Seguro de Garantia: o que é e quais as principais modalidades?

SCROLL DOWN

Administrar uma empresa, sobretudo do ponto de vista financeiro, exige muita eficiência e segurança nas ações tomadas. Nesse sentido, o seguro garantia é um dos recursos mais importantes para resguardar as organizações no cumprimento dos contratos assinados.

Neste post, veja o que é seguro garantia, como funciona, quais são os benefícios para as empresas, para quem é indicado e as diferentes modalidades.

O que é seguro garantia?

Seguro garantia é a modalidade que visa garantir o cumprimento das obrigações previstas em contratos e assumidas pelo tomador perante o segurado, como prazos e valores.

Esse seguro atende tanto órgãos públicos quanto empresas privadas de qualquer porte. Ele assegura proteção de possíveis prejuízos no caso do descumprimento de um contrato, como cláusulas relacionadas, à prestação de serviços ou ao fornecimento de recursos.

O seguro garantia também pode ser utilizado como forma de proteção à execução fiscal e outras ações judiciais (cíveis, fiscais e trabalhistas) que possam comprometer o patrimônio e o caixa da empresa. Por isso, é muito usado por organizações que queiram fechar negócios com terceiros sem colocar seu capital em risco.

Como funciona?

Quando falamos de seguro garantia, existem três partes envolvidas: o tomador, o segurado e a garantidora. O tomador é a parte contratante, isto é, a empresa que contrata um fornecedor e assume uma dívida, tornando-se credor de uma obrigação. É o caso, por exemplo, da Administração Pública na contração de uma obra.

O fornecedor, por sua vez, é o segurado, que é o beneficiário da apólice. É ele quem deve cumprir as obrigações estabelecidas no contrato assinado. Via de regra, é esta parte que exige que o seguro garantia seja feito, seja porque sua relação envolve riscos no pagamento, porque os valores movimentados são elevados ou por mera precaução.

O segurado é o cliente da parte garantidora, ou seja, a seguradora que pagará a indenização ao segurado no caso de não cumprimento das cláusulas do contrato. Também cabe à garantidora atender às exigências legais no que se refere à obrigação de depósito de caução como garantia da assinatura de um contrato.

Quais são os benefícios do seguro garantia?

Infográfico: Quais são os benefícios do seguro garantia?

Bom custo-benefício

Quando comparado às demais garantias oferecidas pelo mercado, como carta fiança ou caução, o seguro garantia geralmente apresenta um custo menor para as empresas e não afeta a linha de crédito bancário do contratado. Além disso, ele é calculado com base na análise de riscos de cada negócio, o que garante taxas menores do que as oferecidas pelo sistema bancário.

Tudo isso ajuda a não comprometer seu patrimônio e a não reduzir seu fluxo de caixa, o que se reflete na saúde financeira da organização.

Facilidade e agilidade de contratação

A contratação do seguro garantia costuma ser menos burocrática que outras modalidades do mercado. Ela pode ser feita online e exige a apresentação de menos documentos, quando comparada à carta fiança, por exemplo. Isso porque essa garantia é feita com base no desempenho financeiro da empresa.

Assim, para contratar o seguro garantia, basta acessar o sistema da seguradora e informar alguns dados da organização. Em geral, a apólice digital é emitida em até 24 horas. Para efeito de comparação, outras modalidades de garantia podem levar de 15 dias a um mês.

Melhor cobertura

Outra vantagem importante do seguro garantia é a possibilidade de negociação da cobertura prevista na apólice. Isso permite às empresas elaborar apólices personalizadas e adicionar coberturas adicionais de acordo com suas necessidades.

Além disso, a vigência do seguro tem a mesma duração do contrato que ele cobre, o que possibilita que as apólices sejam feitas conforme a duração do serviço. Também é possível contar com renovações automáticas, nos casos em que a relação se estenda além do previsto.

Proteção ao capital da empresa

O seguro garantia é uma operação que não limita o acesso da empresa ao crédito, ao contrário do que acontece, por exemplo, com a fiança bancária. Com isso, a apólice se torna um ativo da organização e não um passivo que pode vir a comprometer sua saúde financeira.

Para que tipo de negócio é indicado?

Infográfico: Para que tipo de negócio é indicado?

O seguro garantia é indicado para quaisquer empresas que precisem atender exigências contratuais e que buscam otimizar sua gestão financeira. Assim, essa garantia pode ser contratada por empresas privadas e órgãos públicos que atuam com:

  • Construção Civil;
  • Editais de licitação;
  • Fornecimento/fabricação de recursos (materiais, insumos e equipamentos);
  • Operações aduaneiras, imobiliárias e/ou tributárias;
  • Prestação de serviços;
  • Processos judiciais.

Quais são as modalidades de seguro garantia?

Conforme o art. 3º da Circular nº 477/13 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o seguro garantia pode ser dividido em dois grandes ramos, cada qual com suas próprias modalidades. São eles:

Seguro garantia para o setor público

Quando falamos de instituições e empresas do setor público, o seguro garantia serve como garantia para o cumprimento das obrigações do tomador. Isso pode envolver a participação em processos de licitação, fechamento de contrato para a execução de obras ou prestação de serviços, concessões e outras permissões nas esferas municipal, estadual e federal.

O seguro garantia também pode ser utilizado no setor públicos em casos envolvendo processos administrativos de créditos fiscais e também para garantir o pagamento de valores devidos ao poder público. É o caso de multas e indenizações, por exemplo.

As modalidades de seguro garantia voltadas para o setor público são:

  • Do licitante;
  • Para construção, fornecimento ou prestação de serviços;
  • De retenção de pagamentos;
  • De adiantamento de pagamentos;
  • De manutenção corretiva;
  • Judicial;
  • Judicial para execução fiscal;
  • Parcelamento administrativo fiscal;
  • Aduaneiro.

Seguro garantia para o setor privado

Para empresas do setor privado, o seguro garantia também tem a finalidade de assegurar o fiel cumprimento, por parte do tomador, das obrigações previstas no contrato principal, em âmbitos distintos daqueles utilizados para o setor público.

Nessa modalidade, a garantia pode ser empregada para garantir a prestação de serviços, o fornecimento ou a fabricação de recursos e também a conclusão e entrega de obras, sejam elas públicas ou privadas.

Todas as obrigações e direitos do tomador e do segurado devem estar especificados nos contratos firmados. Os valores do seguro garantia costumam ser bastante altos, normalmente representando o valor máximo garantido pela apólice.

Outro ponto importante é que, em determinados casos, as exigências para o que está prevista em contrato são superiores do que o próprio patrimônio da empresa. Nessas situações, a cobertura do seguro garantia ajuda a torná-las menores, beneficiando o negócio em questão.

No setor privado, as modalidades de seguro garantia são:

  • para construção, fornecimento ou prestação de serviços;
  • de retenção de pagamentos;
  • de adiantamento de pagamentos;
  • de manutenção corretiva;
  • imobiliário;
  • para concessões;
  • de antecipação de recebíveis contratuais.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como o risco de crédito é controlado na atividade bancária e saiba como utilizar a tecnologia de Big Data Analytics a favor da sua empresa.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura