O Sebrae São Paulo buscava um parceiro para criar um projeto de data driven marketing quando juntou-se à Neoway ainda em 2019. Isso porque a empresa queria superar um grande desafio: ter uma base para prospecção imensa, que abrangia todas as pequenas e micro empresas do estado paulistano.
“Das 6.000.000 de empresas do estado de São Paulo, atendemos mais de 940.000″, conta Carlos Takahashi, coordenador de CRM do Sebrae-SP.
Com um repleto leque educacional para disponibilizar, sendo mais de 700 produtos, como cursos específicos para diversas áreas de negócio, o time comercial (com mais de 100 pessoas), não conseguia personalizar as ofertas.
Para alcançar o objetivo de crescer sem aumentar o número de pessoas no time, a empresa precisava de um parceiro para provisionar toda a infraestrutura de dados que vinham de diferentes ferramentas e lugares — agora, todos integradas pela Neoway.
Dentre as bases, haviam as que eram legadas desde 1.972 e que tinham como origem mais de 300 canais de atendimentos remotos e presenciais. Sendo assim, o Sebrae-SP queria sair do conhecimento teórico e ir para uma tomada de decisão com base em dados.
“No Sebrae-SP, tínhamos uma cultura de trabalhar com a experiência dos consultores que lidavam na ponta. Isso é muito rico, só que com os dados vindos da Neoway conseguimos ter um planejamento muito mais adequado e fazer um projeto que una a inteligência deles [os consultores] com a evidência em dados e, assim, ser muito mais precisos nas ações que fazemos“, explica Takahashi.
O projeto data driven marketing do Sebrae-SP, desde seu começo, evolui a passos largos. Atualmente a Neoway continua atendendo a empresa também como fornecedora de dados, limpando bases com mais de 5 milhões de contatos que antes não possuíam certeza de qualidade.
Outro desafio superado foi a velocidade na hora de enviar ofertas. Antes eram necessários 15 dias para apresentar uma oferta aos empreendedores interessados. “Hoje, se não tivéssemos o processo automatizado, não conseguiríamos ter o volume de atendimento que temos. Tudo isso que construímos é justamente para continuar com a parte humana, mas ainda sim com a oferta certa, com o cliente certo, no momento certo, e para isso a gente teve que construir os modelos.”, explica Takahashi.
Takahashi traz dois pontos extremamente importantes para esse projeto data driven marketing do Sebrae-SP. O primeiro deles é que o processo de oferta, que antes envolvia 100 pessoas, atualmente é todo automatizado e o melhor: hoje, todos estes profissionais, que ficavam no operacional, agora estão concentrados em trabalhos estratégicos.
O segundo ponto relevante para este projeto são os modelos de inteligência que a Neoway criou para o Sebrae-SP. “Usamos mais de 15 modelos diferentes de algoritmos de machine learning para mais de 40 produtos. Então, para cada um deles, rodamos todos os 15 modelos, para saber qual é o produto mais adequado para cada caso e isso é móvel. Isso é mutável e fazemos esse treino sempre que é necessário para melhorar a acurácia dos produtos e ofertas para os nossos clientes.”, esclarece Takahashi.
Quer conhecer um pouco mais dessa história? Assista ao case do Sebrae-SP no canal da Neoway, no YouTube.
E se você quiser passar a ter uma inteligência comercial tão eficiente quanto a do Sebrae-SP, ou até mesmo seu próprio projeto data driven marketing, visite o nosso site.