Governança adaptativa e tradicional: qual a diferença?

SCROLL DOWN

A governança de dados é um forte pilar dentro do Big Data. Trata-se da prática de gerenciar e organizar dados e processos para permitir a colaboração e o acesso compatível aos dados.  Mas nos últimos anos, o termo “governança adaptativa” vem ganhando muita força nesse universo. Assim, vamos entender seu significado, vantagens e diferenciais em relação a governança de dados tradicional. 

O que é a governança adaptativa?

Não tem como falarmos em empresas dinâmicas e eficientes sem pensarmos na governança de dados, pois é essa abordagem que garante que os dados sejam seguros, privados, precisos, disponíveis e utilizáveis. 

Para isso, existem diversos formatos disponíveis, mas é a governança adaptativa de dados que possibilita mais agilidade e fluidez. Esse modelo ajuda as empresas a manterem sua relevância e a responderem em cenários de rápida mudança, além de serem capazes de gerar valor comercial.

A governança adaptativa avalia os dados a partir de dois eixos: valor estratégico de dados e nível de sensibilidade de dados. 

No valor estratégico, os dados são classificados por níveis de importância. Cabe avaliar o quanto os dados agregam valor para a empresa, no que tange seu valor estratégico, e tudo que pode ser desenvolvido por meio deles.

Já no nível de sensibilidade, são avaliados os parâmetros de segurança necessários para os dados. Para saber quais são eles, é preciso compreender o risco que os dados representam para a empresa, caso sejam expostos ou extraviados. 

Qual é a diferença entre governança adaptativa e governança tradicional?

Mesmo quando entendem o conceito, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre a diferença entre a governança de dados tradicional e a governança adaptativa de dados. O maior diferencial entre ambas é que, enquanto na primeira a inovação não é prioridade, na governança adaptativa é o que move seus princípios. 

A governança adaptativa promove dinamismo ao tratar dados, com um olhar multidisciplinar, tanto para o ambiente interno, quanto externo. Sua atuação tem um posicionamento muito mais ativo do que a convencional, sempre atento às oportunidades e riscos. 

Para sua empresa performar melhor a partir dos dados, considere os 7 princípios da governança adaptativa

  1. Equipes de trabalho autônomas e multidisciplinares;
  2. Poucas estruturas de governança (reuniões, artefatos, papéis, entre outras);
  3. Processos adequados aos tipos de trabalho das equipes;
  4. Processos de trabalho definidos pelas equipes;
  5. Dependências de trabalho geridas pelas equipes;
  6. Pouca dependência de indivíduos, mais automatização de processos;
  7. Responsabilidades claras e bem definidas dentro e entre as equipes de trabalho.

Como vimos, a governança adaptativa de dados expande o uso e aplicabilidade da governança de dados tradicional, permitindo tomadas de decisões mais flexíveis voltadas aos resultados dos negócios.

Apesar de que a segurança nos negócios é um fator essencial na governança de dados, é preciso saber usar esses insumos valiosos para além das necessidades defensivas. Desse modo, a governança adaptativa de dados é extremamente benéfica para garantir a conformidade e minimizar riscos, mas também por impulsionar a expansão e performance do negócio.  

Quer aprender mais? Então, inscreva-se para o DDB 2022, o maior evento de Data Analytics do país – realizado em parceria com a B3, que acontece no dia 30 de agosto

Serão 10 horas de conteúdo, conduzidos por speakers nacionais e internacionais, como o Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e autor do best-seller “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”. Faça sua inscrição!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura