Impactos da nova carteira de identidade no combate à fraude

SCROLL DOWN

Em fevereiro de 2022, o governo federal anunciou a criação da Nova Carteira de Identidade para todo o País. O documento vai substituir o RG e o CPF, unificando-os em um único registro. O objetivo é trazer mais segurança e simplificar a vida da população.

A nova carteira de identidade está valendo desde a entrada em vigor do decreto, em 1 de março de 2022. O prazo para que institutos de identificação de adequem, porém, vai até o dia 6 de março de 2023.

Importante destacar que o RG atual segue válido por até 10 anos para todos os brasileiros com até 60 anos de idade. Para os mais velhos, o documento tem validade indeterminada.

A seguir, vamos ver mais detalhes sobre a nova carteira de identidade e como ela impacta nas estratégias de combate à fraude das empresas. Acompanhe!

O que é a nova carteira de identidade?

Infográfico:  O que é a Nova Carteira de Identidade

A nova carteira de identidade unifica e padroniza o registro nacional em todo o País. A partir de agora, extingue-se o antigo RG, e o CPF passa a valer como número de identificação único dos cidadãos brasileiros.

Os prazos de validade também foram alterados:

  • 0 a 12 anos: válido por 5 anos.
  • 12 a 60 anos: válido por 10 anos.
  • Acima de 60 anos: válido indefinidamente.

Na nova carteira de identidade também poderão ser incluídos dados sobre a saúde do cidadão, como grupo sanguíneo, se é doador de órgãos e outras informações sobre condições específicas de saúde.

Pessoas que não possuírem CPF terão sua inscrição realizada no momento em que solicitarem o novo documento. A emissão segue sendo gratuita e é de responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada estado.

Quais são os benefícios para a população

Infográfico: Quais os Benefícios para a População

O novo documento promete ser mais seguro, uma vez que poderá ter sua autenticidade validada por meio de QR Code – inclusive offline. Além da versão física, as pessoas podem acessar a nova carteira de identidade em formato digital pelo site do governo federal, da mesma forma que já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E isso é fundamental para trazer mais segurança às pessoas, sobretudo em relação a fraudes de identidade. Segundo a Serasa Experian, os brasileiros sofreram uma tentativa de fraude a cada 8 segundos em 2021.

Dentre as principais tentativas de golpe está justamente o uso de documentos falsos ou roubados. Com isso, os criminosos tentam fazer compras, abrir contas bancárias, emitir cartões de crédito, solicitar financiamentos e até mesmo abrir empresas.

Além da segurança, contar com documentos digitais de identificação também traz muitos benefícios econômicos. De acordo com um relatório da McKinsey Digital, o aumento no número de cidadãos com esse tipo de identificação pode destravar um valor equivalente de 3% a 13% do PIB dos países até 2030.

Por fim, outro benefício da nova carteira de identidade é que, no futuro, ela pode vir a ser utilizada como documento de viagem. Isso porque o documento possui um código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo utilizado nos passaportes. Esse código permite a leitura por máquinas de identificação presentes nas áreas de embarque e desembarque.

Como a identidade digital irá impactar os processos antifraude

Até então, cada pessoa poderia ter uma carteira de identidade em cada um dos 27 estados da federação. Obviamente, isso abria brechas para a possibilidade de fraudes de identidade. Além disso, a falta de mecanismos para validação do documento (como o QR Code) e para dificultar cópias (como o MRZ) comprometia a segurança das operações.

Em plena era da digitalização, a nova carteira de identidade vem no momento certo para atender às demandas da sociedade e do mercado e ajudar a reduzir o risco de fraudes, que prejudicam a população, as empresas e os próprios órgãos de governo.

Como as empresas podem se preparar para este novo cenário

Embora traga mais segurança, a chegada da nova carteira de identidade reforça a necessidade das empresas investirem em mecanismos de prevenção e identificação de fraudes. Afinal, por pelo menos mais 10 anos, ainda será necessário conviver com a multiplicidade de RGs, por exemplo. E mesmo com QR Code e MRZ, é preciso continuar alocando recursos em soluções como a documentoscopia e na contratação de ferramentas tecnológicas capazes de auxiliar esse processo – do onboarding digital ao monitoramento contínuo, passando pelo background check. Até porque tanto a versão física quanto digital do novo documento podem sofrer tentativas de adulteração. 

A Neoway e Combate à Fraude se uniram para disponibilizar dados sobre tentativas de fraude ocorridas em todo o país, durante o último ano. Confira nosso Panorama das Fraudes e tenha acesso a um compilado de dados para guiar a atuação da sua empresa e combater os riscos inerentes aos negócios.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado



Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura