A inteligência comercial da Mercedes-Benz segue em expansão em 2023

SCROLL DOWN

Para vender seus caminhões, a Mercedes-Benz faz um trabalho de inteligência comercial bem próximo a seus concessionários. São, aproximadamente, 180 concessionárias que, além de vender caminhões zero quilômetro da fabricante, oferecem serviços de manutenção, venda de caminhões usados, entre outros produtos e serviços.

Com a missão de contribuir para um novo processo que resultasse em leads qualificados para expandir a carteira de clientes dos vendedores, em 2016, a Neoway passou a integrar esse projeto de inteligência comercial e a ajudar os concessionários da Mercedes-Benz a conquistarem níveis mais maduros de negócio

”O primeiro deles [objetivos do projeto] foi ensinar a rede de concessionários a trabalhar dados. Tivemos que quebrar alguns paradigmas, convencer os vendedores de que, realmente, o dado gera resultado e relacionamento.” lembra Rodrigo Gonçalves, analista de Inteligência de Mercado da Mercedes-Benz e responsável pelo projeto.

Hoje, cerca de 45 concessionários fazem parte desse projeto e a expectativa é que, durante 2023, mais deles se juntem ao grupo para compartilhar o mesmo processo de evolução.

Além de dados, a Neoway também contribui para o projeto de inteligência comercial da Mercedes-Benz com dois profissionais de Customer Success (CSs) para que a proximidade com as necessidades da empresa seja ainda maior: mensalmente são feitas reuniões para os CSs entenderem as intenções e as expectativas de cada concessionária para o mês corrente ou seguinte e, em conjunto, são criadas estratégias de mercado para que cada um consiga ser muito mais eficaz na realização de metas e resultados. “[Assim, somos] muito mais assertivos na estruturação de base de dados para chegarmos ao cliente certo, na hora certa.” admite Gonçalves.

Essa evolução só foi possível a partir do amadurecimento e entendimento do time comercial sobre como alinhar estratégia a dados. “Em um primeiro momento, os concessionários acreditavam que a solução da Neoway iria entregar leads que certamente comprariam algum produto deles. Hoje, eles entendem que, para que os leads sejam efetivos, precisamos estar alinhados com a estratégia da concessionária: qual mercado eu quero atingir? Qual produto quero vender? Qual ação especial ou promoção eu tenho disponível neste mês? Qual faturamento o lead precisa ter para que eu possa vender o produto que tenho em meu estoque?”, explica Lucas Nincao, CS da Neoway, que integra o projeto de inteligência comercial da Mercedes-Benz desde 2022.

Toda essa construção de inteligência comercial que a Neoway proporciona à Mercedes-Benz também é fruto de nossa tecnologia. “A forma que a gente trabalhava até 2021 era uma forma em que a concessionária tinha que exportar os dados e mandar para a pré-qualificação. O que adotamos desde 2022 saiu da quantidade de CNPJs e foi para a qualidade desse CNPJ.”, esclarece Gonçalves.

Atualmente, a Neoway é parte fundamental na receita dos concessionários que participam do projeto da Mercedes-Benz. “O projeto, em 2022, movimentou cerca de 90.000 CNPJs. Desses 90.000, cerca de 40.000 foram base de dados Neoway.”, revela Gonçalves.

Quer conhecer um pouco mais essa história e ouvi-la de seus próprios personagens? Assista ao case da Mercedes-Benz, em nosso canal no YouTube.

Quer passar a ter uma inteligência comercial tão eficiente quanto a da Mercedes-Benz? Visite o nosso site e conheça nossas soluções.

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

Compartilhe este conteúdo:

Assinar Newsletter

Para obter mais informações sobre como tratamos os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Tratamento de Dados e de Privacidade do Site Neoway.

Busque o assunto desejado

Inscrições encerram em:

00 00 00 00

Papo Financeiro

Acompanhe os especialistas do mercado financeiro discutindo sobre inovações e tendências do mercado.

Participações confirmadas de:

Paula Godke

Paula Godke

Senior Head de Riscos de Crédito, no Santander
Camila Caresi

Camila Caresi

Diretora de GRC, na Pay4Fun
Gustavo Silva

Gustavo Silva

C6 Bank
Alessandra Ribeiro

Alessandra Ribeiro

Tendências Consultoria
Inscreva-se agora!

CUSTOMIZE SUA EXPERIÊNCIA

Sobre o que você quer saber mais ?

Digite aqui o que você procura

Use nossa ferramenta de pesquisa para adaptar a experiência do site às suas necessidades.

Digite aqui o que você procura