5 momentos de destaque do DDB 2022

SCROLL DOWN

No último dia 30 de agosto, o Data Driven Business, maior evento de Data Analytics do país, abriu suas portas para quase mil tomadores de decisão de diversos setores, interessados em entender as últimas novidades sobre análise de dados e como aplicá-las aos negócios.

Realizado pela Neoway em parceria com a B3, a bolsa do Brasil, o evento reuniu palestrantes de grande influência, como Bruno Aziza, Head de Data Analytics do Google Cloud; Jeane Tsutsui, CEO do Fleury; Robert Duque, Diretor da Accenture; Rodney Reis, CEO e co-fundador da Avalia Systems; e Monica Herrero, Conselheira da Stefanini.

Confira os 5 momentos que marcaram o dia e entenda porquê o DDB é um evento imperdível para quem deseja entender o potencial dos dados e seu impacto nas decisões.

1. Seja bem-vindo, CX.1

A edição de 2022 do DDB começou com o anúncio de uma nova era para data analytics: a chegada do CX.1, uma plataforma para conectar diferentes experiências (dados, aplicações e analytics) em um único lugar. A iniciativa parte do pressuposto de que o objetivo de qualquer solução é resolver o problema dos clientes, independentemente da tecnologia, do fornecedor, dos dados ou da demanda.

Por isso o CX.1 vai conectar parceiros e fornecedores em um só lugar, garantindo agilidade na integração de dados, segurança e geração de valor. Nesse hub de soluções, os clientes poderão escolher aplicações e APIs para consumir, aumentando as possibilidades.

Fruto da sinergia entre B3 e Neoway, o ecossistema tem planos para se tornar um vetor de transformação para todos: clientes, negócios e fornecedores.

2. Daniel Kahneman e o poder das decisões

O dia de palestras começou com o prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman. Seus estudos sobre economia comportamental transformaram a forma como enxergamos as tomadas de decisão ao demonstrar que somos influenciados a todo momento por vieses que impactam nossa deliberação e acabam fazendo com que nossas escolhas sejam muito mais emocionais do que racionais. A participação teve o formato de bate-papo, comandado por Rodrigo Barcia, Chief Transformation Officer da Neoway. 

Em seu livro mais recente, Kahneman discorre sobre ruídos, que ele define como as variações observadas nas decisões sobre casos essencialmente iguais, julgados por pessoas diferentes. Um exemplo é o caso da avaliação de sinistros nas seguradoras, em que a variação entre a decisão dos analistas (ou seja, o ruído) sobre quanto pagar a determinado caso chegou a 55% em uma auditoria realizada pela equipe de Daniel. 

3. Lançamento SMART: potencializadora de negócios 

O mercado continua aquecido para as startups brasileiras e há inúmeras oportunidades para crescimento e escalabilidade. No DDB 2022, foi possível conferir o lançamento da SMART, uma potencializadora de negócios focada em ajudar startups com tecnologia, mentoria e, em alguns casos, investimento ao final do programa via Neoway, B3 ou L4  Venture Builder (fundo de investimentos ligado a B3).

Nesta primeira edição, as startups que já possuem seu produto validado e atuam em áreas como: fraude, risco, autos, consórcios, compliance, marketing e vendas, terão preferência. Já nos próximos ciclos, outros segmentos serão mapeados, como: crédito, jurimetria, energia e carbono. 

Os participantes terão a chance de receber mentoria de executivos da Neoway, da B3 e de parceiros estratégicos, como o Google Cloud. Além disso, terão benefícios exclusivos e poderão acessar os escritórios da Neoway em São Paulo e Florianópolis. O programa terá as inscrições abertas até o dia 25 de outubro e uma duração de 4 meses. 

4. Os dados e o cenário político do país

Christopher Garman, diretor da consultoria Eurásia, trouxe uma visão obre como os dados ajudam na análise, estudo e previsibilidade política. Com uma série de informações e pesquisas comparativas, Garman analisou o cenário político do Brasil e mostrou como as eleições presidenciais de 2022 podem caminhar até o dia 02 de outubro. 

Em sua análise, o diretor e especialista em ciência política, apresentou possíveis cenários relacionados à eleição dos principais candidatos à presidência e seus impactos.. Além disso, comentou sobre a preocupação do eleitor com a economia, com foco no aumento da inflação e diminuição do poder de compra.

Ao fim do talk, Christopher Garman e Nathalia Arcuri, CEO do “Me Poupe”, bateram um papo descontraído e informativo. Eles reforçaram o papel fundamental dos dados na difícil tarefa de tomar decisões em um cenário de tanta turbulência e instabilidade política e econômica.

5. Os 4 pilares do IA com Anindya Ghose

Para fechar o evento com chave de ouro, Anindya Ghose, professor na New York University e autor do livro TAP: Unlocking the Mobile Economy, deu uma verdadeira aula sobre Data Analytics. Em sua apresentação, ele falou sobre a estrutura dos quatro pilares da tomada de decisão para construir uma organização baseada em IA. 

Os pilares mencionados foram: 

  • descritivo (o que aconteceu)
  • preditivo (o que acontecerá depois)
  • causal (o que aconteceu vs verdadeira causa)
  • prescritivo (como devemos responder). 

Anindya contou que o pilar da análise causal é seu preferido e trouxe alguns exemplos dessa relação. Em uma citação, ele mostrou a relação do investimento em marketing digital (causa) versus o aumento nas vendas (o que aconteceu).

O acadêmico norte-americano também apresentou orientações muito valiosas para quem quer iniciar uma jornada de IA orientada por dados. Dentre elas: gastar 70% do tempo na construção de engenharia de dados, usar dados disponíveis publicamente para treinar seus algoritmos iniciais e contratar vários cientistas de dados focados nos quatros pilares.

Para encerrar, Fernanda Baggio, VP de Marketing na Neoway, subiu ao palco para entrevistar Anindya, com perguntas muito relevantes que enriqueceram ainda mais o momento. 
O DDB 2022 foi uma experiência incrível e ofereceu mais de 10 horas de conteúdo para os convidados. Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos exclusivos e acompanhar em primeira mão as notícias da próxima edição do evento!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Posts relacionados

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura