definir uma segmentação de mercado consistente até a melhor qualificação de oportunidades e vendas. Mas é sempre importante destacar que projetos de Big Data incluem também alguns desafios porque, quando colocados em prática, processos são modificados e recursos humanos e financeiros são otimizados a partir do uso estratégico de dados e informações. A prospecção de clientes, por exemplo, se torna muito mais eficiente, refletindo positivamente também nas ações de marketing e vendas.

Primeiros passos para implantar projetos de Big Data

A opção de começar a implantar projetos de Big Data focados em um desafio corporativo r ou em apenas uma área da empresa se justifica. O impacto e as potencialidades percebidas são maiores. Fica mais fácil envolver a equipe – um item essencial num projeto deste tipo porque mexe com a rotina de diferentes áreas da empresa – e também aumenta a possibilidade de obter retorno sobre o investimento feito na plataforma utilizada.

É recomendado também que para o sucesso dos projetos de Big Data seja feita a separação das equipes de vendas e de qualificação de leads. Isso é necessário para que haja maior agilidade nos contatos e uma melhora na definição de métricas mais específicas.

Mas isso não quer dizer que projetos deste caráter devam ficar focados apenas em uma área. A empresa pode avançar e aplicar as ferramentas e conceitos de Big Data Analytics em outros departamentos, como o de análise de crédito, por exemplo. O que torna este processo mais eficaz é a relação estabelecida com a área de Customer Success (CS) do fornecedor da plataforma digital, como no caso da Neoway. Ou seja, à medida que os projetos de Big Data forem avançando, o CS acompanha e ajuda a empresa a definir quando expandir ou redirecionar o uso da ferramenta com novas funcionalidades para alcançar novos objetivos.

Conheça três cases de clientes Neoway

Considerando projetos de Big Data como solução para uma dor específica da empresa, selecionamos três cases de clientes da Neoway que mostram como o uso de dados de forma estratégica é capaz de gerar conhecimento e inteligência para identificar oportunidades e resultados em diferentes segmentos e a partir de objetivos específicos.

Case Göedert – Nova forma de prospectar e nova rotina de vendas

Com sede em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a Göedert é uma empresa que atua há mais de 30 anos no ramo de material de limpeza produzindo e comercializando uma marca própria (Nobre), mas também distribuindo produtos de outras indústrias do setor. Os resultados obtidos pela implantação do projeto de Big Data com a Plataforma Neoway levaram a empresa a rever sua estrutura de vendas por um bom motivo: dar conta dos leads gerados.

Isso ocorreu porque a empresa adotou uma nova forma de prospecção de clientes, desenvolvida para atacar dois pontos-chave na gestão da Göedert. O primeiro era o desconhecimento da marca, o que gerava insegurança nos clientes para a compra; e outro é que a venda era feita exclusivamente por telefone, sendo que a empresa contava com poucos representantes comerciais em outros estados.

A mudança começou em 2015, quando passou a usar informações geradas pela Plataforma Neoway e implantar ações mais efetivas para prospecção de empresas. Conforme os números divulgados pela Göedert, em 2016, a empresa alcançou R$ 1.282.749,88 e em 2017, mais que o dobro: R$ 2.803.374,47. E para ajudar na prospecção, a rede de representantes agora cobre praticamente todo território nacional.

Case Senior Sistemas – Área de vendas estruturada com ajuda do Big Data

Com um portfólio de mais de 9 mil clientes, a Senior Sistemas, empresa de softwares de gestão empresarial, recorreu a um projeto de Big Data com o objetivo de organizar, prospectar e segmentar clientes com sua equipe de vendas, traçando uma estratégia baseada em inteligência de dados. A Plataforma Neoway ajudou na estruturação de uma área de estratégias de vendas baseada no uso inteligente de dados.

Neste contexto, o começo do projeto levou em conta requisitos como enriquecimento da base de clientes com a coleta de informações qualificadas de porte, segmento e localidade. Também se buscou saber onde eles estão e qual a melhor estratégia geográfica para as 10 filiais da empresa em todo o país. E por fim, se focou na construção de um banco de informações que pudessem influenciar as decisões da Senior não apenas de forma operacional, mas também estratégica.

A partir disso foi possível ter a definição do perfil do cliente para cada oferta específica, leads mais qualificados para a força de vendas e o apoio às filiais no planejamento das estratégias de vendas. Os resultados tiveram impacto na empresa toda. A nível operacional, a Senior teve um aumento na taxa de conversão de 7% para 10% na qualificação dos leads. No nível estratégico, o uso de informações estratégicas trouxe conhecimento para o desenvolvimento de estratégias de vendas mais precisas e adequadas às novas ofertas dos mais diversos clientes.

Case Promob – Solução para captar leads e potenciais clientes

A Promob é uma empresa de softwares especializada no setor moveleiro, líder de mercado na América Latina em soluções para gestão de lojas, móveis e projetos, com uma forte presença em países como Brasil, México e Argentina. O projeto de Big Data teve como “dor” uma grande necessidade de captar leads e potenciais clientes e para isso a empresa começou utilizando a ferramenta Search da Plataforma Neoway.

Mas logo houve a necessidade de ampliar o projeto pelo fato da empresa trabalhar com públicos e perfis de clientes muito distintos entre si. Por isso, houve a combinação da ferramenta Search com a funcionalidade Maps para trabalhar segmentação e geolocalização, tornando possível atacar o problema de consultas muito diversas e complexas, combinando perfis com regiões de forma rápida e intuitiva.

Como resultado, a empresa, que entrava de férias coletivas e começava o ano sem nenhum lead, está com 500 leads prontos para um briefing técnico e comercial antes das férias acabarem. Desde o início do trabalho com a Neoway, foram adquiridos 10 novos clientes resultando em R$ 251 mil reais em vendas e uma receita recorrente de R$ 72 mil reais,que trouxe um ROI positivo em relação ao uso da Plataforma Neoway.

Quer começar o seu projeto com a Plataforma Neoway? Solicite acesso à uma Demo guiada pela nossa equipe e perceba na prática os benefícios dos projetos de Big Data.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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