Merchandising: como os dados ajudam a criar campanhas eficientes?

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O merchandising é uma estratégia de marketing essencial para quem deseja aumentar suas vendas e fazer seu negócio crescer. Em um mercado digitalizado, porém, esse processo precisa das ferramentas certas para potencializar sua eficácia e seus resultados. 

E isso se dá, assim como tantas outras estratégias, por meio da coleta e análise de dados, que permitam atender às demandas do consumidor e oferecer a ele uma melhor experiência.

A seguir, vamos abordar em detalhes a criação de uma estratégia de merchandising e a importância da tecnologia e dos dados para garantir melhores resultados. Acompanhe!

O que é o Merchandising?

Infográfico: O que é o Merchandising?

Merchandising é um recurso do marketing que consiste em uma série de ações executadas no ponto de vendas (PDV) para promover um produto. Isso inclui a apresentação visual, o preço e demais informações.

O objetivo principal dessa estratégia é atrair a atenção dos consumidores no ponto de vendas para um determinado item, estimulando a compra.

Por trás disso, o que se busca é uma maior rotatividade desses itens, evitando seu acúmulo no estoque. Dessa forma, o merchandising colabora para promover uma redução nos custos, uma vez que ajuda a controlar a quantidade que deve ser comprada e diminuir o tempo de armazenamento dos produtos, o que pode ocasionar gastos extras.

Para que seja bem-sucedido na atração de novos compradores, as ações de merchandising devem ser baseadas em dados sobre o comportamento, preferência, desejos e hábitos de consumo dos consumidores.

A partir da obtenção dessas informações, torna-se mais fácil identificar qual produto teria mais apelo junto a esse público e o que pode ser feito para fazer com que eles efetivamente comprem essas marcas.

Como criar sua estratégia?

Infográfico: Como criar sua estratégia de merchandising

Existem alguns passos fundamentais para elaborar uma estratégia de merchandising. São eles:

Definir público-alvo

Como comentamos, para que traga bons resultados, a estratégia de merchandising depende de um conhecimento profundo de quem é o foco dessas ações. A definição do público-alvo exige uma compreensão sobre seus padrões e hábitos de consumo, bem como seus comportamentos e preferências. Dados demográficos também podem ser importantes.

Estabelecer de metas

A estratégia de merchandising deve ter objetivos claros que devem ser atingidos em um prazo determinado. Nesse sentido, é fundamental que, ao longo do processo, seja feito um acompanhamento dos principais KPIs de vendas, pois é isso que vai permitir avaliar se as ações estão surtindo o efeito esperado ou se precisam de ajustes.

Criar de estímulos

Ao buscar informações para definir o público-alvo, a empresa terá em mãos, dados importantes para criar ações que estimulem esses consumidores. Conhecendo quem são, o que buscam, de que forma costumam comprar e quanto costumam gastar, fica muito mais fácil criar um merchandising atraente e eficaz.

Elaborar um calendário de promoções

A sazonalidade é um importante fator a ser considerado em qualquer planejamento de eventos. E, para o merchandising, as datas comemorativas são uma grande oportunidade para empresas de praticamente todos os setores.

Quando uma determinada época do ano se aproxima, os consumidores já esperam encontrar promoções. Assim, é mais fácil utilizar essas datas como “desculpa” para trazer novas ações e gerar novos estímulos.

Priorizar a experiência

Em um mercado saturado e repleto de opções, o preço não é o único fator que tem impactado na decisão de compra dos consumidores. Muitos deles buscam uma experiência de compra otimizada.

Mesmo que a empresa não tenha o preço mais barato, o fato de ter um ponto de vendas diferenciado, que ofereça algo a mais ao cliente pode ser determinante para atraí-lo e convencê-lo a comprar – e até mesmo fidelizá-lo.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para isso. Uma forte tendência são as experiências sensoriais, em que o merchandising traz estímulos a todos os sentidos do consumidor, seja com som ambiente, aromas, iluminação, prova de produtos etc.

O uso da tecnologia também pode contribuir para uma melhor experiência do cliente, especialmente aquelas que o permitam conhecer melhor o produto e também as que possibilitem mais praticidade e agilidade, como o autoatendimento.

Qual é a importância da tecnologia e dos dados para o merchandising?

O mercado atual, sobretudo para o varejo, possui um nível de competição altíssimo. Não bastasse isso, as empresas do setor devem lidar com um consumidor cada vez menos fiel, cuja demanda muda constantemente.

Em meio a esse contexto, as empresas devem buscar formas para criar ações de merchandising para atrair e conquistar novos clientes, ao mesmo tempo que brigam para manter aqueles que já se relacionam com a marca.

Para vencer, os varejistas precisam atuar de forma a combinar a criação de ofertas e experiências cada vez mais personalizadas, a disponibilização de um processo de compras agilizado e o atendimento a demandas específicas, como a crescente busca por empresas, produtos e experiências sustentáveis.

No entanto, há ainda um outro elemento que deve ser colocado nessa equação: nunca geramos tantos dados. O volume de informações com que as empresas devem lidar cresce diariamente.

E a questão é que os dados são, hoje, um elemento vital para o planejamento estratégico e para a tomada de decisões. Já não é mais um diferencial saber como coletá-los, armazená-los e utilizá-los; é uma questão de sobrevivência no mercado. E quando pensamos nas ações de merchandising, isso não é diferente.

É nos dados que estão os insights e as respostas necessárias para atender todas as demandas e suprir todas as necessidades que citamos há pouco. E diante da enormidade de informações à disposição, é imprescindível que as empresas contem com ferramentas capazes de coletar esses dados e extrair deles conhecimento.

Tecnologias como Big Data Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning conseguem lidar com grandes volumes de dados, cruzando dados, buscando padrões e oferecendo análises que podem direcionar toda a estratégia de marketing, incluindo o merchandising.

Além de oferecer informações confiáveis e seguras para direcionar a tomada de decisão, o uso dessas ferramentas traz muito mais precisão para a definição do público-alvo e de suas características, bem como aprofundar o conhecimento sobre a concorrência no mercado como um todo.

E na outra ponta também há ganhos. A tecnologia de dados permite coletar informações do PDV. Isso vai trazer muito mais assertividade para as ações de merchandising, pois vai evitar que as decisões sejam tomadas com base em achismos ou intuições.

Seja na loja on-line ou na física, contar com ferramentas e processos que permitam potencializar as vendas é fundamental. E, nesse sentido, é necessário conhecer todos os detalhes do ponto de venda. Acesse PDV (Ponto de Venda): como criar uma estratégia eficiente, conheça as principais estratégias para otimizá-lo e veja como a tecnologia pode ajudar a vender mais!

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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