Não é fácil para uma empresa ampliar suas atividades. Entrar em um novo mercado do zero requer investimento pesado e a expertise que nem sempre o dinheiro consegue comprar. Por isso, uma solução comum é apostar no modelo de private label.
Essa proposta permite aumentar a presença da marca por meio de parcerias com organizações já estabelecidas no setor alvo. E uma das aplicações mais comuns está em cartões private label, que abrem caminho para que, por exemplo, varejistas atuem na concessão de crédito devido a acordos com bancos ou financeiras.
O que é private label?
O private label (etiqueta privada, na tradução literal) é um modelo de negócios em que uma companhia contrata um fornecedor para desenvolver um produto que chega ao mercado com a marca da contratante, e não da contratada.
Trata-se de um sistema de negócios que vem se popularizando em diversas áreas da economia. Franquias de supermercados, por exemplo, frequentemente recorrem a essa solução para lançar produtos com sua marca, como um sabão em pó próprio.
A prática traz uma série de vantagens para uma empresa, que tem a oportunidade de expandir sua marca sem a necessidade de investir em linhas de produção e sem lidar com vários custos envolvidos na criação de um novo produto.
A ideia vai, no entanto, além de produtos físicos. Uma aplicação bem comum do private label está no mercado de cartões de crédito. Nesse cenário, uma instituição financeira é contratada para que varejistas possam oferecer seus próprios cartões, com benefícios tanto para o lojista quanto para seu cliente final.
Como funciona o cartão private label?
Um cartão de crédito private label atua como um linha de crédito rotativo e conta com a marca do lojista e toda a sua identidade visual. Mas, há diferenças a se observar.
Primeiramente, ele não é bandeirado como um cartão convencional, porque não tem vínculos com empresas como Visa, Mastercard, American Express e similares. Por trás, está uma outra instituição financeira, contratada pelo varejista, responsável por gerenciar a concessão de crédito.
Por não ter as tradicionais bandeiras, o cartão tem utilidade limitada e seu uso é restrito àquele estabelecimento ou a uma rede de lojas parceiras. Normalmente, o produto é oferecido aos consumidores junto com ganhos que justifiquem a sua aquisição, como a possibilidade de acúmulo de benefícios e descontos.
Quais as vantagens do cartão private label?
Do lado do consumidor final, as vantagens costumam ser diretas. O acesso ao crédito é desburocratizado e funciona como uma porta de entrada para a enorme população desbancarizada do Brasil.
Segundo levantamento da Brink’s em parceria com a Fundação Dom Cabral publicado no primeiro semestre de 2022, 38,5% da população adulta brasileira não tem conta em banco e, portanto, conta com acesso ao crédito dificultado. É uma fatia grande demais para ser ignorada.
Além disso, o cadastro também costuma trazer condições de pagamento mais favoráveis e parcelamentos mais longos. Do lado do varejista, os ganhos também são expressivos. A facilidade de crédito abre margens para o aumento do tíquete médio por cliente, uma vez que os consumidores se sentem mais à vontade para realizar compras.
A solução também é um fator de fidelização dos clientes, já que cria uma relação que incentiva o consumo naquele estabelecimento. Consequentemente, a marca tende a se fixar na mente do consumidor e se tornar a primeira opção no momento da decisão de compra.
Por fim, um ponto que não pode ser subestimado é a redução de custos. Ao dispensar as bandeiras convencionais, o lojista elimina um intermediário no processamento de pagamentos com seus cartões private label e paga menos taxas. A economia pode ser transformada em maiores margens ou em preços mais baixos.
Conclusão
O private label é uma alternativa inteligente para empresas que buscam ampliar suas marcas e sua atuação, valendo-se de parcerias com outras companhias que já tenham experiência naquele setor de interesse.
Dentro desse cenário, os cartões private label atendem a demanda de estabelecimentos que visam o setor financeiro para concessão de crédito aos seus clientes.
A partir dessa proposta, é possível oferecer crédito facilitado e condições vantajosas aos consumidores e atingir uma parcela enorme de brasileiros que não têm acesso aos serviços bancários convencionais.
Assim, é possível fidelizar seu público, estimular clientes a consumirem mais e garantir melhores margens para suas operações. Quer saber mais sobre o tema? Conheça os 5 Cs do crédito e entenda como esse tipo de análise é aplicada.