Inteligência Artificial no Varejo: perspectivas para 2023

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O uso da inteligência artificial no varejo abre um leque de opções para os negócios, ajudando não só na personalização do atendimento ao cliente, como também na otimização de processos e na gestão das empresas. 

Em um setor tão competitivo como o varejo, a necessidade de obter diferenciais para superar a concorrência é um terreno fértil para a adoção de novas tecnologias.

A seguir, vamos conhecer os impactos dessa tecnologia no setor e algumas das principais  tendências para os próximos anos. Boa leitura!

Inteligência artificial no varejo: quais os benefícios desse investimento?

A inteligência artificial no varejo pode trazer benefícios interessantes para as empresas. Juntos, esses ganhos conseguem aumentar a competitividade do negócio e potencializar seus resultados. Destacamos:

1. Melhor gestão de estoque

A inteligência artificial no varejo ajuda a ter um controle muito mais preciso das entradas e saídas de produtos do estoque, reduzindo falhas, perdas e desperdícios. Além disso, traz mais inteligência aos fluxos da cadeia de suprimentos.

Neste contexto, podemos destacar o uso de um dos subcampos da IA, que é a chamada visão computacional. A inovação permite que câmeras inteligentes identifiquem a necessidade de reposição de produtos, seja no estoque ou na loja.

Com isso, melhora a gestão do fluxo de mercadorias, inclusive com o fornecimento de dados que ajudam a entender melhor a saída de cada item. O reflexo é um aperfeiçoamento das compras, evitando o excesso de mercadorias paradas.O cliente também se beneficia, principalmente pela  agilidade para a separação e envio do seu produto.

2. Melhor experiência do cliente

A experiência do cliente sempre foi um ponto delicado para as empresas e a I.A. pode auxiliar muito nessa questão. Um exemplo importante disso é o uso de chatbots, que ajudam no atendimento ao consumidor, resolvendo demandas mais simples com agilidade e desonerando a equipe de suporte.

Mas limitar o uso da inteligência artificial no varejo a chatbot seria um erro. A tecnologia também potencializa o atendimento omnichannel, em que o cliente tem uma experiência mais fluida entre todos os canais. Loja física, atendimento on-line e e-commerce. Tudo passa a ser integrado, para permitir ao consumidor percorrer sua jornada com bem entender.

A inteligência artificial no varejo também colabora para a retenção de clientes, pois ajuda na coleta de dados sobre os usuários, permitindo uma maior personalização do atendimento e das ofertas.

A maior satisfação pode se refletir em retenção e, mais importante, fidelização desses clientes, que se sentem mais valorizados. E isso pode estimulá-los a gastar mais. No fim, aumenta-se o ticket médio e, com a fidelização, aumenta-se também o Lifetime Value (LTV).

4. Identificação de tendências

A inteligência artificial e as soluções que derivam dela têm importante papel também na análise de dados. Quando aliadas à tecnologias como o Big Data, as empresas conseguem coletar e extrair conhecimento dos dados e tomar decisões melhores.

Outro ponto importante: com tantas informações estratégicas, com a ajuda da inteligência artificial no varejo fica mais fácil identificar movimentos do mercado, oportunidades e tendências. 

5. Automatização de tarefas

Assim como em outros segmentos, o uso da inteligência artificial no varejo impacta diretamente na produtividade dos times. Afinal, a execução de tarefas repetitivas pode ficar a cargo da tecnologia, deixando as profissionais com mais tempo para se dedicarem a atividades estratégicas.

Processos que levariam muito tempo se feitos manualmente, especificamente aqueles ligados à coleta de dados, também podem ser “repassados” à IA, que conseguirá entregar mais insights e resultados em muito menos tempo.

Aos colaboradores, fica a função de analisar e extrair conhecimento das informações fornecidas. Além da maior agilidade e eficiência, a inteligência artificial no varejo permite reduzir falhas humanas.

6. Redução de custos

A soma de todos os ganhos acima proporciona a redução de custos na empresa. E o resultado não poderia ser outro, já que falamos de redução de erros, maior agilidade nos processos e maior capacidade analítica (interna e externa).

Com a inteligência artificial no varejo, as empresas do varejo conseguem reduzir desperdício e potencializar o aproveitamento de recursos, assim como a alocação de investimentos. E com mais insumos em mãos, os gestores podem traçar estratégias mais assertivas.

Tendências da Inteligência Artificial no varejo em 2023

Para se destacarem da concorrência em 2023, as empresas devem entender a possibilidade do uso da inteligência artificial no varejo nas mais diferentes frentes, como vimos acima.

Um ponto muito importante é que a aplicação dessa tecnologia demanda uma verdadeira transformação digital, permeando toda a cultura organizacional e os processos do negócio. 

Dentre as principais tendências da inteligência artificial no varejo em 2023, podemos citar: 

Adaptabilidade

Com demandas cada vez mais específicas, as empresas terão que se adaptar continuamente às mudanças do mercado e exigências dos clientes. E, fazer tudo isso de uma forma otimizada, sem prejudicar seus processos internos.

A inteligência artificial no varejo surge como um suporte importante para que as empresas consigam se atualizar de forma rápida, segura e mais inteligente. Resiliência é uma das palavras para 2023 e será utilizada constantemente para impulsionar negócios em busca de inovação.

Previsão de demanda

As empresas terão mais facilidade para  identificar padrões na saída de produtos, acompanhar anomalias e variações sazonais, tudo isso com a ajuda da inteligência artificial no varejo. Além de aumentar a capacidade de previsão de demanda, terão mais facilidade na negociação com fornecedores, permitindo economizar recursos e evitar a quebra de estoque.

Privacidade e LGPD

O cuidado com a privacidade e com a proteção dos dados figura como um dos pontos de atenção para o segmento varejista em 2023. Seja para ações de Marketing, atendimento, oferta de cartões e promoções: é preciso se adequar.

Com o avanço e amadurecimento da legislação, especialmente com a LGPD, as empresas vão precisar garantir a proteção dos clientes e colaboradores, com uma visão mais clara sobre o Compliance, sua implementação e vantagens para o negócio. 

Vale reforçar que a inteligência artificial no varejo atua também na segurança da informação e ajuda diretamente na prevenção de ameaças virtuais; a tecnologia oferece mecanismos de defesa cada vez mais eficientes e é capaz de identificar ciberataques.

Foco no cliente e personalização

A possibilidade de melhorar a experiência de compra continuará no centro das aplicações da inteligência artificial no varejo. Além da previsão da demanda, a personalização dos serviços e do atendimento deve se tornar ainda mais importante.

Sistemas de recomendação alimentados com dados sobre o comportamento e preferências dos usuários são um exemplo de como customizar a experiência do cliente e aumentar as chances de uma nova venda. A ideia é fazer com que o consumidor se sinta protagonista da sua jornada.

Estratégia de precificação otimizada 

Com um maior controle sobre entradas e saídas, um conhecimento mais aprofundado sobre os consumidores e seu comportamento e dados sobre o mercado, as empresas terão maior previsibilidade nas vendas e demandas.

Levando em conta a complexidade do mercado, com a banalização e a concorrência acirrada entre as muitas empresas do setor, a inteligência artificial no varejo é importantíssima para realizar análises em grande escala, com mais agilidade.

Gostou do conteúdo? Para se manter informado, escute o Bytes & Business, podcast da Neoway, e entenda como o Big Data e a Inteligência Artificial podem ajudar as empresas a errar menos, encontrar melhores caminhos e ter mais inteligência comercial. 

Por 

Neoway

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, lançou a sua plataforma SaaS em 2012, e, hoje, está presente em todo o Brasil.

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