Buy Now Pay Later: os impactos desse formato de pagamento

SCROLL DOWN

Popular no Brasil, o formato de pagamento a prazo Buy Now Pay Later vem ganhando mais adesão na América Latina; entenda as diferenças para os métodos tradicionais.

Para os brasileiros, a opção de comprar um produto e só pagar por ele depois de um tempo, seja à vista ou parcelado, já faz parte do cotidiano. Tanto no comércio eletrônico quanto nos grandes magazines, é comum ver quanto um eletrodoméstico custa para pagamento em dez vezes sem juros.

 No entanto, o chamado Buy Now Pay Later (“compre agora e pague depois”, em tradução livre) vem ganhando popularidade em outras regiões do mundo e, em especial, na América Latina.

Muitos consumidores brasileiros devem se lembrar, inclusive, dos carnês usados para compra de eletrodomésticos, carros ou até para o pagamento dos estudos. Isso porque o formato de pagamento parcelado é popular há décadas no Brasil.

Leia também: O papel estratégico dos dados no apoio ao empreendedorismo

Mas, então, quais são as diferenças do BNPL em relação a outras modalidades de compra? Saiba mais no conteúdo a seguir.

Buy Now Pay Later: tem novidade?

Com o crescimento do comércio digital durante a pandemia, a América Latina viu uma explosão dessa modalidade de crédito parcelado. Vale considerar que, em países como México e Colômbia, por exemplo, o aumento do e-commerce e a chegada de uma geração mais jovem ao mercado consumidor trouxe um cenário diferente.

Nesses países – e mesmo no Brasil – ainda há uma parcela significativa de consumidores sem acesso aos serviços financeiros mais básicos, como bancos e crédito.

Esse cenário, inclusive, ajudou as fintechs de Buy Now Pay Later a se popularizarem na região. Esse tipo de empresa geralmente cobra dos comerciantes uma taxa para oferecer pequenos e pontuais empréstimos aos clientes que são pagos em prestações sem juros, dispensando dos lojistas as verificações de crédito no processo.

E essa verificação de crédito é a primeira das diferenças entre uma solução de Buy Now Pay Later e o formato de crediário. Enquanto um sistema de BNPL, em geral, usa de inteligência artificial, machine learning e cruzamento de dados públicos para definir a aprovação de crédito, no crediário tradicional esse processo/verificação é feito pela própria loja ou instituições parceiras com base em dados financeiros providos pelo consumidor.

No caso do BNPL, esses microcréditos são aprovados no momento da compra e sem a obrigatoriedade do cliente ter conta em banco ou cartão de crédito, por exemplo. O que é um benefício para os chamados desbancarizados.

Leia também: Big Techs: como as gigantes da tecnologia influenciam o mercado?

Além disso, tanto o banco de dados quanto o algoritmo das fintechs que oferecem esses serviços vão sendo atualizados à medida que os clientes pagam suas parcelas. Assim como em qualquer serviço de crédito, parcelas atrasadas costumam ser cobradas com juros – e influenciar no score de crédito dos consumidores.

Os benefícios para lojistas

A tecnologia também ajuda a agilizar a aprovação de crédito quando uma compra é feita no formato Buy Now Pay Later. Apesar de ser um formato digital, esse tipo de solução pode ser usado por lojas físicas. 

Em geral, há dois formatos de concessão de crédito: no ponto de venda, no qual uma empresa do ramo faz uma parceria com os comerciantes ou planos que permitem compras online em números pré-determinados de parcelas.

Em algumas dessas situações, o cliente precisa aderir ao cartão da loja para utilizar o serviço. Do lado dos comerciantes, o parcelamento é um dos quesitos chave para o fechamento das vendas. 

Em especial, quando falamos de produtos com valor elevado. Além disso, o formato incentiva a fidelização dos clientes e aumenta a segurança contra fraudes no varejo.

Outro benefício para os vendedores é que, mesmo que o consumidor pague aos poucos, o lojista normalmente recebe o pagamento à vista. Saiba mais sobre as soluções de tecnologia e dados da Neoway para prospecção e marketing digital.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura