Análise de mercado: como fazer com maior agilidade e precisão

SCROLL DOWN

Sem uma consistente análise de mercado, quais as chances de uma empresa ampliar a área de atuação e conquistar clientes mais qualificados para aumentar o ticket médio? Nos dias de hoje, as chances são mínimas, porque o uso inteligente dos dados estratégicos tem feito a diferença e ajudado empresas, independentemente do ramo de atividade, a desenvolver análises mais precisas e ágeis para identificar novas oportunidades e tomar decisões mais previsíveis. Se ainda não usa o Big Data Analytics, possivelmente a empresa terá grandes dificuldades para realizar essa análise. Mas como fazer para resolvê-las?

Antes de começar, vale a pena lembrar que análise de mercado não é somente fazer benchmarking e acompanhar o que os concorrentes estão fazendo ou o que os sites de notícias estão publicando a respeito do seu ramo de atividade. São rotinas necessárias, mas a análise de mercado engloba outras questões essenciais para a gestão do negócio, com foco na estratégia de marketing e vendas. Com ela, pode-se saber mais sobre o seu potencial cliente, como por exemplo:

  • O que está comprando?
  • Quais seus possíveis fornecedores?
  • Quais as regiões de atuação da empresa
  • Quanto está comprando?

As respostas destas e de outras perguntas podem ser encontradas por meio da análise de mercado, ajudarão a moldar a estratégia que a empresa deverá traçar, como por exemplo, segmentar sua atuação. É neste contexto que o uso inteligente de informações torna-se necessário para que a análise seja feita de forma ágil e precisa.

Mas para que se possa chegar aos resultados esperados, com impactos positivos em diferentes setores da empresa, é preciso tomar algumas medidas para garantir a qualidade da análise de mercado. Para isso, as primeiras medidas são organizar a coleta de informações, trabalhar com dados estratégicos confiáveis e realizar filtros precisos. Veja como:

Vantagens da análise de mercado com o uso inteligente de dados

Se estamos falando em agilidade, a solução mais indicada é explorar todas as possibilidades proporcionadas pelo uso de informações estratégicas na análise de mercado. O Big Data, quando abordado pelas tecnologias corretas, dá maior capacidade para as empresas coletarem, armazenarem, processarem, classificarem e gerenciarem grandes quantidades de registros digitais, tanto internos como outros buscados em diversas fontes externas. A partir disso, as equipes de marketing e vendas passam a trabalhar na transformação desses registros em processos mais eficazes, além de aplicar estratégias com maior precisão e oferecer serviços mais inteligentes e competitivos.

Neste contexto, uma das grandes vantagens no uso de informações na análise de mercado tem sido a possibilidade de apontar caminhos alternativos, assim como explorar territórios onde outras empresas não estão atendendo ou então agir de forma mais eficaz para atender aos anseios dos clientes. Com a combinação inteligente de dados estratégicos também é possível gerar insights para incrementar tanto a prospecção como as vendas, identificando padrões de compra e comportamento.

Isso porque a estratégia passa a ser fundamentada no cruzamento destas infomações mais específicas e confiáveis, como por exemplo, a localização e renda de um determinado perfil de clientes ou ainda como este público tem se comportado em termos administrativos e societários com suas empresas e grupos econômicos. Assim, a análise de mercado fica mais prática e rápida e a empresa pode focar sua atuação na segmentação de mercado, buscando nichos ou até novos ramos de atividade.

E tudo isso é possível pelas facilidades proporcionadas pelo uso de soluções inteligentes de Big Data Analytics. A pesquisa e o diagnóstico não são mais baseados em informações gerais – e, portanto, menos precisas – nem com base em suposições. A empresa conta com mais informações para definir os próximos passos a seguir em curto, médio e longo prazo.

Para complementar a leitura, sugerimos também o artigo Como segmentar clientes com a ajuda do Big Data. Se tiver dúvidas fale com nossos especialistas.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura