Sem uma consistente análise de mercado, quais as chances de uma empresa ampliar a área de atuação e conquistar clientes mais qualificados para aumentar o ticket médio? Nos dias de hoje, as chances são mínimas, porque o uso inteligente dos dados estratégicos tem feito a diferença e ajudado empresas, independentemente do ramo de atividade, a desenvolver análises mais precisas e ágeis para identificar novas oportunidades e tomar decisões mais previsíveis. Se ainda não usa o Big Data Analytics, possivelmente a empresa terá grandes dificuldades para realizar essa análise. Mas como fazer para resolvê-las?
Antes de começar, vale a pena lembrar que análise de mercado não é somente fazer benchmarking e acompanhar o que os concorrentes estão fazendo ou o que os sites de notícias estão publicando a respeito do seu ramo de atividade. São rotinas necessárias, mas a análise de mercado engloba outras questões essenciais para a gestão do negócio, com foco na estratégia de marketing e vendas. Com ela, pode-se saber mais sobre o seu potencial cliente, como por exemplo:
- O que está comprando?
- Quais seus possíveis fornecedores?
- Quais as regiões de atuação da empresa
- Quanto está comprando?
As respostas destas e de outras perguntas podem ser encontradas por meio da análise de mercado, ajudarão a moldar a estratégia que a empresa deverá traçar, como por exemplo, segmentar sua atuação. É neste contexto que o uso inteligente de informações torna-se necessário para que a análise seja feita de forma ágil e precisa.
Mas para que se possa chegar aos resultados esperados, com impactos positivos em diferentes setores da empresa, é preciso tomar algumas medidas para garantir a qualidade da análise de mercado. Para isso, as primeiras medidas são organizar a coleta de informações, trabalhar com dados estratégicos confiáveis e realizar filtros precisos. Veja como:
Vantagens da análise de mercado com o uso inteligente de dados
Se estamos falando em agilidade, a solução mais indicada é explorar todas as possibilidades proporcionadas pelo uso de informações estratégicas na análise de mercado. O Big Data, quando abordado pelas tecnologias corretas, dá maior capacidade para as empresas coletarem, armazenarem, processarem, classificarem e gerenciarem grandes quantidades de registros digitais, tanto internos como outros buscados em diversas fontes externas. A partir disso, as equipes de marketing e vendas passam a trabalhar na transformação desses registros em processos mais eficazes, além de aplicar estratégias com maior precisão e oferecer serviços mais inteligentes e competitivos.
Neste contexto, uma das grandes vantagens no uso de informações na análise de mercado tem sido a possibilidade de apontar caminhos alternativos, assim como explorar territórios onde outras empresas não estão atendendo ou então agir de forma mais eficaz para atender aos anseios dos clientes. Com a combinação inteligente de dados estratégicos também é possível gerar insights para incrementar tanto a prospecção como as vendas, identificando padrões de compra e comportamento.
Isso porque a estratégia passa a ser fundamentada no cruzamento destas infomações mais específicas e confiáveis, como por exemplo, a localização e renda de um determinado perfil de clientes ou ainda como este público tem se comportado em termos administrativos e societários com suas empresas e grupos econômicos. Assim, a análise de mercado fica mais prática e rápida e a empresa pode focar sua atuação na segmentação de mercado, buscando nichos ou até novos ramos de atividade.
E tudo isso é possível pelas facilidades proporcionadas pelo uso de soluções inteligentes de Big Data Analytics. A pesquisa e o diagnóstico não são mais baseados em informações gerais – e, portanto, menos precisas – nem com base em suposições. A empresa conta com mais informações para definir os próximos passos a seguir em curto, médio e longo prazo.
Para complementar a leitura, sugerimos também o artigo Como segmentar clientes com a ajuda do Big Data. Se tiver dúvidas fale com nossos especialistas.